Portugal garante subida no ranking mundial após a participação no EuroBasket

- Advertisement -

A Seleção Nacional de basquetebol masculino ascendeu ao 47.º lugar do ranking mundial da FIBA, após a inédita passagem aos oitavos de final do EuroBasket 2025. Foi a segunda maior subida entre o top-60, apenas superada pela vice-campeã Turquia.

A participação histórica no EuroBasket 2025 rendeu a Portugal uma subida de nove posições no ranking mundial da FIBA, passando de 56.º para 47.º lugar. É a segunda maior progressão entre as seleções que compõem o top-60, apenas atrás da vice-campeã Turquia. No ranking europeu, a equipa portuguesa subiu do 27.º para o 25.º lugar.

Tendo alcançado duas vitórias inéditas na fase de grupos (Chéquia e Estónia) e os oitavos de final, onde caiu frente à campeã Alemanha, a seleção portuguesa vê agora o seu trabalho reconhecido.

«Penso que é um ranking mais condizente com aquela que é a realidade do nosso basquete», afirmou Mário Gomes, em declarações a A Bola, destacando não só os resultados da seleção sénior, mas também o desempenho das seleções jovens.

O selecionador nacional acredita que Portugal pode continuar a subir, mas alerta para a importância da transição para sénior.

«Entre os jogadores com 18 anos, só os fora de série se afirmam logo. Os outros precisam de três ou quatro anos para chegar a alto nível, mas cá temos muito pouco para lhes oferecer nessa fase», explicou o treinador, apontando a falta de contextos de treino e competição verdadeiramente exigentes.

Ainda assim, Mário Gomes vê uma base sólida na equipa atual e acredita na continuidade.

«Jogadores como Miguel Queiroz e Travante Williams podem aguentar-se, pelo menos, até ao fim do ciclo de apuramento. E há jovens, como o caso do Ruben Prey, que têm potencial. Tudo depende dos próximos dois ou três anos», afirmou o selecionador.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é oficial: Portugal está nos 16 avos de final do Mundial 2026

Portugal está, matematicamente, nos 16 avos de final do Mundial 2026. Mero formalismo está agora alcançado.

História continua a ser feita: Cabo Verde está nos 16 avos de final do Mundial 2026 e Espanha elimina Uruguai da competição

Cabo Verde está nos 16 avos de final do Mundial 2026. A Espanha também segue em frente no Grupo H, ao contrário de Uruguai e Arábia Saudita.

AM Bola na Rede #6 – As contas da terceira jornada do Mundial

O 'AM Bola na Rede' é o podcast que vai acompanhar o Mundial 2026. No sexto episódio, as primeiras contas da fase de grupos.

Apontar à liderança | Colômbia x Portugal

Após a goleada protagonizada diante do Uzbequistão, Portugal aponta agora miras ao terceiro (e último) embate da fase de grupos

PUB

Mais Artigos Populares

Steve Clarke insatisfeito com Mundial 2026 da Escócia: «Temos de ser melhores se quisermos competir a este nível»

Steve Clarke gera polémica aos jogo com Brasil. O selecionador da Escócia mostrou-se tenso nas entrevistas rápidas.

Lionel Messi celebra 39 anos e agradece carinho dos adeptos: «Vocês superam-se a cada ano e emocionam-me ainda mais»

Messi celebrou os seus 39 anos e agradeceu nas redes sociais, mostrando-se emocionado com o carinho recebido.

Jogadores do Uruguai revoltam-se contra Marcelo Bielsa e reina o caos antes das decisões do Mundial 2026

Marcelo Bielsa terá sido contestado por um grupo de jogadores liderado por Federico Valverde e Rochet, antes do jogo decisivo do Uruguai.