O mal do Benfica? A construção do plantel

- Advertisement -

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

O problema não está no jogo no Benfica

Depois do desastre do Benfica em Newcastle, falou-se muito sobre o jogo, as nuances táticas e os erros individuais. Mas essa é só a superfície. A raiz do problema é outra, a construção do plantel.

Contexto ignorado

O contexto do campeonato é o mapa do terreno onde as batalhas se travam. Ignorá-lo é um erro estratégico, e o Benfica parece tê-lo feito. Num campeonato como o português, o Benfica tem a obrigação de lutar pelo título, dominar o jogo e impor o ritmo. Isso exige jogadores que decidam bem com bola, que entendam o jogo, e que o façam com intensidade. Sem esse perfil, não há identidade, e sem identidade, não há modelo de jogo.

Fredrik Aursnes Benfica
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

Equilíbrio estrutural

Um plantel de um clube como o Benfica deve ter dois jogadores por posição, espaço para jovens da formação e critério na rotação. Quando um clube do tamanho do Benfica vive de adaptações, há falhas no planeamento e apenas uma substituição no jogo , demonstra isso mesmo. Um jogador adaptado nunca rende o seu máximo. Seja em Portugal ou na Lituânia, um padeiro pode desenrascar numa oficina, mas nunca será mecânico. Basta olhar para Aursnes, longe do nível do primeiro ano, pois tem sido bombeiro para apagar todos os fogos, só lhe falta ser guarda-redes, Ou Tomás Araujo, ora adapatdo a direita, ora a esquerda, o proprio Ivanovic.

Scouting: entre dados e pessoas

Um clube moderno tem de unir dados e observação humana. Os dados, minutos, intensidade, duelos, xG, perdas de bola, recuperações, filtram. O olhar técnico e psicológico decide. A mentalidade, a adaptação cultural e a leitura tática são determinantes. Um bom scouting não é só estatístico. Mas também não é só intuição.

O reflexo no campo

O jogo com o Newcastle mostrou tudo o que está errado: Um Benfica sem físico para jogos de alta intensidade, sem critério na posse e sem plantel à altura da Liga dos Campeões. Mesmo na liga nacional, a equipa sofre sempre que precisa de assumir o jogo contra blocos baixos. O problema não é de treinador, é de construção.

Janeiro: o momento da verdade

Janeiro será decisivo. Rui Costa, ou quem vier, precisa de corrigir o erro de base: redefinir o perfil do plantel. O Benfica não precisa de mais nomes. Precisa de uma ideia.

João Prates
João Prateshttp://www.bolanarede.pt
João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Egito, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting derrota FC Porto e vence a Taça de Portugal em Basquetebol

O Sporting venceu o FC Porto durante este domingo e conquistou a presente edição da Taça de Portugal em Basquetebol.

Arsenal com Eberechi Eze e Viktor Gyokeres em destaque bate Tottenham e estraga a estreia de Igor Tudor

O Arsenal foi ao terreno do Tottenham vencer por quatro bolas a uma, num encontro relativo à 23.ª jornada da Premier League.

Carlos Álvarez foi apontado ao Benfica no verão: como está correr a época do jovem espanhol?

Carlos Álvarez foi associado ao Benfica no último mercado de transferências de verão, mas manteve-se no Levante.

Botafogo de olho em defesa do Estrela da Amadora: tricolores apontam para os 2 milhões de euros

O Botafogo realizou uma sondagem por Bernardo Schappo, defesa que pertence aos quadros do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa com mais uma dor de cabeça para o Real Madrid x Benfica

Dani Ceballos não vai marcar presença no encontro entre o Real Madrid e o Benfica. O médio encontra-se lesionado.

Gianluca Prestianni entra nos planos de José Mourinho para o Real Madrid x Benfica

Gianluca Prestianni figura nas ideias de José Mourinho para a partida frente ao Real Madrid, que se realiza na quarta-feira.

Futuro de João Neves está definido

João Neves vai renovar o seu contrato com o PSG. O internacional português passará a ter um vínculo válido até ao verão de 2030.