📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O mal do Benfica? A construção do plantel

- Advertisement -

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

O problema não está no jogo no Benfica

Depois do desastre do Benfica em Newcastle, falou-se muito sobre o jogo, as nuances táticas e os erros individuais. Mas essa é só a superfície. A raiz do problema é outra, a construção do plantel.

Contexto ignorado

O contexto do campeonato é o mapa do terreno onde as batalhas se travam. Ignorá-lo é um erro estratégico, e o Benfica parece tê-lo feito. Num campeonato como o português, o Benfica tem a obrigação de lutar pelo título, dominar o jogo e impor o ritmo. Isso exige jogadores que decidam bem com bola, que entendam o jogo, e que o façam com intensidade. Sem esse perfil, não há identidade, e sem identidade, não há modelo de jogo.

Fredrik Aursnes Benfica
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

Equilíbrio estrutural

Um plantel de um clube como o Benfica deve ter dois jogadores por posição, espaço para jovens da formação e critério na rotação. Quando um clube do tamanho do Benfica vive de adaptações, há falhas no planeamento e apenas uma substituição no jogo , demonstra isso mesmo. Um jogador adaptado nunca rende o seu máximo. Seja em Portugal ou na Lituânia, um padeiro pode desenrascar numa oficina, mas nunca será mecânico. Basta olhar para Aursnes, longe do nível do primeiro ano, pois tem sido bombeiro para apagar todos os fogos, só lhe falta ser guarda-redes, Ou Tomás Araujo, ora adapatdo a direita, ora a esquerda, o proprio Ivanovic.

Scouting: entre dados e pessoas

Um clube moderno tem de unir dados e observação humana. Os dados, minutos, intensidade, duelos, xG, perdas de bola, recuperações, filtram. O olhar técnico e psicológico decide. A mentalidade, a adaptação cultural e a leitura tática são determinantes. Um bom scouting não é só estatístico. Mas também não é só intuição.

O reflexo no campo

O jogo com o Newcastle mostrou tudo o que está errado: Um Benfica sem físico para jogos de alta intensidade, sem critério na posse e sem plantel à altura da Liga dos Campeões. Mesmo na liga nacional, a equipa sofre sempre que precisa de assumir o jogo contra blocos baixos. O problema não é de treinador, é de construção.

Janeiro: o momento da verdade

Janeiro será decisivo. Rui Costa, ou quem vier, precisa de corrigir o erro de base: redefinir o perfil do plantel. O Benfica não precisa de mais nomes. Precisa de uma ideia.

João Prates
João Prateshttp://www.bolanarede.pt
João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Egito, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Borges eliminado por Daniil Medvedev do ATP de Viena

Nuno Borges foi eliminado na primeira eliminatória do torneio de Viena. O tenista português caiu frente ao russo Daniil Medvedev.

Paulo Oliveira e Gabriel Moscardo voltam aos treinos e já podem ser opção para Carlos Vicens no Braga

Paulo Oliveira e Gabriel Moscardo voltam aos treinos e podem ser opção de Carlos Vicens, para o duelo europeu frente ao Estrela Vermelha.

Madalena Costa faz história e sagra-se campeã mundial de patinagem artística livre

Madalena Costa de 17 anos conquista o primeiro ouro sénior da história para Portugal, patinagem artística livre.

Denver Broncos com reviravolta histórica e Indianapolis Colts continuam a vencer: eis os resultados da semana 7 da NFL

Na semana 7 da NFL, o Broncos venceram os Giants depois de estarem a perder por 18 pontos e os Colts chegaram à sexta vitória.

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidos os árbitros para a jornada 9 da Primeira Liga

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou os árbitros para os encontros da nona jornada da Primeira Liga.

Diogo Boa Alma assume cargo de diretor-geral do AVS SAD

Diogo Boa Alma vai ser confirmado como novo diretor-geral do AVS SAD. O dirigente de 43 anos deve ser oficializado em breve.

Já são conhecidos os onzes oficiais do Sporting x Marselha para a Champions League

O Sporting vai receber esta noite o Marselha na Champions League. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.