A ANTEVISÃO: GRANDE VOLTA DO BRITÂNICO, MAS OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA
Lando Norris não deu qualquer hipótese aos adversários na qualificação do Grande Prémio do México e conquistou a quinta pole position da temporada. Norris pode aproveitar a má qualificação dos seus rivais diretos para amealhar pontos importantes para o campeonato mundial de pilotos.
Com uma volta canhão de 1:15.586s, o britânico deixou Charles Leclerc a mais de duas décimas. O monegasco parece ser o único piloto capaz de acompanhar o ritmo de Lando Norris. Lewis Hamilton fechou os lugares do pódio e fez a melhor qualificação pela Ferrari.
O grande derrotado desta qualificação é, sem dúvida, Max Verstappen. O piloto da Red Bull vai largar da quinta posição, atrás de George Russell. Verstappen sofreu muito na sequência de curvas entre a nove e a dez. Esta má qualificação do neerlandês pode complicar ainda mais a reconquista do título mundial.
Oscar Piastri também ficou aquém das expetativas e fez apenas o oitavo melhor tempo, mas vai sair de sétimo devido a uma penalização de Carlos Sainz. O australiano vive uma má fase, que parece não ter fim à vista.
Kimi Antonelli ficou no meio de Verstappen e de Piastri e os outros dois rookies Isack Hadjar e Oliver Bearman fecharam o top10.
A McLaren assustou na Q2, mas também sofreu um valente susto. Norris, na sua primeira tentativa e única, deixou a concorrência a pelo menos quatro décimas. Contudo, o seu companheiro de equipa, Oscar Piastri, teve que voltar à pista, senão ficava eliminado. O líder do campeonato mundial não estava nada confortável e passou à próxima sessão, por oito centésimas.
Yuki Tsunoda continua a não ir ao Q3, a última vez foi no GP do Azerbaijão. O piloto da Red Bull vai partir da 11.ª posição. Além do nipónico, ficaram de fora Esteban Ocon, Nico Hulkerberg, Fernando Alonso e Liam Lawson, respetivamente.
Alexander Albon à semelhança do GP dos Estados Unidos voltou a ficar pelo Q1, mas desta vez vai sair da 17.ª posição. As outras duas surpresas foram a de Hadjar ser o mais rápido da sessão e a eliminação de Gabriel Bortoleto. O piloto brasileiro foi apenas 16.º, o que contradiz com os bons resultados nos treinos livres. Pierre Gasly, Lance Stroll e Franco Colapinto também ficaram de fora.
EQUIPA A TER EM CONTA
Ferrari – É a melhor qualificação da temporada, num circuito onde costumam obter bons resultados. O último setor era onde tinham uma maior dificuldade, mas mesmo assim conseguiram estar muito perto do tempo de Lando Norris. São 800 metros até à primeira curva e os dois pilotos têm boas hipóteses de acabar a primeira volta na liderança.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Charles Leclerc (Ferrari) – O monegasco mostrou um excelente ritmo não só na qualificação, como nos treinos livres. Leclerc, certamente, espera que Lando Norris volte a ter um mau arranque para assumir a liderança. Contudo, tem que ter cuidado com o seu companheiro de equipa que quer conquistar a primeira vitória pela Ferrari.

