

A temporada 12 da Fórmula E começa com mudanças nos regulamentos e no calendário. Apesar de não serem grandes as diferenças comparativamente ao ano anterior, podemos ver novas caras e pilotos a carregarem cores diferentes, bem como novos circuitos (ou regressos). Estas diferenças aparecem um ano antes de conhecermos os GEN4.
O que vai mudar nas regras?
A grande mudança que vemos acontecer será com o Attack Mode. Antigamente e desde que foi inserido, o AM tinha utilização obrigatória, usando todo o tempo seguido e mais tarde foi dividido em duas partes (2-6 / 4-4 / 6-2).
Desta temporada e até nova mudança, o mesmo não será mais de uso obrigatório, podendo ser usado ao longo da corrida ou apenas uma vez. Isto evitará penalizações e desclassificações dos pilotos por esquecimento ou por questões de estratégia. Em corridas que exista o Pit Boost (normalmente dupla corrida no fim de semana), os pilotos poderão apenas ativá-lo uma vez.
A qualificação também irá mudar, mas pouco. Esta será a primeira modificação desde a última revisão feita em 2022 e não mexe com essas grandes alterações. Consiste em reduzir o tempo das fases de grupos para dez minutos e retirando a obrigatoriedade em marcar tempo nos primeiros seis. O objetivo principal é que toda a sessão não demore mais de uma hora.
Como será o calendário de 2025/26?
O calendário das corridas ficou confirmado com o regresso a Sanya, na China. Nesse mesmo país, teremos três corridas em dois fins de semana distintos.
Mas vamos pelo início. Começamos a temporada no Brasil em dezembro, tal como em 2024/25 e seguimos para o méxico no início do próximo ano. Daí, parte-se para os EUA, em Miami. Um desvio para a Arábia Saudita para o primeiro fim de semana duplo e entramos nas corridas europeias, com Espanha, Alemanha e Mónaco. Saltamos para a China e Japão, finalizando o campeonato novamente em Londres, em agosto.
| RONDA 1 | BRASIL | 6 DEZEMBRO 2025 |
| RONDA 2 | MÉXICO | 10 JANEIRO 2026 |
| RONDA 3 | E.U. AMÉRICA | 31 JANEIRO 2026 |
| RONDA 4/5 | ARÁBIA SAUDITA | 13/14 FEVEREIRO |
| RONDA 6 | ESPANHA | 21 MARÇO 2026 |
| RONDA 7/8 | ALEMANHA | 2/3 MAIO 2026 |
| RONDA 9/10 | MÓNACO | 16/17 MAIO 2026 |
| RONDA 11 | CHINA (Sanya) | 20 JUNHO 2026 |
| RONDA 12/13 | CHINA | 4/5 JULHO 2026 |
| RONDA 14/15 | JAPÃO | 25/26 JULHO 2026 |
| RONDA 16/17 | REINO UNIDO | 15/16 AGOSTO 2026 |
O regresso de Sanya ao calendário e a adição de Madrid (que também recebe os testes de rookie) tornam a temporada mais interessante. Desde 2018/19 que a F-E não ia a Sanya, criando assim um triple header na China. Já para a capital espanhola, será uma estreia dos Fórmula E em ambiente de corrida, uma vez que a pista de Jarama foi usada o ano passado para os testes de pré-temporada depois das cheias que ocorreram em Valência.
E como estão constituídas as equipas para 25/26?
Essa é uma ótima questão. Para os mais desatentos, houve bastantes mudanças nas equipas, como a saída de António Félix da Costa da Porsche para a Jaguar, ficando ao lado de Mitch Evans. A McLaren e a Maserati abandonaram o campeonato depois de terminarem na sexta e nona posições, respetivamente, e entrou a Citroen para o seu lugar. Serão agora 20 pilotos nesta competição.
Vamos, por ordem alfabética, deixar-vos com o line-up deste ano:
- Andretti manteve Jake Dennis e contratou Felipe Drugovich (rookie);
- Citroen contratou Nick Cassidy (Jaguar) e Jean-Eric Vergne (DS Penske);
- Cupra Kiro manteve Dan Ticktum e contratou Pepe Martí (rookie);
- DS Penske manteve Maximilian Gunter e contratou Taylor Barnard (McLaren);
- Envision manteve Sebastien Buemi e contratou Joel Eriksson (ex-Dragon Racing);
- Jaguar manteve Mitch Evans e contratou António Félix da Costa (Porsche)
- Lola Yamaha manteve tanto Lucas Di Grassi como Zane Maloney;
- Mahindra manteve tanto Nyck de Vries como Edoardo Mortara;
- Nissan manteve tanto Oliver Rowland como Norman Nato;
- Porsche manteve Pascal Wehrlein e contratou Nico Muller (Andretti);
Quando temos ação na pista?
Temos de ser pacientes! Os primeiros testes da pré-temporada começam já em outubro, nos dias 27 a 31 no Circuito Ricardo Tomo, em Valência – sendo o último dia reservado para os testes só com pilotos femininas. Depois, como apresentámos acima, a primeira corrida realiza-se só em dezembro. Mas, para uma melhor previsão desta temporada, falamos depois dos testes.

