📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nova temporada e novas mudanças | Fórmula E

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A temporada 12 da Fórmula E começa com mudanças nos regulamentos e no calendário. Apesar de não serem grandes as diferenças comparativamente ao ano anterior, podemos ver novas caras e pilotos a carregarem cores diferentes, bem como novos circuitos (ou regressos). Estas diferenças aparecem um ano antes de conhecermos os GEN4.

O que vai mudar nas regras?

A grande mudança que vemos acontecer será com o Attack Mode. Antigamente e desde que foi inserido, o AM tinha utilização obrigatória, usando todo o tempo seguido e mais tarde foi dividido em duas partes (2-6 / 4-4 / 6-2).

Desta temporada e até nova mudança, o mesmo não será mais de uso obrigatório, podendo ser usado ao longo da corrida ou apenas uma vez. Isto evitará penalizações e desclassificações dos pilotos por esquecimento ou por questões de estratégia. Em corridas que exista o Pit Boost (normalmente dupla corrida no fim de semana), os pilotos poderão apenas ativá-lo uma vez.

A qualificação também irá mudar, mas pouco. Esta será a primeira modificação desde a última revisão feita em 2022 e não mexe com essas grandes alterações. Consiste em reduzir o tempo das fases de grupos para dez minutos e retirando a obrigatoriedade em marcar tempo nos primeiros seis. O objetivo principal é que toda a sessão não demore mais de uma hora.

Como será o calendário de 2025/26?

O calendário das corridas ficou confirmado com o regresso a Sanya, na China. Nesse mesmo país, teremos três corridas em dois fins de semana distintos.

Mas vamos pelo início. Começamos a temporada no Brasil em dezembro, tal como em 2024/25 e seguimos para o méxico no início do próximo ano. Daí, parte-se para os EUA, em Miami. Um desvio para a Arábia Saudita para o primeiro fim de semana duplo e entramos nas corridas europeias, com Espanha, Alemanha e Mónaco. Saltamos para a China e Japão, finalizando o campeonato novamente em Londres, em agosto.

RONDA 1BRASIL6 DEZEMBRO 2025
RONDA 2MÉXICO10 JANEIRO 2026
RONDA 3E.U. AMÉRICA31 JANEIRO 2026
RONDA 4/5ARÁBIA SAUDITA13/14 FEVEREIRO
RONDA 6ESPANHA21 MARÇO 2026
RONDA 7/8ALEMANHA2/3 MAIO 2026
RONDA 9/10MÓNACO16/17 MAIO 2026
RONDA 11CHINA (Sanya)20 JUNHO 2026
RONDA 12/13CHINA4/5 JULHO 2026
RONDA 14/15JAPÃO25/26 JULHO 2026
RONDA 16/17REINO UNIDO15/16 AGOSTO 2026

O regresso de Sanya ao calendário e a adição de Madrid (que também recebe os testes de rookie) tornam a temporada mais interessante. Desde 2018/19 que a F-E não ia a Sanya, criando assim um triple header na China. Já para a capital espanhola, será uma estreia dos Fórmula E em ambiente de corrida, uma vez que a pista de Jarama foi usada o ano passado para os testes de pré-temporada depois das cheias que ocorreram em Valência.

E como estão constituídas as equipas para 25/26?

Essa é uma ótima questão. Para os mais desatentos, houve bastantes mudanças nas equipas, como a saída de António Félix da Costa da Porsche para a Jaguar, ficando ao lado de Mitch Evans. A McLaren e a Maserati abandonaram o campeonato depois de terminarem na sexta e nona posições, respetivamente, e entrou a Citroen para o seu lugar. Serão agora 20 pilotos nesta competição.

Vamos, por ordem alfabética, deixar-vos com o line-up deste ano:

  • Andretti manteve Jake Dennis e contratou Felipe Drugovich (rookie);
  • Citroen contratou Nick Cassidy (Jaguar) e Jean-Eric Vergne (DS Penske);
  • Cupra Kiro manteve Dan Ticktum e contratou Pepe Martí (rookie);
  • DS Penske manteve Maximilian Gunter e contratou Taylor Barnard (McLaren);
  • Envision manteve Sebastien Buemi e contratou Joel Eriksson (ex-Dragon Racing);
  • Jaguar manteve Mitch Evans e contratou António Félix da Costa (Porsche)
  • Lola Yamaha manteve tanto Lucas Di Grassi como Zane Maloney;
  • Mahindra manteve tanto Nyck de Vries como Edoardo Mortara;
  • Nissan manteve tanto Oliver Rowland como Norman Nato;
  • Porsche manteve Pascal Wehrlein e contratou Nico Muller (Andretti);

Quando temos ação na pista?

Temos de ser pacientes! Os primeiros testes da pré-temporada começam já em outubro, nos dias 27 a 31 no Circuito Ricardo Tomo, em Valência – sendo o último dia reservado para os testes só com pilotos femininas. Depois, como apresentámos acima, a primeira corrida realiza-se só em dezembro. Mas, para uma melhor previsão desta temporada, falamos depois dos testes.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.