📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nova temporada e novas mudanças | Fórmula E

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A temporada 12 da Fórmula E começa com mudanças nos regulamentos e no calendário. Apesar de não serem grandes as diferenças comparativamente ao ano anterior, podemos ver novas caras e pilotos a carregarem cores diferentes, bem como novos circuitos (ou regressos). Estas diferenças aparecem um ano antes de conhecermos os GEN4.

O que vai mudar nas regras?

A grande mudança que vemos acontecer será com o Attack Mode. Antigamente e desde que foi inserido, o AM tinha utilização obrigatória, usando todo o tempo seguido e mais tarde foi dividido em duas partes (2-6 / 4-4 / 6-2).

Desta temporada e até nova mudança, o mesmo não será mais de uso obrigatório, podendo ser usado ao longo da corrida ou apenas uma vez. Isto evitará penalizações e desclassificações dos pilotos por esquecimento ou por questões de estratégia. Em corridas que exista o Pit Boost (normalmente dupla corrida no fim de semana), os pilotos poderão apenas ativá-lo uma vez.

A qualificação também irá mudar, mas pouco. Esta será a primeira modificação desde a última revisão feita em 2022 e não mexe com essas grandes alterações. Consiste em reduzir o tempo das fases de grupos para dez minutos e retirando a obrigatoriedade em marcar tempo nos primeiros seis. O objetivo principal é que toda a sessão não demore mais de uma hora.

Como será o calendário de 2025/26?

O calendário das corridas ficou confirmado com o regresso a Sanya, na China. Nesse mesmo país, teremos três corridas em dois fins de semana distintos.

Mas vamos pelo início. Começamos a temporada no Brasil em dezembro, tal como em 2024/25 e seguimos para o méxico no início do próximo ano. Daí, parte-se para os EUA, em Miami. Um desvio para a Arábia Saudita para o primeiro fim de semana duplo e entramos nas corridas europeias, com Espanha, Alemanha e Mónaco. Saltamos para a China e Japão, finalizando o campeonato novamente em Londres, em agosto.

RONDA 1BRASIL6 DEZEMBRO 2025
RONDA 2MÉXICO10 JANEIRO 2026
RONDA 3E.U. AMÉRICA31 JANEIRO 2026
RONDA 4/5ARÁBIA SAUDITA13/14 FEVEREIRO
RONDA 6ESPANHA21 MARÇO 2026
RONDA 7/8ALEMANHA2/3 MAIO 2026
RONDA 9/10MÓNACO16/17 MAIO 2026
RONDA 11CHINA (Sanya)20 JUNHO 2026
RONDA 12/13CHINA4/5 JULHO 2026
RONDA 14/15JAPÃO25/26 JULHO 2026
RONDA 16/17REINO UNIDO15/16 AGOSTO 2026

O regresso de Sanya ao calendário e a adição de Madrid (que também recebe os testes de rookie) tornam a temporada mais interessante. Desde 2018/19 que a F-E não ia a Sanya, criando assim um triple header na China. Já para a capital espanhola, será uma estreia dos Fórmula E em ambiente de corrida, uma vez que a pista de Jarama foi usada o ano passado para os testes de pré-temporada depois das cheias que ocorreram em Valência.

E como estão constituídas as equipas para 25/26?

Essa é uma ótima questão. Para os mais desatentos, houve bastantes mudanças nas equipas, como a saída de António Félix da Costa da Porsche para a Jaguar, ficando ao lado de Mitch Evans. A McLaren e a Maserati abandonaram o campeonato depois de terminarem na sexta e nona posições, respetivamente, e entrou a Citroen para o seu lugar. Serão agora 20 pilotos nesta competição.

Vamos, por ordem alfabética, deixar-vos com o line-up deste ano:

  • Andretti manteve Jake Dennis e contratou Felipe Drugovich (rookie);
  • Citroen contratou Nick Cassidy (Jaguar) e Jean-Eric Vergne (DS Penske);
  • Cupra Kiro manteve Dan Ticktum e contratou Pepe Martí (rookie);
  • DS Penske manteve Maximilian Gunter e contratou Taylor Barnard (McLaren);
  • Envision manteve Sebastien Buemi e contratou Joel Eriksson (ex-Dragon Racing);
  • Jaguar manteve Mitch Evans e contratou António Félix da Costa (Porsche)
  • Lola Yamaha manteve tanto Lucas Di Grassi como Zane Maloney;
  • Mahindra manteve tanto Nyck de Vries como Edoardo Mortara;
  • Nissan manteve tanto Oliver Rowland como Norman Nato;
  • Porsche manteve Pascal Wehrlein e contratou Nico Muller (Andretti);

Quando temos ação na pista?

Temos de ser pacientes! Os primeiros testes da pré-temporada começam já em outubro, nos dias 27 a 31 no Circuito Ricardo Tomo, em Valência – sendo o último dia reservado para os testes só com pilotos femininas. Depois, como apresentámos acima, a primeira corrida realiza-se só em dezembro. Mas, para uma melhor previsão desta temporada, falamos depois dos testes.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Toni Kroos defende Vinícius Júnior: «Eu também nunca gostei de ser substituído»

Vinícius Júnior foi protagonista do El Clásico em campo e fora deste. Toni Kroos também comentou a forma como o brasileiro reagiu.

André Villas-Boas ao ataque: «Preparamo-nos para uma semana de grande ginástica mental dos comentadores desportivos»

André Villas-Boas assinou o editorial da mais recente edição da Revista Dragões. Presidente do FC Porto com críticas.

Barcelona está preocupado com momento de Lamine Yamal e prepara medidas

O Barcelona está preocupado com a exposição de Lamine Yamal. Entrevistas e redes sociais do extremo vão ser mais monitorizadas.

Eis os árbitros nomeados para a próxima jornada da Primeira Liga

Já são conhecidos os árbitros nomeados para a 10.ª jornada da Primeira Liga. FC Porto x Braga é o jogo grande.

PUB

Mais Artigos Populares

José Sá confronta adeptos do Wolverhampton: «Quando perdemos não falo com a minha mulher porque estou triste»

José Sá reagiu ao coro de adeptos a apontar o mau momento do Wolverhampton. Guarda-redes lamentou ausência de vitórias.

Eis a data e horário da próxima convocatória de Roberto Martínez para a seleção de Portugal

Roberto Martínez vai anunciar os convocados de Portugal no dia 7 de novembro. Seleção portuguesa vai tentar assegurar presença no Mundial 2026.

Internacional belga ataca Roberto Martínez: «Quem diz que é um bom treinador não percebe nada de futebol»

Radja Naingollan deixou duras críticas a Roberto Martínez. O antigo internacional belga deixou a seleção com a chegada do espanhol.