cartaaberta

 

Somos as nossas memórias” (Jose Luis Borges, poeta argentino)

Tu ainda és o menino que suspirou para não chorar compulsivmente naquela fatídica noite, tu ainda és o adolescente imberbe que se revoltou por por veres o destino alterar a trajectória.

Sem o choro e a revolta dessa noite, tu não terias a força que te empurra da cama uma hora mais cedo que os teus colegas, todos os dias, não conseguirias encontrar razões para fazer horas-extra no ginásio, não cumpririas, à risca, planos nutricionais. Não te sacrificarias. Não da mesma maneira.

Esse choro e essa revolta fizeram de ti melhor profissional. Perdão, fizeram de ti “O” melhor profissional. De 2008, 2013 e 2014. Três vezes. Que podiam ser quatro. Ou mesmo cinco, se não voltasses a ser injustiçado. Mas tu sabes lidar bem com isso. Sabes que quem trabalha é sempre recompensado e sabes perfeitamente que não é o sucesso que vem ter contigo, és tu que tens de ir ter com ele. E conquistá-lo.

É “só” subires a dura escadaria de imensos degraus e obstáculos que lhe dá acesso, ganhando valências à medida que desbravas caminho. Características que outros, iguais a ti, não conseguem ter. Quase que super-poderes, que te aproximam da glória.

Tu sabes do que eu estou a falar. 4 anos depois daquela fatídica noite elevaste-te como ninguém e cabeceaste a bola para o fundo das redes, num golo decisivo para a tua primeira vingança. A tua primeira Champions. 3 anos mais tarde, depois de 103 minutos de desgaste físico intenso, entre dois eternos rivais, foste capaz de fazer o mesmo para oferecer uma Taça do Rei ao teu Real Madrid, com quem virias a tocar o céu mais duas vezes: a tão ansiada Décima e a Décima-Primeira do Real.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruma já foi operado e tem regresso marcado para 2026

Bruma foi operado com sucesso à lesão grave que sofreu. O internacional português vai regressar aos relvados em 2026.

Gonçalo Guedes vai regressar à La Liga e já tem clube praticamente confirmado

Gonçalo Guedes está muito perto de regressar à La Liga. O avançado prepara-se para assinar com a Real Sociedad.

Tour de France #3: O que há neles é sobretudo cansaço

Consta que Fernando Pessoa não estaria a competir na terceira semana do Tour de France 2025 quando escreveu o icónico poema “O que há em mim é sobretudo cansaço”.

Benfica estava a marcar os exames médicos de João Félix quando descobriu que o internacional português ia para o Al Nassr

O Benfica já se encontrava a marcar os exames médicos de João Félix, mas o avançado preferiu a oferta do Al Nassr.

PUB

Mais Artigos Populares

Como joga Luis Suárez, o novo avançado do Sporting: «Tem características diferentes de Gyokeres»

Luis Suárez foi oficializado como novo jogador do Sporting. O avançado chega do Almería para render Viktor Gyokeres.

Eis todos os detalhes da contratação de Luis Suárez pelo Sporting

Luis Suárez foi oficializado como novo jogador do Sporting. Leões divulgaram todos os detalhes do negócio.

Substituto de Georgios Vagiannidis no Panathinaikos vai ser português: Aurélio Buta é o eleito de Rui Vitória

O Panathinaikos quer Aurélio Buta para substituir Georgios Vagiannidis. O lateral-direito português de 28 anos está ao serviço do Eintracht Frankfurt.