📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Dragões querem voltar a vencer, gauleses querem começar | FC Porto x Nice

- Advertisement -

Europa League, 5.ª jornada: quinta-feira, 27 de novembro de 2025, 17h45.

A ANTEVISÃO: DRAGÕES OBRIGADOS A VENCER EM CASA FRENTE A UM NICE QUE JOGA A SOBREVIVÊNCIA NA EUROPA

No Estádio do Dragão joga-se, esta quinta-feira, uma partida decisiva para ambas as equipas. O FC Porto precisa de regressar às vitórias para voltar a ganhar embalo rumo à próxima fase da competição, enquanto o Nice procura desesperadamente inverter um ciclo altamente negativo de resultados.

Começando pela equipa da casa. O FC Porto tem-se apresentado até agora como um conjunto intenso, organizado num bloco médio-alto, que procura recuperar rapidamente a bola e acelerar pelos corredores através de transições fortes, além de líder invicto na Liga Portuguesa. Na vertente europeia, depois de um início promissor e dominador, começaram a surgir alguns percalços e vitórias mais sofridas. Esse padrão tem-se refletido também na atual edição da UEFA Europa League. Os dragões somam duas vitórias difíceis frente ao Red Bull Salzburg e ao Estrela Vermelha, mas também dois desaires distintos diante do FC Utrecht e do Nottingham Forest. Ou seja, após um arranque encorajador e ainda que com exibições algo cinzentas, seguiram-se cinco pontos perdidos em duas deslocações (Inglaterra e Países Baixos) que complicaram aquilo que poderia ter sido um percurso mais tranquilo nesta fase inicial da competição.

Dentro do plantel portista, destacam-se alguns dos jogadores mais produtivos nesta fase da época: Samu, Froholdt e Borja Sainz têm estado entre os elementos com maior impacto no rendimento da equipa. Para além deles, Farioli conta ainda com alternativas de grande peso ofensivo, como William Gomes, Deniz Gül e Rodrigo Mora, que oferecem soluções fortes a partir do banco.

No que toca às opções, Francesco Farioli deve manter o sistema habitual (4-3-3) e apenas não pode contar com Nehuén Pérez, ainda a recuperar de uma grave lesão no tendão de Aquiles. A boa notícia para o técnico italiano é o regresso de Bednarek e Froholdt, duas peças vitais no coletivo portista, que estiveram ausentes frente ao Sintrense para a Taça de Portugal, mas que serão opções diante dos franceses.

Do outro lado surge um Nice que obriga a cuidados especiais, pois está ferido e procura um despertar. A equipa francesa apresenta um estilo mais paciente, privilegiando a construção curta desde trás, mas tentando acelerar quando encontra espaço entre linhas. Contudo, vive um momento de grande irregularidade, seja na definição do seu onze base, seja nos resultados obtidos, o que culmina num nono lugar na Liga Francesa e só conhece a derrota na UEFA Europa League. Depois de quatro derrotas consecutivas, dificuldades na finalização e vários erros defensivos (36 golos sofridos em apenas 19 jogos), o Nice chega ao Dragão numa fase crítica: joga o tudo ou nada na tentativa de evitar não só a 13ª derrota na atual temporada e que a mesma descarrile por completo.

Entre os principais elementos da formação francesa, destacam-se os jogadores com melhores números individuais: Sofiane Diop, Mohamed-Ali Cho e Terem Moffi que são os nomes mais influentes no plano ofensivo, enquanto, defensivamente, o guardião Yehvann Diouf tem sido uma das figuras mais consistentes, mesmo num contexto coletivo instável.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Será o primeiro encontro na história entre FC Porto e Nice.

2. O Benfica foi a única equipa portuguesa que o Nice enfrentou no seu histórico, com duas derrotas (ambas por 2-0) em dois jogos, precisamente no play-off de acesso à atual edição da UEFA Champions League.

3. Na atual edição da UEFA Europa League, o Nice só ainda conhece o sabor da derrota (quatro derrotas em quatro jogos).

4. O Nice será a décima equipa que os dragões enfrentam na sua história.

5. O Marselha, Nantes e Lyon são os clubes francesas com mais confrontos frente ao FC Porto, todos jogaram seis vezes com os azuis e brancos para as competições europeias.

6. Será a nona vez que os dragões jogam frente a uma equipa francesa para a UEFA Europa League.

7. O Nantes foi o adversário francês que os azuis e brancos mais encontraram no seu histórico da UEFA Europa League, por quatro ocasiões.

8. O saldo portista frente a emblemas franceses na UEFA Europa League não é positivo, com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas.

9. O Marselha é o clube francês contra quem o FC Porto mais golos (12) marcou na história, já o Nantes é o clube contra quem os azuis e brancos mais golos sofreram (oito).

10. O árbitro do encontro será o esloveno Matej Jug.

JOGADORES A TER EM CONTA

Samu Aghehowa FC Porto 2
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Samu – Num jogo onde haverá certamente muita técnica por parte dos intervenientes da equipa da casa, a finalização será fulcral. Por isso, a pressão e o protagonismo recaem naturalmente na “ponta de lança”, pois é ela quem pode aplicar o golpe final. Samu poderá assumir um papel preponderante neste encontro. Embora não marque pelos dragões há um mês (cinco jogos) este pode ser o momento ideal para quebrar o jejum.

O avançado espanhol terá de colocar em prática toda a sua força física na disputa dos lances na área, mantendo presença constante na mesma, além de demonstrar a sua capacidade de finalização. Um dia bom de Samu significará, muito provavelmente, um triunfo dos dragões. E, para além da inspiração do avançado na hora de concretizar, será igualmente fundamental a produção dos colegas para lhe fornecer as melhores condições de golo.

Yehvann Diouf
Fonte: Nice

Yehvann DioufCom vista a pontuar pela primeira vez na competição, o Nice precisará dos seus melhores jogadores e da sua melhor forma. Jogando fora e diante de um adversário muito poderoso, a organização e o rigor do setor defensivo serão absolutamente decisivos para que a equipa francesa consiga sair do Estádio do Dragão com pontos.

Dentro desse setor, o principal destaque vai para o guardião Yehvann Diouf, o jogador mais utilizado da equipa. Embora seja o segundo guarda-redes mais batido tanto na UEFA Europa League como na Liga Francesa, o senegalês apresenta qualidades assinaláveis: é rápido nos reflexos, forte no um para um e revela capacidade para atuar sob pressão. Prova disso é o elevado número de defesas que soma, o ser atualmente o segundo guarda-redes com mais intervenções na Liga Francesa, apenas atrás de Hervé Koffi, do Angers.

Uma exibição competente e altamente consistente no Dragão será fulcral para que o Nice consiga sair a sorrir.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Viktor Froholdt, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Samu.

Treinador: Francesco Farioli

«É uma equipa muito boa, orientados por um dos melhores treinadores franceses da última década, que teve um fantástico período no Lens, com a promoção e quase conquistando o título contra o PSG. Esta temporada vemos um momento de dificuldades, mas é apenas um momento. Vai ser um jogo muito físico, contra uma equipa que defende homem a homem, pelo que vão haver vários duelos, com possibilidades de transição. Será um jogo aberto entre duas equipas que querem vencer».

Nice: Yehvann Diouf, Jonathan Clauss, Antoine Mendy, Juma Bah, Melvin Bard (C), Ali Abdi, Charles Vanhoutte, Morgan Sanson, Mohamed-Ali Cho, Jérémie Boga e Terem Moffi.

Treinador: Franck Haise

«Queremos mostrar coisas melhores contra o FC Porto. A semana correu bem, houve muito trabalho e muito empenho. Gostei da reação dos jogadores em campo e isso para mim é o mais importante. O grupo está unido, esta fase é difícil para todos, mas só juntos e sólidos conseguiremos ultrapassar este momento».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Nice

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença no Catar a apoiar Portugal na final do Mundial Sub-17: «Recordar Rui Costa, Figo, Jorge Costa, João Pinto… Retenham o nome destes...

Pedro Proença está no Catar para ver ao vivo a final do Mundial Sub-17. Portugal defronta a Áustria esta tarde.

Como chega o CD Nacional de Tiago Margarido ao embate frente ao Benfica: eis os principais dados

Em antevisão ao encontro frentre o Benfica na Primeira Liga, vamos olhar para os alguns dos principais dados do CD Nacional de Tiago Margarido.

Leila Pereira contraria discurso de Abel Ferreira: «Não vencemos por incapacidade nossa e sabemos disso»

A presidente do Palmeiras discordou da opinião de Abel Ferreira sobre as arbitragens e referiu que quem fala pelo clube é a própria.

Antigo flop do Benfica queixa-se do futebol moderno: «Tornou-se muito robótico»

Raúl de Tomás, avançado de 31 anos com passagem no Benfica, revelou que não aprecia o futebol moderno por ser demasiado «robótico».

PUB

Mais Artigos Populares

Fredy Montero é um jogador livre aos 38 anos após terminar contrato com o Real Cartagena

Aos 38 anos, o ex-Sporting Fredy Montero, terminou o contrato com o Real Cartagena na Colombia e é agora um jogador livre.

Eis os onzes prováveis do Rangers x Braga da Europa League

O Rangers recebe o Braga na quinta jornada da Europa League. Depois da derrota diante do Genk, arsenalistas querem voltar aos triunfos.

Eis os onzes prováveis do FC Porto x Nice da Europa League

O FC Porto recebe o Nice na quinta jornada da Europa League. Conhece os onzes prováveis das duas equipas para o duelo no Estádio do Dragão.