Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.
Depois da vitória de Portugal diante da Argentina por 7-1, a seleção nacional está na final do Mundial de Futsal Feminino diante do Brasil. Luís Conceição, selecionador nacional, lançou o jogo.
«Chegam à final as melhores seleções desta competição, assim o provaram na qualidade de jogo demonstrada. Queremos muito ganhar, tal como o Brasil, mas acho que é nossa obrigação, também, fazermos, amanhã, o que temos feito até agora, que é promover o futsal feminino. Temos tido aqui excelentes espetáculos e amanhã é mais uma oportunidade de mostrar ao mundo a qualidade que existe no futsal feminino. Sendo Portugal e Brasil das principais potências, temos esse dever. Esse é o nosso papel. Esperamos que seja um bom espetáculo desportivo, acima de tudo, e depois cada um irá lutar e tentar ganhar, ao máximo, e esperar, no final, que Portugal seja mais feliz», começou Luís Conceição que quer fazer história e vencer pela primeira vez o Brasil.
«Estamo-nos a preparar para isso. É para isso que trabalhamos, é para isso que cá estamos. Viemos para competir, competir, para ganhar. Queremos muito fazê-lo-Pela distância, não temos tido tanta oportunidade como queríamos de jogar mais vezes um Portugal-Brasil, nem que seja de preparação. Se calhar, isso já tinha acontecido mais cedo, mas é o que é, é a competição onde estamos. Acho que pode ser amanhã, estamos a preparar-nos para isso. Agora, temos de fazer o nosso trabalho, preparar-nos em condições, e depois competir, competir muito», salientou Luís Conceição.
O selecionador nacional deixou ainda elogios à seleção brasileira e falou do registo goleador de Portugal, a seleção com mais golos marcados na prova.
«O Brasil é uma escola de talentos, de gente com muita qualidade, mas nós também o somos e temos provado isso. E cada vez as coisas estão mais equilibradas, porque estas meninas têm feito muito por isso, têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil. Olhamos e, há poucos anos, seria mais difícil equilibrarmos o jogo com o Brasil. Hoje, as coisas estão diferentes, mais próximas. Vai ser um momento especial para todas, para as nossas meninas e para as meninas do Sabóia desfrutarem deste momento especial e depois, quem for mais competente, no final, vai ser mais feliz», vincou o treinador.
«Basta olharmos para os últimos encontros entre Portugal e Brasil, a diferença tem sido muito reduzida: por um golo, tem dado empates. O resultado tem estado muito equilibrado e amanhã, numa final, acho que vai ser também por aí. Quem ganhar, não vai ganhar por muita diferença de golos», antecipou Luís Conceição.
Na conclusão, Luís Conceição destacou ainda a preparação mental para lá do jogo e a importância da realização da prova para o crescimento do futsal feminino.
«Eu e o Sabóia somos os que têm a tarefa mais fácil, no meio disto tudo. Somos os que dão a cara e depois, por detrás de nós, uma estrutura em que trabalhamos cada um na sua área, mas todos contribuímos para o mesmo, e toda a gente tem de ter o mesmo pensamento, que é ajudar estas meninas. Estas meninas é que interessam. Todos temos de contribuir e trabalhar para tirar o máximo rendimento possível deste lado, elas é que são a figura do jogo, e nós trabalhamos assim, com um conjunto que pessoas que, desde a parte técnica até ao nosso Juju, que trata dos equipamentos, são extremamente importantes, cada um na sua área, para que nada lhes falte», salientou o treinador.
«Na FPF, temos feito a nossa parte, ao nível do crescimento e desenvolvimento do futsal feminino. Claro que isto vai dar visibilidade para trazer gente mais nova, para fazer crescer a nossa base, da nossa formação. Estamos conscientes do trabalho que temos feito, de onde queremos chegar. Queremos continuar a crescer no feminino. É importante que outros países possam acompanhar este crescimento. Para nós, o Brasil, a Espanha sermos cada vez mais fortes, precisamos ter mais países a preparar-se de melhor forma para este tipo de competições. Se tivermos melhores adversários, vamos ser melhores, também», concluiu Luís Conceição.
Portugal irá defrontar o Brasil na final da prova. O derradeiro jogo joga-se este domingo, 7 de dezembro, a partir das 11h30.

