📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O imortal Mário Wilson

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Causa sempre estranheza, a alguém como eu, escrever sobre a morte de alguém como Mário Wilson, que conquistou, há muito, a imortalidade sagrada (e indestrutível) a poucos concedida pela memória colectiva. É um exercício penoso: o autor do texto, extinto mesmo antes de o estar, tentando fazer por recordar quem jamais pode morrer; ou muito menos ser esquecido – a morte continua sendo demasiado sobrevalorizada.

Mário Wilson partiu fisicamente na segunda-feira, aos 86 anos, deixando-nos um legado inigualável – não se trata somente de vitórias e títulos (mas também); o Velho Capitão foi (é) muito mais que isso: um jogador, um treinador, um homem visionário e exemplar, que através do talento, de uma personalidade ímpar, alicerçada em valores e princípios inegociáveis, colheu (colhe) unanimemente a admiração de pares e adversários; um consenso raro, no desporto e na vida.

Cruzei-me consigo em diversas ocasiões, troquei consigo algumas palavras, sempre ouvindo, raramente falando, e inspirando cada frase, cada letra, por vezes emocionado, outras vezes atónito, compreendendo como nunca antes havia compreendido que existem palavras que nascem directamente do coração, da própria alma. Que melhor elogio se poderá fazer a Mário Wilson? Como melhor o definir? Dizendo, simplesmente, que o seu nome se misturará, indubitável e para sempre, com o nome e a história de dois gigantes do nosso futebol, do desporto nacional: Académica e Benfica, os seus dois grandes amores (os nossos dois grandes amores!). Quantos poderão dizer que o conseguiram? Mário Wilson era (é) de uma safra irrepetível.

Foram 20 anos de Coimbra: 12 como jogador e oito como treinador Fonte: Académica
Foram 20 anos de Coimbra: 12 como jogador e oito como treinador
Fonte: Académica

Nasceu em Moçambique, terra encantada – a mesma de Eusébio e Coluna –, onde tanto Benfica se fez e se continua a fazer. Chegou a Portugal em 1949, com 19 anos, para representar o Sporting; no clube de Alvalade cumpriu duas épocas, fez 38 jogos, marcou 37 golos e sagrou-se campeão nacional por uma vez (em 1950/1951). O desejo de conciliar o futebol com uma formação académica (formar-se-ia em Geologia) levá-lo-ia a deixar a capital, rumando até Coimbra. Vestiria a camisola da Académica durante 12 épocas (entre 1951/1952 e 1962/1963), tornando-se numa figura incontornável do clube e da cidade. O Velho Capitão, antes guiado, tornara-se guia, personificando, como poucos, aquilo que verdadeiramente representa a Briosa. Como treinador, prosseguiu o exemplo do Mestre Cândido de Oliveira, chegando a treinador principal da “sua” Académica em 1964, onde viveria momentos de glória – em 1966/1967 sagrar-se-ia vice-campeão nacional, algo inédito na história do clube.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Santa Clara x Sporting: eis os onzes iniciais

O Santa Clara e o Sporting enfrentam-se no final de tarde desta quinta-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal.

Surpresa: equipa da Segunda Liga falha cumprimento salarial

O Portimonense falhou o cumprimento salarial dos últimos três meses e recebeu uma notificação por parte da Liga Portugal.

Bruno Fernandes e a passagem pelo Manchester United: «Acho que o tempo no clube não foi como eu queria»

Bruno Fernandes é uma das estrelas do Manchester United. O internacional português admitiu que esperava conquistar mais troféus.

Barcelona quer lateral acessível e estuda jogador da Bundesliga

O Barcelona quer contratar um novo jogador para a lateral direita. Julian Ryerson, que representa o Borussia Dortmund, é alvo.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola rendido a estrela do Manchester City: «Um cego e uma cega podem perceber…»

Pep Guardiola analisou a vitória do Manchester City frente ao Brentford e deixou rasgados elogios para Rayan Cherki, após o encontro.

Não contou para o Braga e é destaque no Moreirense: ala é o melhor assistente da Primeira Liga

Dinis Pinto é atualmente o jogador com mais assistências na Primeira Liga. O português pertence aos quadros do Moreirense.

Manchester City já tem um candidato sinalizado para render Pep Guardiola

O Manchester City está de olho em Enzo Maresca. O treinador do Chelsea é um dos alvos do clube inglês, caso Pep Guardiola deixe a equipa.