3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

- Advertisement -

A saída de Ruben Amorim do Manchester United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento de mistura entre uma rutura e uma clarificação.

Aos 41 anos, embora o treinador português já não viva do estatuto de promessa, igualmente não precisa de provar que tem ideias e de que é resiliente em prol de um projeto desportivo. Tais características estão consolidadas e reconhecidas pelo seu trabalho em Portugal (sobretudo no Sporting) e que procurou aplicar em Inglaterra. Com argumentos a seu favor, mas também contra si, o seu período no Manchester United terminou esta semana.

Apesar de 14 meses ter sido um período curto para mudar um contexto absolutamente particular do futebol inglês e mundial, além de não terem sido dadas ao técnico as melhores condições, algumas questões ficaram expostas. A experiência em Old Trafford expôs limites, mais nomeadamente alguma inflexibilidade técnico-tática, mas também confirmou algo essencial: Amorim não é um treinador ideal de contexto caótico.

O que se impõe a partir de agora na carreira do jovem treinador português é a escolha do contexto certo, num futebol cada vez menos paciente e mais ruidoso, onde nem todos os projetos servem todos os treinadores e vice-versa. Tudo indica que próximo passo de Ruben Amorim não será apenas mais um desafio na carreira, mas uma decisão mais estrutural, capaz de definir se o seu futuro passa por reconstruir, afirmar de vez ou reinventar a sua identidade com vista a regressar aos nomes de topo do futebol europeu. Poderão ser muitos e diversos os clubes onde Amorim poderia vingar, mas ficam três exemplos de projetos onde o técnico português teoricamente encaixaria.

3.

SL Benfica adeptos
Fonte: Zito Delgado / Bola na Rede

Benfica – É uma das opções lógicas e mais faladas, pela ligação antiga ao clube da Luz, conhecimento do ADN dos encarnados e por ser uma das melhores maneiras de hipoteticamente começar um novo projeto com estabilidade. Sendo um treinador que aposta e trabalha jovens jogadores, os sabe valorizar e faz contratações cirúrgicas apenas para completar o seu grupo de trabalho, encaixa quem nem uma luva no antigo clube. Embora pudesse ser um retrocesso, visto que Amorim já triunfou no futebol português e é menos prestigiante que o inglês.

A sua vinda para o Benfica vai começar a ganhar mais peso enquanto o consulado de José Mourinho não apresentar melhorias que satisfaça a uma grande parte da massa adepta da equipa e aparentará ser a última salvação do projeto de Rui Costa para o clube em termos desportivos, a fim de ter sucesso sustentado e continuado. Mas olhando ao contexto atual, Ruben Amorim no Benfica só faria sentido num cenário de rutura profunda e recomeço estrutural, não como solução de curto prazo para apagar incêndios.

2.

Chelsea
Fonte: Chelsea

Chelsea – Seria uma opção muito interessante. Apesar da turbulência que o clube londrino já nos habituou a assistir, um projeto em torno do treinador português e com alicerces na estabilidade, poderia não só levantar o nome de Amorim em Inglaterra como levar o Chelsea novamente a sucessos internos e quiçá externos. Tendo acesso a número (quase) infinito de fundos para reforçar as posições que achar mais necessárias, já conhecendo a realidade do futebol britânico e tendo mais matéria-prima em termos de talento, Amorim teria condições que não encontrou em Manchester.

Caso a experiência Liam Rosenior não surta o efeito desejado e o atual projeto técnico não se estabilize, o treinador português seria uma alternativa de peso. No entanto, um aspeto a ter em conta é que o Chelsea nunca é apenas uma oportunidade, mas também um risco. A questão seria saber se o clube inglês estaria disposto a adaptar-se a um treinador, uma situação que raramente aconteceu durante as últimas duas décadas.

1.

Sporting x Borussia Dortmund
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Borussia Dortmund – Seria um projeto à medida do técnico português. O Dortmund sendo um clube que aprecia a construção de uma identidade própria e a estabilidade, além da aposta em talentos para os valorizar e chegar ao sucesso com isso, Amorim encaixaria como uma luva. Seria um contexto mais que ideal para destronar de vez a superioridade do Bayern de Munique e quebrar um jejum que já dura há 14 anos.

Mais do que ganhar títulos, Amorim poderia ganhar tempo, o que é algo raro e precioso no futebol dos tempos atuais. O estilo do técnico português encaixava perfeitamente no clube germânico. Num campeonato em que se verifica muitas vezes a intensidade, as transições rápidas e um jogo mais vertical, o seu modelo habitual de três defesas e alas projetados para um equilíbrio entre conseguir atacar e saber defender teria terreno mais que fértil para se afirmar, podendo também ser um ambiente algo diferente da rigidez e do ruído mediático da Liga Inglesa.

Depois do desafio na cidade Mancunian e independentemente de qual virá a ser o seu novo passo na carreira, Ruben Amorim não precisa de dar um passo atrás, mas sim de dar o passo certo. Pois, no futebol moderno, escolher bem o projeto é tão decisivo como vencer no dentro das quatro linhas.

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.