Francesco Farioli reconhece valor do Gil Vicente: «Vai ser um jogo muito exigente para nós»

- Advertisement -

Francesco Farioli realizou a antevisão do FC Porto x Gil Vicente. Dragões fecham a 19.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli fez a antevisão do duelo entre o FC Porto e o Gil Vicente. Técnico azul e branco colocou foco na vitória no duelo entre dragões e galos, que fecha a 19.ª jornada da Primeira Liga.

O italiano começou reconhecer a dificuldade do encontro com o Gil Vicente:

«Vai ser um jogo muito exigente para nós. O Gil está muito bem desde o início da época, em resultados e exibições. Pode ser perigoso de várias maneiras, com bom jogo com bola e várias semelhanças connosco. Vai exigir muito de nós, também é uma equipa muito física. Em alguns parâmetros correm mais que nós. Espero muita fisicalidade do jogo e vai ser muito exigente».

Relativamente ao estado físico de Victor Froholdt, referiu:

«Deve estar bem. Fez uma sessão de recuperação ontem e estava tudo bem, espero que esteja bem amanhã. Está num momento positivo, com muitos minutos e jogos. Está a adaptar-se a um novo clube e um novo país. Sabemos da fisicalidade e da capacidade de correr mais de 13 quilómetros por jogo. Está a desenvolver-se fisicamente, mas também tecnicamente e em organização de jogo. Está a ter mais liderança no jogo. Pode melhorar ainda, naturalmente».

Francesco Farioli falou também sobre a estratégia que espera ver do lado de César Peixoto:

«Não tenho dúvidas, é como jogam sempre. Na primeira volta foi cara a cara e espero um jogo semelhante. Os resultados vêm de uma mentalidade e abordagem muito forte. Vejo-os a vir bravos e com desejo, mas do nosso lado também estará lá tudo. Precisaremos de tudo, dos nossos adeptos. Espero um jogo aberto das duas partes».

De seguida, comentou o momento de Samu no final do último jogo e falou sobre a mentalidade do avançado:

«Não acho que mostrar emoções seja uma fraqueza. Eu também sou muito emocional para o bem e para o mal. Quem deixa intensidade em campo, é impossível de travar as emoções. Ele é um exemplo. Estar tão triste pelo penálti falhado e pela derrota diz muito do compromisso. Não somos robôs nem máquinas, somos humanos e às vezes falhamos. A reação dele será boa no jogo. Se houver penalti ele vai lá estar e o estádio vai lá estar para mostrar o que significa a Familia Portista».

O técnico refletiu ainda sobre o facto de ter tido poucos dias de preparação:

«Sabemos que tivemos menos dias para preparar, o dia da viagem de volta não foi fácil, com um vôo atrasado. Chegámos já muito tarde. Tivemos uma sessão física e hoje colocaremos a atenção na preparação do jogo. Não é ideal, mas é o que é. Os jogadores vão estar prontos para o cenário. Estamos num bom estágio em termos de condição física, com o melhor output da época neste mês. A equipa está preparada para jogar muitos jogos num curto espaço de tempo, não tenho dúvidas. A importância do jogo é clara, a motivação está no topo e estamos prontos. Cabe-nos a nós transformar isso numa boa exibição, sabendo das dificuldades. Temos confiança no nosso caminho e o desejo de continuar».

Sobre a sua adaptação à Primeira Liga, o italiano referiu:

«O campeonato é muito complicado. A margem está mais próxima todos os dias. Em todos os jogos vemos isso. Jogamos contra dois gigantes que estão na Champions League, um bicampeão que perdeu um jogo em 15 e outra com um dos treinadores de maior sucesso. Dizer que a liga é fácil está completamente errado. O jogo de amanhã mostra a exigência e competitividade da liga. A liga é bastante complicada, tanto quanto estava a pensar. Não estou surpreendido».

Abordou também as preocupações com a falta de produção ofensiva nos últimos jogos:

«Marcamos apenas um golo por jogo, no último jogo falhamos um penalti e vários lances de perigo, com um xG acima de 2. Contra o Vitória, mais um penalti falhado e uma bola no poste. Estamos a criar o suficiente. A eficácia poderia ser melhor. Tem que ver com o momento e é uma questão de centímetros. Temos de manter a calma. Hoje vamos tentar melhorar coisas e tentar ser melhores. Se avaliarmos as exibições com mais racionalidade, acho que estamos bem. É importante ser melhor onde temos de melhorar, mas não perder o foco na importância do jogo de amanhã».

O treinador do FC Porto falou sobre o regresso de Vasco Sousa e a sua lesão:

«Estamos felizes por o ter de volta, mesmo que seja difícil de voltar antes do fim do ano. Tê-lo de volta é bom para nós. Desde que o conheci que vi que era muito bom e que temos uma relação justa. Tem um grande sorriso. Atravessa um período difícil no futebol e na vida e não perdeu o sorriso graças à família e ao carácter. Muito felizes por o ter connosco e por lhe dar este suporte. Esperamos que volte o mais cedo possível».

Refletiu também sobre a situação de defesas-laterais no plantel:

«Estivemos curtos nas laterais com a lesão e o Zaidu na seleção. Temos de novo os quatro laterais, muitos jogos a jogar. Todos terão o tempo de jogo certo e a oportunidade».

Sobre os rumores de Seko Fofana estar perto de assinar pelo Porto, referiu:

«O presidente foi claro há uns dias e eu também. Felizes pela equipa e abertos a avaliar possibilidades de a fortalecer. Temos de estar preparados caso haja oportunidades para os nossos jogadores, se alguém sair, alguém tem de chegar. É assim que estamos a uma semana do fim do mercado».

Por fim, falou sobre o reforço Oskar Pietuszewski e a profundidade na posição de extremo:

«A chegada do Oskar deu-nos a oportunidade de aumentar a profundidade nos corredores. Deu-me a oportunidade de ter mais jogadores para rodar. Na realidade, os três tinham a responsabilidade para duas posições para 32 jogos. É muito exigente para o nosso estilo de jogo e exigência com e sem bola. Falamos do registo defensivo e tudo tem que ver, não só com a solidez da linha defensiva, mas também do trabalho dos avançados. Estão a ajudar muito e a contribuir nas exibições e resultados. Com o Oskar há oportunidade de partilhar minutos e de estarem mais frescos e clínicos em frente do golo. É natural em termos de números, agora estaremos mais equilibrados na frente. Os golos e assistências chegarão. Queremos dar-lhes boas bolas para o 1X1, dar-lhes vantagens e colocá-los em posição para nos ajudarem».

O FC Porto x Gil Vicente está marcado para as 20h15 desta segunda-feira, dia 25 de janeiro, no Estádio do Dragão.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Cunha resolve e Manchester United volta a vencer na visita ao líder Arsenal

Este domingo, o Manchester United bateu o Arsenal por 3-2 na 23.ª jornada da Premier League. Bruno Fernandes e Diogo Dalot foram titulares.

CD Nacional goleia na receção ao Rio Ave e iguala os vilacondenses na classificação

O CD Nacional recebeu e goleou o Rio Ave por 4-0, este domingo, num jogo a contar para a 19.ª jornada da Primeira Liga.

Stije Resink volta a pronunciar-se sobre o interesse do Benfica: «Tento ser o mais honesto possível, mas não vou entrar em pormenores»

Stije Resink foi questionado quanto ao interesse do Benfica. Médio do Groningen confessou não ter uma ideia sobre o futuro.

Sporting anuncia planos para a véspera do jogo decisivo contra o Athletic na Champions League

O Sporting começou a preparação para o embate contra o Athletic na Champions League. Jogo é decisivo para o sonho leonino.

PUB

Mais Artigos Populares

As diagonais de Luis Suárez e a gestão de espaços da equipa de Rui Borges: Análise tática do Arouca x Sporting

Análise tática ao triunfo do Sporting em Arouca e às dinâmicas introduzidas por parte de Vasco Seabra e Rui Borges.

Presença muito especial nas bancadas do FC Porto B x Vizela da Segunda Liga

Thiago Silva foi espectador assíduo no FC Porto B x Vizela. Central brasileiro esteve no Olival a assistir à partida da Segunda Liga.

Já é conhecido mais um detalhe importante do empréstimo de Seko Fofana ao FC Porto

Seko Fofana está mais perto do FC Porto. Cedência do médio do Rennes deverá contemplar uma cláusula de opção de compra.