O regresso de Rafa Silva ao Benfica

- Advertisement -

Dois anos depois de ter trocado o Benfica pelo Besiktas a custo zero, aí está Rafa de volta à Luz. Os encarnados desembolsaram cerca de cinco milhões de euros pelo avançado de 32 anos, que assim termina uma curta aventura pela Turquia, onde esteve uma época e meia. Se para algumas pessoas este regresso foi uma surpresa, para outras a má vontade de Rafa em jogar pelo Besiktas nos últimos tempos já fazia antever que o regresso ao Benfica poderia ser uma realidade. Mas o que ainda pode dar Rafa a esta equipa nesta fase da época? É que a meu ver Rafa já chega um pouco tarde, pelo menos no contexto atual do clube, onde pouco ou nada há a conquistar.

Tivesse vindo logo no início na abertura do mercado de inverno, e teria dado muito jeito nas eliminatórias da Taça da Liga e da Taça de Portugal. E depois fica outra questão no ar. E se o seu regresso tivesse acontecido no início desta época? Que Benfica teríamos com um jogador deste calibre, num clube onde esteve oito anos e foi três vezes campeão nacional? Só que os “se’s” desta vida não ganham jogos e a realidade é que Rafa chega num momento em que o Benfica está a 10 pontos da liderança do campeonato, mas conseguiu um apuramento milagroso para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. E aí Rafa poderá ser muito útil, pois já poderá ajudar a equipa nessa fase da competição.

Rafa Silva Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Se estiver na plenitude das suas capacidades, terá sempre lugar cativo no onze encarnado. Resta saber em que posição. Como segundo avançado é onde se sente mais à vontade, mas também pode atuar pelo lado esquerdo do ataque, lugar que também não lhe é estranho. Rafa é um jogador rapidíssimo e conduz a bola como poucos o fazem no atual plantel comandado por José Mourinho. Em situações de contra ataque não vejo ninguém melhor que ele. Marcou 94 golos e fez 67 assistências durante a sua primeira passagem pelas águias, o que diz muito da sua importância.

E por isso a expetativa dos adeptos é grande, que vêem em Rafa uma espécie de salvador da pátria. Até mesmo para aqueles que torceram o nariz em relação ao seu regresso, duas ou três exibições de encher o olho do antigo internacional português e tudo ficará esquecido. A forma como saiu do Benfica nunca foi bem compreendida por grande parte da massa associativa, tal como os golos que marcou e não festejou. Mas essa é a sua forma de ser, é o seu feitio, e goste-se ou não se goste, Rafa deu sempre tudo em campo.

Rafa deixou saudades na sua primeira passagem pelos encarnados. Pelo que jogou, pelos golos que marcou e deu a marcar, e pela importância que teve em determinadas fases das épocas. Rafa gosta do Benfica e o Benfica gosta de Rafa. O número 27 das águias regressa a uma casa que bem conhece e parece não estar disposto a sair mais de Portugal. É aquele tipo de jogador que não gosta muito de sair da sua zona de conforto. O Besiktas foi a sua única experiência no estrangeiro e já não deverá ter mais aventuras fora do nosso país. O Benfica agradece e com ele vai procurar novamente o rumo das conquistas.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Teixeira soma nova vitória ao serviço dos Sub-23 do Al Wasl

Os Sub-23 do Al Wasl, orientados por Tiago Teixeira, venceram o Khorfakka, em mais uma partida do campeonato dos Emirados Árabes Unidos.

O mercado de inverno visto do banco

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Champions League: Real Madrid dá preferência a um encontro frente ao Benfica no playoff

A maioria dos elementos que compõem a estrutura e o plantel do Real Madrid querem enfrentar o Benfica no playoff da Champions League.

Alisson Santos deixa-se seduzir pelo Nápoles: os milhões que os italianos ponderam oferecer para convencer o Sporting

O Nápoles está a tentar o empréstimo de Alisson Santos ao Sporting, podendo colocar uma cláusula de opção de compra de 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Martín Anselmi começa Brasileirão com goleada frente ao Cruzeiro

O Botafogo aplicou uma goleada por 4-0 frente ao Cruzeiro, num encontro relativo à primeira jornada do Brasileirão.

Nulo, mas seguro | Go Ahead Eagles 0-0 SC Braga

O SC Braga foi a Deventer com um objetivo simples, sair vivo e sem sustos, num jogo em que o contexto pedia mais cabeça do que brilho.

Benfica lança camisola relacionada com o golo de Anatoliy Trubin ao Real Madrid

O Benfica lançou uma camisola relacionada com o golo de Anatoliy Trubin frente ao Real Madrid, para a Champions League.