5 pontas de lança de Portugal que Roberto Martínez pode levar ao Mundial 2026

- Advertisement -

Aproximando-se o Mundial 2026, fica na mente de quem acompanha a vida de Portugal, a questão de quais serão as escolhas do Selecionador Nacional para a competição. Entre os vários setores do campo, há sempre um que é especial e já há muitos anos que se renova a discussão à volta de um mesmo assunto: ataque e pontas de lança. Sendo absolutamente seguro que o capitão Cristiano Ronaldo (hoje um avançado mais fixo do que móvel) e Gonçalo Ramos estarão entre as escolhas do técnico espanhol, resta saber se serão as únicas escolhas para a posição ou haverá uma terceira.

O historial da equipa das quinas nas mais diversas competições quanto às opções para o eixo do ataque, é notoriamente volátil. As duas primeiras competições em que a Seleção Nacional Portuguesa participou (Mundial 1966 e Euro 1984) foram um caso particular pelas circunstâncias da época. Em 1966 e ainda sem substituições, o “gigante” José Torres e o “rei” Eusébio foram as únicas duas opções a jogarem o Campeonato do Mundo inglês. No Euro francês de 1984, existiu a circunstância absolutamente única do Selecionador Nacional, Fernando Cabrita, ter contado com os três goleadores dos três grandes: Fernando Gomes, Rui Jordão e Nené.

No entanto, entre o Mundial 1986 e o Euro 2024, as escolhas dos técnicos variaram em três sentidos. Entre o Campeonato do Mundo do México (1986) e o da Coreia/Japão (2002), a equipa nacional contou apenas com dois pontas de lança de raiz (Gomes e Águas em 1986, Domingos e Cadete em 1996 e Nuno Gomes e Pauleta em 2000 e 2002) e algumas alternativas que não o eram (Sá Pinto em 1996 e 2000 e João Vieira Pinto em 1996, 2000 e 2002). Este primeiro cenário repetiu-se em 2010 (Liedson e Hugo Almeida) e em 2022 (Gonçalo Ramos e André Silva, com Ronaldo, Leão e Félix como alternativas mais móveis).

Depois, entre 2004 e 2014 surge a tendência de convocar três pontas de lança de raiz, muito seguida por Luiz Felipe Scolari (Pauleta, Hélder Postiga e Nuno Gomes em 2004 e 2006, com Hugo Almeida no lugar do avançado açoriano em 2008) e Paulo Bento (Postiga, Almeida e Nélson Oliveira em 2012 e Éder em 2014, no lugar do atual avançado do Vitória SC).

Com a evolução do jogo e desde a vinda de Fernando Santos para a equipa nacional, surgiu uma terceira tendência e que se mantém até aos dias de hoje com Roberto Martínez: apenas contar com um ponta de lança de raiz e um conjunto relevante de alternativas não fixas (“falso nove”) e com mais mobilidade (Éder em 2016, com Ronaldo, Nani e Quaresma a serem mais utilizados em dupla móvel, André Silva em 2018, novamente com Ronaldo, Nani, Quaresma e Gonçalo Guedes a jogar do mesmo modo, algo que se repetiu em 2020 com Quaresma e Nani a serem substituídos por João Félix e Diogo Jota, por fim em 2024, Gonçalo Ramos foi a única opção de raiz e Ronaldo, João Félix, Rafael Leão e Diogo Jota a serem as alternativas mais móveis).

Resta saber se para o Mundial deste ano, Roberto Martínez vai manter a sua tendência atual (um ou dois avançados de perfil mais fixo e mais opções de estilo mais móvel) ou procurará um terceiro elemento. Juntando os critérios dos números da presente época, do global dos últimos três anos e da sua experiência nas seleções (menos relevante), aqui ficam cinco candidatos ao putativo lugar.

5.

Youssef Chermiti
Fonte: FPF

Youssef Chermiti – O jovem avançado formado no Sporting é um jogador com boa presença física, bom remate, mobilidade razoável e uma interessante capacidade técnica no um para um. Contando com alguma experiência na Seleção Sub-21, entra neste lote como uma aposta mais virada para o presente e futuro, algo sustentado pela sua evolução e rendimento esta época e nos últimos anos. Atualmente no Rangers, Chermiti fez até ao momento quatro golos e duas assistências em 25 jogos. No global, conta com oito golos e duas assistências, em 52 jogos nas últimas três épocas. 

4.

Kikas Estrela da Amadora
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Kikas – É um elemento que pode interessar a Martínez pela sua procura de oportunidades de concretização, presença assídua num ataque consistente e boa movimentação. Kikas ganha espaço neste leque de opções muito graças à sua interessante época atual, superando concorrentes com mais nome. Sem experiência nas seleções, mas com o segundo melhor registo de golos deste top, também se enquadra no perfil de “nove” tradicional e revela produtividade consistente. Na atual época entre Estrela Amadora e Eupen conta seis golos e uma assistência em 20 jogos. No global, ficam 21 golos e três assistências, em 87 jogos nas últimas três épocas.

3.

Fábio Silva, Borussia Dortmund
Fonte: Borussia Dortmund

Fábio Silva – Embora fique a ideia que devia ter números melhores por ter sido uma das grandes esperanças do futebol português a nível de avançados, a verdade é que o ex-jogador do FC Porto tem a seu favor a pressão ofensiva que mostra pelos clubes por onde tem passado, alguma força física e capacidade de jogo aéreo, além de capacidade goleadora.  O seu estatuto atual mantém-se no topo, não só pela consistência e experiência internacional, como pela ligação e percurso relevante nas seleções jovens (Euro Sub-17 em 2018 e 2019, Euro Sub-21 em 2023), mesmo com épocas menos conseguidas. Embora na atual época ao serviço do Borussia Dortmund, tenha apenas um golo e cinco assistências em 22 jogos, neste lote, tem o segundo melhor rendimento nas últimas três épocas. Acrescenta criatividade com nove assistências aos 18 golos, em 81 jogos nas últimas três épocas.

2.

Leonardo Rocha – Revelando alguns dotes de goleador, além de forte nas características do físico e jogo aéreo, poderá ser uma opção interessante para o técnico espanhol.  É o melhor marcador do lote no global das três últimas épocas, uma carreira maioritariamente no futebol internacional e apenas perde no critério da experiência nas seleções. Na presente época entre Lubin e Raków, Leonardo Rocha marcou sete golos e fez duas assistências em 23 jogos disputados. Já no global das três épocas, conta com 24 golos e quatro assistências, em 83 jogos.

1.

Gonçalo Guedes na Real Sociedad
Fonte: Real Sociedad

Gonçalo Guedes – Sendo um jogador com remate e finalização fáceis, boa mobilidade em termos de drible interior e também exterior para cruzamento, é uma forte opção a ser resgatada para servir de novo o ataque nacional.  De todos os jogadores deste leque, o atual avançado da Real Sociedad vence no equilíbrio total: boa produção na média histórica dos últimos três anos (13 golos e 13 assistências, em 90 jogos), interessante época atual (cinco golos e quatro assistências em 24 jogos) e experiência internacional relevante. Não sendo um ponta de lança puro, além de mostrar bons números, é polivalente no ataque (algo útil nas convocatórias) e é um interveniente com impacto coletivo. Todos os adeptos portugueses se recordam da vitória com o seu golo decisivo na final da Liga das Nações 2019.

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o motivo da ausência de Morten Hjulmand do Sporting x CD Nacional

Morten Hjulmand é baixa confirmada do Sporting x CD Nacional. Questões pessoais motivam ausência do capitão dos leões.

Nápoles tenta levar outro jogador do Sporting por 20 milhões de euros depois de Alisson Santos e vê proposta rejeitada

O Sporting rejeitou uma proposta do Nápoles por Iván Fresneda. Napolitanos dispostos a chegar aos 20 milhões de euros.

Nuno Santos regressa aos relvados depois de 463 dias afastado

Nuno Santos sofreu uma rutura total do tendão rotuliano do joelho direito em novembro de 2024, e fez o seu regresso ao serviço do Sporting B, este domingo.

Eis os onzes oficiais do Sporting x CD Nacional da Primeira Liga

O Sporting recebe o CD Nacional na 20.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Jude Bellingham saiu lesionado e em lágrimas aos 10 minutos da vitória do Real Madrid

Jude Bellingham pode falhar o embate com o Benfica na Champions League. O médio inglês abandonou o jogo com o Rayo Vallecano aos 10 minutos, em lágrimas.

Michael Carrick mantém registo perfeito com o Manchester United e Brentford vence o Aston Villa: Eis os resultados da tarde na Premier League

Na 24.ª jornada da Premier League, o Manchester United bateu o Fulham por 3-2 e o Brentford surpreendeu com uma vitória por 1-0 no terreno do Aston Villa.

André Villas-Boas e a renovação de Francesco Farioli: «Desde o primeiro dia, compreendeu que o FC Porto não vive de atalhos nem de facilidades»

O presidente do FC Porto deixou fortes elogios a Francesco Farioli, numa reflexão sobre a recente renovação de contrato.