Luís Freire assumiu o comando da Seleção Sub‑21 e destacou o talento dos jovens jogadores, reforçando que humildade e trabalho são essenciais. O treinador garantiu que quer levar Portugal ao título europeu em 2027.
O selecionador de Sub-21, Luís Freire destacou o talento dos jovens portugueses e afirmou que humildade e trabalho serão decisivos para alcançar o sucesso no Europeu de 2027. Depois de mais de 15 anos a trabalhar em clubes, Luís Freire assumiu a Seleção Sub‑21 e explica a diferença entre os dois papéis:
«No clube, o trabalho é diário, focado em treinos e jogos, com imediatismo nos resultados. Na seleção, o tempo é curto, os jogadores vêm de diferentes clubes e precisamos de construir rapidamente um grupo competitivo», afirmou, em entrevista ao jornal A Bola.
Luís Freire confessou que ser selecionador não estava nos seus planos, mas o convite de Pedro Proença motivou-o a abraçar o projeto:
«A confiança que ele nos transmitiu e a ambição demonstrada fizeram-me aceitar este desafio de corpo e alma», afirmou.
No balneário, o selecionador das jovens esperanças lusas promete muito trabalho, seriedade e paixão, destacando a alegria e energia dos jogadores:
«Queremos aproveitar ao máximo este entusiasmo e guiá-los dentro de campo. O objetivo é ganhar jogos, qualificação e o campeonato, mas sabemos que ainda há um longo percurso até 2027».
Luís Freire deixou elogios para os jogadores, após o início do seu trabalho, com quatro vitórias, um empate e 21 golos marcados nos cinco primeiros jogos da qualificação:
«Eles interpretam rapidamente as ideias, unem qualidade e empenho, e isso tem sido decisivo. É todo um trabalho coletivo, e tentaremos fazer ainda mais história juntos».
Luís Freire fez ainda fortes elogios à Federação Portuguesa de Futebol e ao selecionador nacional, Roberto Martínez:
«Estamos sempre muito em contacto, em grande sintonia. Ele ajudou-nos muito, continua a ajudar-nos bastante e eu também pretendo ajudar naquilo que puder para facilitar o trabalho dele. No topo da pirâmide estará sempre a Seleção A. Queremos aproveitar ao máximo o talento das gerações jovens e continuar a construir um caminho de sucesso para Portugal, rumo ao Euro 2027».

