Mauricio Pinilla foi diagnosticado com cancro. O antigo avançado do Sporting já iniciou o tratamento e referiu que já se sente melhor.
Mauricio Pinilla, antigo jogador do Sporting revelou que foi diagnosticado com cancro da pele e que está atualmente em tratamento. O ex-internacional chileno que representou os leões entre 2004 e 2005, confirmou à rádio Marca Personal que «passou muito mal»:
«Detectaram manchas na pele, fiz vários exames e diagnosticaram-me com cancro da pele. Não tinha contado isto até agora. Passei muito mal, estive quatro dias internado. As minhas defesas estavam muito em baixo, apanhei gripe quatro vezes em quatro semanas, uma delas com dupla infeção. Cheguei a ter 41 graus de febre e entrei na clínica a delirar. Tenho crises de angústia que trato com medicação».
Mauricio Pinilla revelou o seu estado atual após os tratamentos:
«Hoje sinto-me muito melhor, embora ainda tenha ataques repentinos de ansiedade que tenho de tratar com medicamentos e ansiolíticos. Continuo a consultar um psicólogo e um psiquiatra, estou em tratamento e não tenciono desistir. Esta é apenas a primeira parte, será necessário queimar as manchas que tenho na pele. Depois, o problema deverá resolver-se em pouco tempo. Estou a seguir uma terapia adequada, a exposição ao sol e o treino… parte disso foi a causa».
A decisão de tornar pública a sua doença partiu do próprio ex-jogador, numa tentativa de sensibilizar e avisar sobre os efeitos da exposição solar sem proteção:
«Quero que as pessoas se preocupem com a exposição ao sol sem proteção, especialmente os atletas de alto rendimento», concluiu Mauricio Pinilla.

