Rudi Garcia mostrou-se descontente com a possibilidade de Zeno Debast não poder ser opção para o encontro da Bélgica frente à Espanha.
Rudi Garcia realizou, esta sexta-feira, a conferência de imprensa de antevisão ao encontro entre Bélgica e Espanha, referente aos quartos de final do Mundial 2026. O selecionador belga mostrou-se descontente por não poder contar com Zeno Debast e garantiu que, na sua opinião, o defesa reunia condições para ir a jogo.
«Ele poderia jogar. Não quero falar muito sobre isso agora, para não alimentar polémicas. Irei esclarecer o assunto mais tarde. Depois do Campeonato do Mundo, ou seja, após 20 de julho», referiu Rudi Garcia.
Recorde-se que surgiram divergências entre o Sporting e a Federação Belga de Futebol relativamente à condição física de Zeno Debast. Enquanto a equipa médica da seleção belga considerou que o defesa estava apto para competir, o clube leonino entendeu que ainda não estavam reunidas as condições necessárias para o jogador regressar à competição:
«Zeno Debast não estará disponível para os quartos de final. O seu clube, o Sporting CP, informou o jogador de que não o considera clinicamente apto para disputar partidas. Esta avaliação difere daquela apresentada pela equipa médica dos diabos vermelhos, bem como das instâncias médicas e de seguros da FIFA. O Zeno treina hoje individualmente sob a supervisão do departamento de Performance da RBFA».
Recorde-se que Zeno Debast foi convocado por Rudi Garcia, mas ainda não somou qualquer minuto no Mundial 2026 devido a lesão.

