O Passado Também Chuta: The Old Firm: uma rivalidade além futebol

o passado tambem chuta

A Escócia é uma nação milenar e parte integrante do Reino Unido. Conta-nos a história de que a sua formação enquanto país independente foi marcada por grandes disputas territoriais, desde as invasões romanas, à ocupação pelos Vikings, passando pelos confrontos com Inglaterra do temível Eduardo I.

É um país que abriga um legado histórico ímpar. O emblemático Castelo de Edimburgo, o kilt, traço marcante da cultura e identidade do país, o Whisky, o Festival de Edimburgo, o Monstro de Loch Ness, figura mitológica que preenche o imaginário de todos aqueles que visitam o Lago Ness, ou o célebre “O´Flower of Scotland” entoado por uma qualquer Gaita de Fole.

 Mais do que uma viagem ao período medieval, que apenas a sua capital, Edimburgo, pode proporcionar, é na rival e mais populosa cidade de Glasgow que se encontra o maior foco de rivalidade de toda a Escócia desde a segunda metade do séc. XIX.

Católicos de um lado, Protestantes do outro. Celtic Football Club e Rangers Football Club. Os dois principais, e maiores, clubes de toda a Escócia protagonizam um dos mais escaldantes, antigos e fervorosos derbys do planeta, conhecido por “The Old Firm” (A Velha Firma). Para muitos especialistas esta histórica partida de futebol é muito mais do que um jogo, é a maior rivalidade do mundo do futebol.

Esta designação, pela qual é conhecido o derby de Glasgow, remonta ao tempo em que os dois clubes, por razões e interesses económicos combinaram empatar o jogo do título, forçando, assim, a realização de uma última e decisiva partida, beneficiando, desse modo, da receita de bilheteira extra.

Numa cidade fortemente marcada por intensas divergências culturais, étnicas e religiosas, rapidamente estas discordâncias se transferiram para o futebol. O clima de guerrilha, paixão, fanatismo e loucura que caracteriza o Old Firm concebeu-lhe uma aura eterna que arrebata gerações e gerações (os adeptos dos dois clubes disputam a condição de verdadeiros descendentes do povo Celta).

Uma rivalidade vibrante Fonte: autonomyscotland.org
Uma rivalidade vibrante
Fonte: autonomyscotland.org

Fundado em 1888 por imigrantes irlandeses católicos, o Celtic de Glasgow é o clube predileto dos escoceses, tendo milhares de adeptos irlandeses. No seu estádio, o Celtic Park, é comum verem-se bandeiras com o retrato do Papa João Paulo II.

Por seu turno, o Glasgow Rangers foi fundado em 1882, por membros ligados à monarquia inglesa e à igreja protestante, sendo que a esmagadora maioria dos seus adeptos são seguidores político-religiosos da Rainha Elizabeth II do Reino Unido, sendo visível no Ibrox Stadium várias bandeiras alusivas à Grã-Bretanha.

Os dois gigantes de Glasgow dominam e bipolarizam em larga escala o futebol escocês, só perdendo o título, excecionalmente, em determinadas épocas, para o Hearts, Aberdeen e Hibernians, que protagonizam o denominado “New Firm”.

A propósito, desde a longínqua temporada de 1984/1985, que um clube não se intromete na hegemonia de Rangers e Celtic. O último clube a alcançar o título de campeão foi o Aberdeen, treinado por um tal de Alex Ferguson.

No histórico de duelos entre estes dois clubes, o Rangers tem vantagem, averbando um total de 241 vitórias, contra 199 do seu rival Celtic.

O período mais negro da história do Old Firm deu-se em 2012 quando o Rangers desceu à quarta divisão do futebol escocês em virtude de uma grave crise financeira que assolou o clube, acabando por regressar à primeira divisão apenas esta temporada.

Num país onde o Golf se destaca como a principal atividade desportiva, e com um campeonato de futebol com pouca expressão e visibilidade, o Old Firm, por toda a história e carga simbólica que o caracteriza, é o derby mais intenso do futebol mundial, com uma rivalidade que vai muito além do tapete de jogo.

Artigo revisto por: Diana Martins

Foto de capa: futeboleuropeu.com.br

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Damaiense pode disputar Primeira Liga Feminina graças a providência cautelar

O Damaiense pode continuar na Primeira Liga Feminina 2025/26. Providência cautelar salvou a equipa da não inscrição.

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Ares despede-se do FC Porto: «Sempre me senti muito identificado com os valores do clube»

Ricardo Ares despediu-se do posto de treinador do FC Porto em Hóquei em Patins. O técnico vai rumar ao Barcelona.

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.

Jason Remeseiro confirmado no Al Feiha

Jason Remeseiro foi confirmado como novo jogador do Al Feiha. O jogador assinou um contrato de uma temporada, que pode ser estendido.