O Passado Também Chuta: CF “Os Belenenses”: A Velha Guarda do Futebol Português

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Foi há 98 anos que foi fundado o Clube de futebol “Os Belenenses”, num humilde banco de jardim, em Belém, corria o ano de 1919. A ideia da criação deste ilustre clube passava pela alternativa aos famigerados Benfica e Sporting da altura. O Belenenses pretendia ser a nova alternativa desportiva da capital.

Artur José Pereira, jogador do Sporting CP, decide criar um clube que levasse o nome da sua terra mais longe. A ideia deixou outros jogadores curiosos sobre o assunto e começou a influenciar alguns jogadores provenientes do SL Benfica, a embarcar nessa aventura que perdurou até aos dias de hoje e que faz da equipa d’Os Belenenses, uma das mais históricas do futebol português.

Durante o mês de Agosto, Artur Pereira juntou-se a seu irmão Francisco Pereira e procurou  dar os primeiros passos para a formação do Belenenses. Foi então que em 23 de Setembro de 1919 o clube ficou oficialmente fundado com jogadores jovens do bairro de Belém. A partir daí a equipa do Restelo começaria a escrever uma história sem precedentes no futebol português, por sinal, uma das mais ricas.

A 8 de Novembro do mesmo ano realizou-se o primeiro jogo oficial dos azuis do restelo contra os vizinhos do Vitória de Setúbal, o qual perderam, por 1-0, na taça “Associação”. Mas nem a derrota os fez parar. A força da equipa de Belém já se começava a fazer notas e as gentes de Lisboa, mais concretamente da zona de Belém, começavam a associar-se aquele novo clube que surgia.

O primeiro grande clássico do clube foi em 21 de Janeiro de 1920 contra o Benfica, rival de Lisboa. A equipa de Belém estreou-se da melhor forma em clássicos, logo com uma vitória por 2-1 perante um Benfica, que na altura era uma das mais temíveis equipa do panorama do futebol nacional, fazendo jus ao seu lema: “(…) Nada temos que temer, Belenenses para a frente (…)”. Já aí se podia olhar para o Belenenses como um clube com uma mensagem diferente dos outros rivais de Lisboa. O Belenenses tentava colocar-se entre os dois grandes de Lisboa, apostava numa postura diferente, num espírito também ele diferente, algo que cativou muitos adeptos  na época.

O primeiro jogo no Restelo, Belenenses- Benfica, deixou o  estádio completamente cheio Fonte: CF Os Beleneneses
O primeiro jogo no Restelo, Belenenses- Benfica, deixou o estádio completamente cheio
Fonte: CF Os Beleneneses

A sua estreia a nível internacional realizou-se a 10 de Junho do ano seguinte. Foi no dia de Portugal, que o clube Português mostrou a “ilustre gente lusitana”, ao ganhar ao Sevilha de Espanha por 2-0.

Aos poucos os azuis do restelo iam crescendo e na cidade de Lisboa crescia, cada vez mais, a sua popularidade. Apesar disso havia um título que os adeptos desejavam e que teimava em escapar aos do Restelo: o campeonato nacional.O Belenenses já somava no seu palmarés duas competições do anterior campeonato de Portugal mas os azuis do restelo queriam mais. Algo que viria a acontecer,  na época de 1945/46.Todo o trabalho árduo do clube viria a ser recompensado ao sagrar-se campeão nacional do Futebol Português. Foi o primeiro clube não grande, na I divisão a conquistar o titulo de campeão nacional. Ao Belenenses só iria juntar-se, posteriormente, o Boavista. O Belenenses, da altura, tinha uma dimensão diferente. Era um clube que conseguia chamar até si a atenção muitos adeptos. O Belenenses propunha-se a acabar com a excessiva bipolarização do futebol na capital e no país.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.

Paris FC elimina PSG da Taça de França

O PSG foi eliminado esta segunda-feira pelo PSG da Taça de França, sendo derrotado por uma bola a zero.

Grémio de Luís Castro anuncia contratação de Tetê a troco de 6 milhões de euros

O extremo brasileiro Tetê deixou o Panathinaikos e assinou pelo Grémio até dezembro de 2029, num negócio avaliado em seis milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool avança na Taça de Inglaterra com vitória caseira diante do Barnsley FC

O Liverpool bateu o Barnsley FC por 4-1, esta segunda-feira, num jogo a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.

Juventus aplica ‘chapa 5’ à Cremonese

A Juventus recebeu e venceu a Cremonense por cinco bolas a zero, em jogo relativo à 20.ª jornada da Serie A.

Defesa-lateral do FC Porto atrai interesse de vários clubes europeus

O Atlético Madrid, Newcastle e AS Roma estão interessados na contratação de Francisco Moura. O defesa-lateral tem contrato com o FC Porto até 2029.