A importância do regresso do Sporting CP ao Voleibol

Cabeçalho modalidades

A data 13 de Maio de 2017 ficou marcada na memória de muitos benfiquistas como o dia em que o seu clube conseguiu o histórico Tetra-Campeonato ao vencer no Estádio da Luz o Vitória de Guimarães por uns expressivos 5-0. Algumas horas antes, a poucos metros dali, no Pavilhão da Luz, a equipa de voleibol do Benfica vencia o Sporting de Espinho por 3-0, sagrando-se também assim campeã nacional.

Este era o terceiro título de campeão nacional conquistado pelo Benfica nas últimas quatro épocas, vencendo ainda duas Taças de Portugal nesse período. A esta data o Benfica vinha ainda numa sequência de cinco Supertaças de Portugal conquistadas de forma consecutiva.

Para que se entenda a supremacia da equipa encarnada no panorama nacional, na última edição do Campeonato Nacional (2016/2017) o Benfica venceu a fase regular com 22 vitórias em 22 jogos, cedendo apenas 5 set’s em toda esta fase.

Foi neste contexto que, a 5 de Junho de 2017, o Sporting CP anunciava em comunicado oficial o regresso de uma equipa senior ao Voleibol, 22 anos depois da extinção da modalidade no clube.

Foto Ofical do Plantel para a época 2017/2018 Fonte: Sporting CP
Foto Ofical do Plantel para a época 2017/2018
Fonte: Sporting CP

O clube de Alvalade tentou passar uma mensagem de calma e ponderação, não querendo assumir desde logo uma posição de candidatura ao título, tendo inclusivamente o treinador Hugo Silva dito após a vitória frente ao Benfica na primeira jornado do campeonato que “Quem diz que o Sporting é candidato não percebe nada disto”.

Percebe-se a mensagem que o clube tentou passar, sabendo-se que poderiam surgir dificuldades normais na criação de uma equipa de raiz, sem rotinas de jogo. No entanto, parecia óbvio que o regresso do Sporting CP à modalidade iria aumentar a qualidade do campeonato e transformar o mesmo numa competição mais equilibrada.

Quando um dos chamados “clubes grandes” aposta numa modalidade, tipicamente consegue resultados de uma forma rápida. São inumeros os casos de sucesso em situações deste género.

O Benfica criou a sua equipa de futsal em 2001/2002, adquirindo os direitos do GD Olímpico (11º classificado em 2000/2001), apostando em vários jogadores dessa equipa e noutros de equipas como o Atlético, o Correio da Manhã e até o Sporting, clubes fortes daquela época, sendo muitos destes jogadores internacionais. Logo na época de estreia o Benfica conseguiu ficar em segundo lugar, sendo campeão na época seguinte. Desde então, em conjunto com o Sporting, os rivais lisboetas têm dominado a modalidade, não tendo existido outro campeão nacional.

O Sporting tinha extinto o Hóquei em Patins, tendo voltado à modalidade na época de 2010/2011. Ao contrário do que aconteceu no Voleibol, o Sporting teve de recomeçar na 3ª Divisão Nacional. No entanto, no espaço de 6 épocas, o clube chegou à 1ª Divisão, já se afirma como um sério candidato ao título e já conquistou inclusivamente uma Taça CERS.

Diogo Reganha
Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Acabar o trabalho | Benfica x Nice

Depois de um jogo morno na França, o Benfica quer acabar o trabalho na Luz, a par e passo que o Nice quer operar uma remontada histórica.

Luís Pinto: «Tivemos a possibilidade de ter a bola, mas não conseguimos ser perigosos»

Luís Pinto abordou a partida entre o FC Porto e o Vitória SC, relativo à primeira jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli: «A equipa jogou como o Jorge Costa gostaria de ver»

Francesco Farioli abordou a partida entre o FC Porto e o Vitória SC, relativo à primeira jornada da Primeira Liga.

Diogo Costa em lágrimas: «O objetivo era deixar o Jorge orgulhoso

Diogo Costa abordou a partida entre o FC Porto e o Vitória SC, relativo à primeira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto derrota Vitória SC em noite de homenagem a Jorge Costa

O FC Porto bateu o Vitória SC na noite desta segunda-feira por 3-0, em jogo da primeira jornada da Primeira Liga.

Eis os 4 destaques do FC Porto x Vitória SC

O FC Porto venceu o Vitória SC por 3-0 no Estádio do Dragão. Confira os destaques do jogo na 1ª. jornada da Primeira Liga.

Atenção, FC Porto: Martim Fernandes deixa o relvado de maca

Martim Fernandes saiu lesionado ao minuto 55'. Zaidu Sanusi entrou para o lugar do jovem lateral dos dragões.