Diogo Dalot e Rafa Soares: Sucessores espreitam oportunidade

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O plantel do FC Porto, por mais qualidade que possa ter com a transição para uma nova época, padece sempre de um “problema” que já tem vários anos de existência: a falta de aposta nas camadas jovens. Houve tempos em que a famosa Academia de Alcochete se destacava em todo o mundo e, mais recentemente, a aposta no Seixal também tem colhido frutos. No entanto, desde a introdução das equipas B na Segunda Liga, é o FC Porto B que mais se tem destacado: alcançou por uma vez a segunda posição, foi uma vez campeão e esta época está bem encaminhado para repetir o feito. Num plantel onde a aposta é maioritariamente a formação do FC Porto estas conquistas recentes provam, afinal, que os dragões estão recheados de jovens de qualidade. Hoje focamo-nos em dois jovens laterais, produtos da formação azul e branca: Rafa Soares e Diogo Dalot.

Diogo Dalot assume-se, atualmente, como a principal coqueluche nos quadros dos dragões. Todas as épocas o nome do jovem defesa é apontado a grandes tubarões europeus e ainda este mês os grandes clubes italianos (Juventus FC e SSC Nápoles) voltaram a manifestar interesse. Apesar da tenra idade, Diogo Dalot mostra uma maturidade acima da média e a equipa B serve atualmente como principal fonte de aprendizagem. Podendo jogar tanto na esquerda como na direita da defesa, Dalot tarda em afirmar-se no plantel principal ainda que tenha integrado o lote de jogadores na apresentação aos adeptos para a nova época. As oportunidades para o jovem defesa são quase inexistentes mas os apoiantes dos dragões anseiam que o nome de Dalot seja cada vez mais recorrente na equipa principal e sabem que é uma questão de tempo até que o jogador se revele e atinja todo o potencial prometido.

Em relação a Rafa Soares a história é diferente. Rafa já não é um jovem promissor de 18 anos como Dalot e, apesar dos seus 22 anos, já devia ter “explodido”. O lateral esquerdo tem sido notícia nos últimos dias já que este se encontra insatisfeito no Fulham FC, clube no qual está atualmente cedido por empréstimo dos dragões. Este é já o terceiro empréstimo na carreira de Rafa, tendo tido passagens também pela A Académica de Coimbra e Rio Ave FC. Rafa Soares, tal como Diogo Dalot, também integrou o grupo de 23 jogadores que se apresentou aos adeptos e muitos acreditaram que, depois de um empréstimo bem-sucedido ao Rio Ave, este seria o ano de afirmação do lateral. Mas tal não aconteceu! Rafa foi mais uma vez emprestado e tem uma vez mais o futuro indefinido.

Rafa está atualmente cedido ao Fulham FC, mas notícias recentes afirmam que o jogador está insatisfeito e que deve sair ainda no mercado de inverno Fonte: Fulham FC
Rafa está atualmente cedido ao Fulham FC, mas notícias recentes afirmam que o jogador está insatisfeito e que deve sair ainda no mercado de inverno
Fonte: Fulham FC

Mas qual o motivo pelo qual o FC Porto não aposta definitivamente nestes dois laterais na equipa principal? Sérgio Conceição tem neste momento dois pilares nas laterais do seu onze: Ricardo Pereira e Alex Telles. Estes jogadores são indubitavelmente as melhores opções em todo o plantel. No entanto, Maxi Pereira e Miguel Layún são também apostas esporádicas do treinador, alinhando aos poucos em poucos jogos. Esta situação faz-me levantar outra questão: será que Diogo Dalot e Rafa Soares não têm capacidade suficiente para assumir o estatuto de laterais suplentes atualmente atribuído a Maxi e Layún? Não seria esta uma forma de aliviar a folha salarial e, ao mesmo tempo, potenciar dois jovens talentos?

Maxi Pereira já não é o Maxi de outros tempos! Os anos passam por todos e é unânime para os adeptos portistas que Ricardo Pereira é, atualmente, a melhor opção para a direita da defesa. A juntar a isto é sabido que Maxi aufere um elevado salário anual, o que pesa (e muito) aos cofres dos dragões. Apesar dos bons momentos que Maxi ainda proporcionou aos adeptos portistas, tal como o golo que garantiu o empate na Luz na época passada, começa a chegar a hora de o uruguaio pensar num último grande contrato na sua carreira, possivelmente fora da Europa.

Também Miguel Layún se apresenta, a meu ver, como um jogador excedentário no plantel do FC Porto. O mexicano já não é o mesmo jogador que foi na época de estreia, quando ganhou o prémio de melhor assistente do campeonato. Assim como acontece no caso de Maxi, Layún foi relegado para o banco de suplentes porque existe atualmente, no plantel dos dragões, uma opção melhor: Alex Telles. Layún esteve próximo da saída neste mercado de inverno, mas a sua versatilidade é um trunfo que lhe garante a continuidade naquele que é um plantel curto.

Por tudo isto considero que Diogo Dalot e Rafa Soares estão prontos para herdar os lugares de Layún e Maxi. Chega de desperdiçar talento jovem e português! Os empréstimos, no caso de Rafa, são bons até um certo ponto; a partir de uma certa altura começam a “estragar” o jogador. Dalot e Rafa têm todo o potencial e capacidade para substituir os respetivos colegas de equipa e, gradualmente, irem assumindo um papel de destaque no plantel principal. Fica a ganhar a equipa, os cofres dos dragões e, possivelmente, a Seleção Nacional.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela do Barcelona agradece a Hansi Flick: «Se não tivesse vindo, eu teria deixado o Barça»

Raphinha deixou palavras de agradecimento para Hansi Flick, após a vitória do Barcelona frente ao Real Madrid, na Supertaça Espanhola.

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.

FC Porto x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O FC Porto vai receber o Benfica no Estádio do Dragão, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Jogo será transmitido em canal aberto na RTP 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Internacional brasileiro elogia José Mourinho e deixa conselho ao plantel do Benfica: «Se fizerem isso, não vão ter qualquer tipo de problema»

Em entrevista, Lucas Moura falou sobre José Mourinho e deixou rasgados elogios ao atual treinador do Benfica.

As lesões de Natal no Sporting

Mais um Natal, mais um cabaz de lesões. Em dezembro de 2024, o Sporting chegou às onze lesões e este ano vamos pelo mesmo caminho: são já nove jogadores indisponíveis.

Morreu Rolland Courbis

Rolland Courbis morreu aos 72 anos. A Ligue 1 confirmou que o antigo jogador e treinador francês partiu na manhã desta segunda-feira.