📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Girabola: O regresso da festa do futebol

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

 

Terminada a participação dos Palancas Negras no CHAN 2018, é tempo do Girabola regressar aos relvados. Com início marcado para o dia 9 de fevereiro, a edição deste ano tem desde logo uma atenuante: será de duração mais curta (irá jogar-se de fevereiro até agosto, e não até a outubro/novembro, como era habitual), devido às exigências da CAF (organismo que tutela o Futebol em África) para a harmonização dos calendários dos campeonatos nacionais no continente. Apesar dessa mudança, o Girabola não irá deixar de ter o mesmo encanto e magia das edições anteriores, uma vez que os clubes apostaram fortemente na construção dos seus plantéis, de modo a atingir os objetivos a que se propuseram. Em seguida, irei fazer uma breve análise sobre os candidatos ao título e as suas aspirações para este ano futebolístico.

Começando pelo campeão em título, o 1.º de Agosto irá contar para esta época com um novo técnico: Zoran Maki substituiu Dragan Jovic (saiu no final da época passada, devido a problemas de saúde) no comando técnico da equipa d’Os Militares, e pretende levá-los à conquista do tricampeonato. O clube de Luanda no mercado decidiu apostar na manutenção da maioria do plantel que venceu a prova do ano passado, mas também não deixou de se reforçar: os nigerianos Razak e Yisá e o congolês Jacques juntaram-se à equipa agora treinada por Maki. Além disso, o 1º de Agosto irá defender o título de campeão, com oito jogadores provenientes da sua formação (entre eles, Nélson da Luz e Cirilio), como prova de está que a ser uma forte aposta nas camadas jovens do clube.

1.º de Agosto e Petro de Luanda foram os dois protagonistas do Girabola´17 Fonte: Girabola
1.º de Agosto e Petro de Luanda foram os dois protagonistas do Girabola´17
Fonte: Girabola

Quanto ao Petro de Luanda, o clube orientado por Beto Bianchi está empenhado em quebrar a recente hegemonia do seu grande rival da capital angolana. Para isso, o Petro foi buscar alguns reforços – oito no total, e com o principal destaque para o avançado brasileiro Harrison, que atuava no Atlético Paranense. A equipa petrolífera parte para esta nova época com as aspirações renovadas de atingir o título de campeão, que lhe foge desde 2009.

No que diz respeito aos outros dois candidatos ao título, Kabuscorp e Recreativo do Libolo, ambos os clubes irão contar com novos treinadores para esta edição do campeonato: Sérgio Traguil do lado do Kabuscorp e Kito Ribeiro no Rec. Libolo. Os dois técnicos terão uma missão espinhosa pela sua frente, pois têm como principal objetivo levar o seu respetivo clube de novo à glória, o que não se adivinha desde logo uma tarefa fácil, tendo em especial atenção as duas últimas épocas, em que a discussão do título foi entre o 1.º de Agosto e o Petro de Luanda.

Por último, é de salientar as presenças do FC Casa Militar, Domant FC e Sporting de Cabinda que irão participar no principal campeonato de Angola, após terem garantido a subida de divisão. Os récem-promovidos estão motivados para jogar no Girabola, embora saibam que terão de lutar imenso para se manterem entre a elite do futebol angolano.

Parece estar tudo a postos para o início da nova edição do Girabola, bastando apenas aos árbitros darem o apito  para se começar a jogar um campeonato que irá ser bastante incerto até ao seu término, como tem sido em anos anteriores. Que (re)comece então de novo a festa do futebol!

 Foto de capa: Girabola

Texto revisto por: Teresa Lopes 

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca garante que Fenerbahçe pagou quase 750 mil euros pela suíte de luxo ocupada por José Mourinho por 15 meses

O Fenerbahçe teve de pagar a hospedagem de José Mourinho na Turquia. Conta chega perto dos 750 mil euros para o clube turco.

Ricardo Silva e o seu modelo de jogo: «Gosto que as minhas equipas sejam protagonistas dentro do campo, com um jogo acelerado que procura...

Ricardo Silva é treinador com passagem no Paços de Ferreira e Vilaverdense. Na entrevista do Bola na Rede falou do seu modelo de jogo.

Al Rayyan de Artur Jorge goleia com póker de Roger Guedes

Este domingo, o Al Rayyan de Artur Jorge deslocou-se ate ao terreno do Al-Shahaniya, na 7.ª jornada da Liga do Catar, vencendo por 5-1.

João Diogo Manteigas rejeita convite de Rui Costa para assistir ao Benfica x Casa Pia na tribuna presidencial: «Gosto mais de estar na porta...

João Diogo Manteigas optou por não aceitar o convite de Rui Costa. Presidente reeleito convidou candidatos a assistir ao Benfica x Casa Pia na Tribuna Presidencial.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Silva sobre o feito de subidas consecutivas: «Remodelámos a equipa e fizemos um plantel espetacular»

Ricardo Silva é treinador com passagem no Paços de Ferreira e Vilaverdense. Na entrevista do Bola na Rede falou das subidas consecutivas.

Nottingham Forest regressa às vitórias em Inglaterra 3 meses depois e Aston Villa atropela Bournemouth: eis os primeiros resultados do dia na Premier League

O Nottingham Forest voltou a vencer na Premier League, algo que não se sucedia desde agosto. Aston Villa também viveu dia em cheio.

Ricardo Silva e as propostas que recebeu: «Um clube de primeira divisão no contexto de manutenção e um clube de segunda divisão com projeto...

Ricardo Silva é treinador com passagem no Paços de Ferreira e Vilaverdense. Na entrevista do Bola na Rede falou de propostas de trabalho.