O “maluco” do Bruno de Carvalho

Há uns anos atrás, no primeiro Congresso Internacional do “Futuro do Futebol”, o presidente leonino foi um dos primeiros a falar do VAR em Portugal. Na altura chamaram-lhe maluco por querer tirar a magia e a paixão do futebol. A verdade é que num “curto” espaço de tempo foi implementado em Portugal (ainda com muitas melhorias a efectuar).

Passados uns tempos foi a discussão com a Doyen e os fundos… também lhe chamaram “maluquinho”, mas, e apesar de ter perdido no Tribunal Arbitral do Desporto, a verdade é que quer a FIFA quer a UEFA se colocaram ao lado do Sporting nesta situação.

Depois, vieram os “vouchers e camisolas” de oferta, que não sendo uma “corrupção” tremenda tem tido o impacto que tem na sociedade portuguesa, onde se percebe que era somente a ponta do Icebergue. Lá foi outra vez o “parvinho” do BdC a falar disto…

A verdade é que, em Portugal, o futebol tem mudado e muito graças a este “parvalhão” do presidente do Sporting Clube de Portugal. Tenho pena que o Congresso “Future of Football” não tenha tido mais participação de outros clubes portugueses e que quer a Federação quer a Liga Portuguesa de Futebol não tenham uma maior intervenção nos painéis (e não se limitarem) aos discursos quer de abertura quer de encerramento.

São os adeptos que fazem com que o Futebol seja um desporto de paixões. Não se pode retirar essa paixão aos adeptos. Há que tornar cada equipa, como algo mais do que um “mero” clube
Fonte: Sporting Clube de Portugal

No último Congresso, que aconteceu no Pavilhão João Rocha, Bruno de Carvalho voltou ao ataque: se queremos transparência porque não seguir o exemplo da Major League Soccer (MLS) nos Estados Unidos da América e passar nos estádios a imagem que foi decisiva para a decisão do árbitro?

A verdade é que Lukas Brud, CEO da International Football Association Board, responsáveis pelo VAR no Futebol, disse que o exemplo americano é de sucesso e que o “modelo europeu” parece renitente em imitar este sucesso em que eles não proíbem a passagem dessas imagens. Cada país poderá fazer o que bem entender. Logo no momento, BdC lançou o desafio repetidamente quer ao Presidente do Conselho de Arbitragem quer ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol… Fernando Gomes da FPF deu um “não redondo” e pouco depois abandonou o Congresso. Pode ter sido só uma questão de agenda, mas que ficou uma sensação de desconforto em abordar o tema… ficou!

Ainda sobre a questão do VAR nos EUA, tem sido um sucesso por vários factores: todos foram treinados (Imprensa, Jogadores/Staff, Público). Ainda hoje, antes de qualquer jogo, passa quer nos écrãs, quer na TV, o que é o Vídeo-Árbitro.

E há que humanizar os árbitros, deixá-los falar sobre a sua experiência e sobre os lances onde estão envolvidos: se todos os intervenientes no jogo falam, porque não a arbitragem fazer o mesmo?

O Futebol tem uma paixão que mais nenhum negócio tem e se queremos um desporto que “pertença aos fãs” que seja confiável, reputado e autêntico, temos de devolver o desporto aos fãs, sem lhe tirar a paixão.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Pedro Miguel Silva
Pedro Miguel Silvahttp://www.bolanarede.pt
Seja fisicamente, seja em pensamento, seja com uma caneta na mão, "O Sporting é o nosso grande amor!".                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic já se encontra em Portugal para assinar pelo Benfica

Franjo Ivanovic chegou a Lisboa durante a noite desta terça-feira e vai assinar contrato com o Benfica.

Terça-feira de Champions League: eis os resultados

Disputaram-se vários jogos durante esta terça-feira da Champions League e algumas equipas foram eliminadas da prova.

Olimpija Ljubljana de Jorge Simão segue em frente na Conference League

O Olimpija Ljubljana não foi além de um empate contra o Inter Escaldes, mas está apurado para a próxima fase da Conference League.

Braga perto de garantir 10 milhões de euros com excedentário

O Braga vai vender Simon Banza ao Al Jazira. Há um acordo entre os dois clubes por 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador troca o FC Porto pelo Sporting

Diogo Barata foi confirmado como reforço do Sporting. O jogador de hóquei em patins pertencia aos quadros do FC Porto.

Mallorca define preço de internacional português: 15 milhões de euros

O Mallorca já definiu que pretende receber 15 milhões de euros por Samu Costa. O médio português soma pretendentes.

FC Porto encontra forma de ter Gabri Veiga disponível para a primeira jornada da Primeira Liga

O FC Porto corria o risco de não contar com Gabri Veiga na primeira jornada da Primeira Liga, mas o jogador vai poder ser usado.