A Austrália e os outros!

    Quando há Jogos da Commonwealth, todos os olhos se centram na Austrália. Este ano, isso acentua-se porque a edição de 2018 decorre na terra dos cangurus, na Gold Coast, mas, regra geral, deve-se apenas à enorme vantagem que sempre alcança na tabela de medalhas, fruto da divisão do Reino Unido nas suas quatro nações.

    E onde se nota mais essa diferença é na pista. Habituados que estamos a ver Austrália e Reino Unido lutarem nas finais dos Mundiais, aqui limitamo-nos a ver os aussies dominar. Ainda assim, só conquistaram três das quatro provas coletivas, já que a Nova Zelândia conseguiu surpreender no Sprint por Equipas Masculino. Também nas provas individuais os da casa mostraram que não estavam para brincadeiras, liderados por Stephanie Morton (Sprint e Keirin) e Matt Glaetzer (Keirin e Contrarrelógio).

    Stephanie Morton foi a principal figura no Velódromo Anna Meares
    Fonte: Cycling Australia

    Não se ficariam, ainda assim, por aqui, levando ainda mais três ouros por Kaarle McCulloch (Contrarrelógio), Sam Welsford (Scratch) e Amy Cure (Scratch). Quem mais se aproximou foi a Escócia, em que a estrela Katie Archibald apenas venceu a Perseguição, mas esteve perto de fazer história com o seu irmão John Archibald, que na mesma disciplina só perdeu na final para o inglês Charlie Tanfield. Mark Stewart daria o outro ouro aos escoceses na Corrida por Pontos. As outras duas nações a conquistar ouros nas provas individuais de pista foram o País de Gales por Elinor Barker (Corrida por Pontos) e a Nova Zelândia por Sam Webster (Sprint).

    No ciclismo de montanha, houve domínios diferentes em masculinos e femininos, com os favoritos a não perdoarem. Nos homens, o duo neozelandês de Sam Gaze e Anton Cooper confirmou o estatuto prévio de maiores candidatos, com Gaze, duplo campeão do mundo em sub23, a ficar com o ouro ao bater ao sprint Cooper, vencedor nos Jogos da Commonwealth em 2014, que assim conquistou a medalha de prata. O sul-africano Alan Hatherly chegou pouco depois e fechou o podium. 

    As inglesas dominaram a prova feminina de Mountain Bike
    Fonte: Team England

    Já nas mulheres, não havia como apostar contra Annie Last e a inglesa mostrou o porquê e foi mesmo a primeira a cortar a meta. A sua compatriota Evie Richards, jovem estrela em ascensão no ciclocrosse, ainda deu alguma luta, enquanto o bronze foi para Haley Smith do Canadá que ficou já a mais de dois minutos. A outra representante do Canadá, Emily Batty, desiludiu ao falhar as medalhas, tendo-se ficado pelo quarto posto.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting eliminado da Liga Europeia

    O Sporting foi eliminado esta terça-feira da Liga Europeia...

    Mário Branco reuniu-se com emblema italiano

    Mário Branco é o atual diretor desportivo do Fenerbahçe,...

    Barcelona a um passo de renovar contrato com jogador até 2025

    O Barcelona está muito perto de renovar o contrato...

    Ipswich Town está a um ponto de regressar à Premier League

    O Ipswich Town está muito perto de regressar à...

    Sporting renova com jovem promessa de 18 anos

    O Sporting renovou contrato com Alexandre Brito. O médio...