João Sousa: O trabalho não traz surpresas

cab ténis

João Sousa perdeu na madrugada de Quarta para Quinta feira frente a Andy Murray por 6/3 e 6/4. Um bom resultado para um tenista português dentro do top50 que está a iniciar agora a sua temporada.

O tenista vimaranense jogou bem, mas foi perdendo terreno à medida que a partida ia avançando, tal como esperado. O ritmo de Murray é diferente e foi isso que Sousa admitiu no final: que “os detalhes fizeram a diferença”. Ainda assim, face à semana anterior, em que perdeu por 6/1 e 6/0 frente a Nadal, a evolução foi notória.

Foi este resultado surpreendente? Não, e por uma questão simples. O trabalho não traz surpresas, e conhecendo o público especializado em ténis o trabalho de João Sousa, sabia que o tenista português iria ter nesta fase um bom momento de forma que o poderia fazer sonhar com voos mais altos. Para já, João Sousa garantiu os mesmos pontos face ao ano passado neste torneio, e isso é importante, visto que, como aqui referi num artigo anterior, os portugueses sofrem sempre no ano seguinte ao de grande sucesso, pelo que ir conseguindo os mesmos pontos de 2013 é desde logo um bom resultado.

João Sousa e Andy Murray Fonte: Record.xl.pt
João Sousa e Andy Murray
Fonte: Record Online

O próprio Andy Murray referiu no final da partida estar surpreendido com o nível de jogo de João Sousa, pela sua agressividade na rede. Esta evolução revela não só que Sousa sabe o que é preciso fazer para surpreender os tenistas de top, os tenistas que, como referiu, têm um ritmo diferente do seu, mas também que não tem medo de o fazer.

A estrutura em que está envolvido, com o acompanhamento diário de um técnico que sabe e conhece bem o significado da palavra “trabalho”, levam a que João Sousa tenha tudo para poder dar o salto.

E o que é o salto? Claramente o top30 começa a ficar nos horizontes de todos os que seguem João Sousa. Neste momento, Sousa tem neste ATP500 de Acapulco os mesmos pontos do ano passado, quando perdeu frente a Santiago Giraldo, e na semana seguinte vai jogar o Masters 1000 de Indiana Wells, onde não tem pontos a defender.

De seguida, jogou o Masters 1000 de Miami, onde tem dez pontos a defender de uma primeira ronda, tendo aí um caminho em aberto. Bem sabemos que Masters 1000 não são propriamente torneios fáceis; no entanto, um bom sorteio aliado a uma exibição ao nível daquelas a que João Sousa nos tem proporcionado.

Neste momento, o 30º classificado do ranking ATP, Florian Mayer, tem 1245 pontos e, 14 lugares abaixo, João Sousa segue com 991. É possível, mas… lá está, o trabalho está na base do sucesso e como tal não devemos esperar milagres. Devemos esperar a continuação deste método com esta estrutura e cujos resultados estão à vista.

Força, João. Nós acreditamos!

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting confirma saída de jogador da equipa de futsal

O Sporting anunciou a saída de Anton Sokolov. O jogador vai representar o Sinara Yekaterinburg.

Arsenal com saída confirmada na defesa

Takehiro Tomiyasu chegou a acordo com o Arsenal para uma rescisão de contrato mútua. Defesa japonês deixa Gunners.

Atenção, Sporting: Panathinaikos já tem 100% do passe de Vagiannidis

O Sporting continua interessado em Georgios Vagiannidis. Panathinaikos já tem 100% do passe do lateral-direito.

Aaron Ramsey continua carreira no México

O Pumas anunciou a contratação de Aaron Ramsey. Médio de 34 anos assina por uma temporada com o clube mexicano.

PUB

Mais Artigos Populares

Alanyaspor de João Pereira contrata médio que já passou pelo Benfica e Estrela Amadora

O Alanyaspor de João Pereira oficializou a contratação de Maestro. Médio angolano troca de clube na Turquia e assina até 2029.

Imanol Alguacil é o novo treinador do Al Shabab

Imanol Alguacil é o novo treinador do Al Shabab. Técnico espanhol deixou esta temporada a Real Sociedad e tem agora novo clube.

Há novo médio no AC Milan: Samuele Ricci oficializado

O AC Milan anunciou a contratação de Samuele Ricci. Médio italiano de 23 anos assinou por quatro temporadas até 2029.