Momento verde e branco: O dia em que os milhões não chegaram para fazer história

Um momento, de facto, verde e branco. No dia 15 de março de 2012 o Sporting foi a Inglaterra disputar a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. Depois de terem batido o Manchester City na primeira mão em Alvalade com um golo de Xandão, os leões defrontaram os citizens na derradeira partida da eliminatória.

Enquanto Sá Pinto escolheu Rui Patrício, Xandão, Daniel Carriço, Polga, Insúa, Schaars, Pereirinha, Izmaylov, M. Fernández, Capel e Wolfswinkel, Roberto Mancini optou por Joe Hart, Richards, Savic, Touré, Kolarov, Pizarro, Adam Johnson, Yaya Touré, David Silva, Balotelli e Aguero. Duas equipas muito distintas, mas que mesmo assim proporcionaram um excelente espetáculo de futebol.

Com um penalti que ficou por assinalar a seu favor, os homens de Sá Pinto sempre se mostraram muito concentrados, coesos defensivamente e letais no ataque. À passagem da meia hora de jogo o Sporting colocou-se na frente do marcador (e de que forma!). Matigol, na cobrança de um livre direto, atirou forte e colocado. Sem dar hipóteses ao guardião, o médio chileno levou os milhares de adeptos sportinguistas presentes no Etihad.

Pouco depois, aos 40 minutos de jogo, foi a vez de Wolfswinkel ferir os homens de Mancini. Aproveitando um erro de Kolarov, Marat Izmailov viu o avançado holandês à ‘boca da baliza’ e cruzou tenso. Após o cruzamento do russo, o ponta de lança foi exímio e aumentou a vantagem no marcador.

Ao intervalo, o sonho parecia já uma realidade e os milhões de sportinguistas festejavam todos os segundos daquela eliminatória. O Sporting era um claro vencedor e soube travar todos os ímpetos ofensivos dos homens de Mancini.

Contudo, a segunda parte não correu de feição aos homens de Sá Pinto. À passagem da hora de jogo, Touré desmarcou Aguero com um passe soberbo e o avançado argentino, letal e após uma boa receção, atirou a contar, reduzindo assim a vantagem dos leões.

Quinze minutos depois, e já com Jeffren, Renato Neto e Carillo em campo, Balotelli empatou a partida. Após uma falta cometida por Renato Nato já na área, o italiano enganou Rui Patrício e fez o segundo dos homens de Inglaterra. Logo de seguida, Pereirinha viveu um momento arrepiante. Após um choque com o Edin Dzeco, o ala português caiu e deslocou o ombro. Com as três substituições já efetuadas, Pereirinha, hercúleo, jogou o resto da partida bastante condicionado.

O City renasceu com o empate e a nove minutos do fim Aguero bisou na partida: após um canto batido por Kolarov, Dzeco desviou ao primeiro poste e o avançado argentino, completamente solto de marcação, colocou os citizens pela primeira vez na frente do marcador.

O Sporting ainda sofreu muito até ao final e a prova disso momento é o último lance da partida. Já aos 94 minutos, e apenas a um golo de ficar na frente da eliminatória, Joe Hart (sim, o guarda redes!) subiu à área e aproveitando um cruzamento de De Jong cabeceou para uma gigante intervenção de Rui Patrício. Os pensamentos insidiam todos no mesmo: só mesmo o Sporting para ser eliminado graças a um golo do guarda-redes adversário. Porém, a sorte esteve do nosso lado e o destino acabou mesmo por sorrir aos leões.

Foto de Capa: Sporting CP

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Lima reage a noite trágica para o Benfica: «A derrota humilhante de ontem não teve a ver com Lage mas sim com falta...

André Lima já reagiu à derrota do Benfica frente ao Qarabag, que resultou no despedimento de Bruno Lage do comando das águias.

José Mourinho em 2025 sucede a Bruno Lage: ainda te lembras a quem substituiu no Benfica em 2000?

José Mourinho está muito perto de regressar ao Benfica, 25 anos depois de ter orientado o emblema da luz pela primeira vez.

Portugal dá a volta ao resultado e vence a Colômbia por 3-2 no Mundial de Voleibol

No Mundial de Voleibol, Portugal venceu a Colômbia e precisa de vitória americana para se qualificar para os oitavos-de final.

O histórico de José Mourinho ao serviço do Benfica em 2000: treinador apresenta-se em situação semelhante à de 2025

José Mourinho é o nome mais bem colocado para assumir o comando técnico do Benfica, sucedendo a Bruno Lage.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira reage a noite para esquecer do Benfica e deixa ataque a Rui Costa: «Já são demasiados fracassos desportivos e erros de...

Luís Filipe Vieira já abordou a última noite do Benfica, que resultou numa derrota frente ao Qarabag e no despedimento de Bruno Lage.

João Noronha Lopes reage à noite caótica do Benfica: «A boa notícia é que já faltou mais para este pesadelo terminar»

João Noronha Lopes já reagiu à derrota do Benfica frente ao Qarabag e consequente saída de Bruno Lage do posto de treinador.

Bruno Lage já fala como ex-treinador do Benfica: «José Mourinho disse que eu era um homem muito feliz. Ele também será»

Bruno Lage falou durante a manhã desta quarta-feira enquanto estava a sair do Benfica Campus, onde já não vai orientar o treino dos encarnados.