Atletismo: A Pista é Curta para tanto ego: Benfica e Sporting resolvem tudo em Braga

- Advertisement -

O Fórum Braga prepara-se para receber, este fim-de-semana, nos dias 14 e 15 de fevereiro, a competição onde o “eu” dá lugar ao “nós”. Os Nacionais de Clubes de Atletismo da I, II e III Divisão prometem euforia, adrenalina e uma batalha épica entre Sporting e Benfica pela hegemonia do atletismo nacional.

É a competição mais vibrante do calendário de pista coberta (agora designada Pista Curta). Aqui, não interessam apenas os recordes pessoais ou os mínimos internacionais; aqui, cada milésimo de segundo conta para subir, descer ou garantir a manutenção. É o atletismo em estado porto, onde o lançamento mais curto ou o salto mais longos valem pontos preciosos para o coletivo.

Nesta que será a 30ª Edição da prova – cuja estreia remonta a 1994, em Aveiro, – o Bola na Rede estará presente para acompanhar cada respiração, do nascer ao pôr do sol, numa maratona de atletismo que colocara à prova meia centena de clubes.

I DIVISÃO: A vingança da águia ou a hegemonia do Leão?

Na elite nacional, a tensão é palpável e o ego de gigantes vai ter de caber na pista oval minhota. O Sporting CP chega ao Minho com a moral em alta, depois de ter quebrado a hegemonia de 14 anos do SL Benfica ao ar livre no verão passado, num golpe de teatro decidido na estafeta final. Contudo, em pista curta, a história da época passada foi dividida: as leoas venceram no setor feminino (88 pontos), mas as águias reclamaram o trono masculino (92 pontos)

O Benfica procura a desforra e quer recuperar o domínio total. O Sporting, por sua vez, quer repetir a façanha de Leiria 2025 e fazer a “dobradinha” (masculinos e feminino), confirmando o bom momento do atletismo verde e branco, que historicamente tem maior palmarés nesta vertente indoor. A pista vai ferver com confrontos individuais como por exemplo: Isaac Nader vs José Carlos Pinto – Isaac Nader (Benfica), com o estatuto de estrela mundial e multicampeão, enfrenta JCP, ex-benfiquista e atual recordista dos 10km, num “tira-teimas” de meio-fundo que promete faísca. Outros nomes como Lorene Bazolo, Gerson Baldé, Pedro Buaró, Mariana Machado, Salomé Afonso entre outros, marcaram presença neste duelo de Titãs. Como manda a tradição, tudo poderá ser decidido na frenética e imprópria para cardíacos 4×400 metros.

As Equipas da I Divisão:

Femininos: Sporting CP, SL Benfica, ACD Jardim da Serra, GD Estreito, JOMA, Atlético da Póvoa, SC Braga e Fundação Salesianos.

Masculinos: Sporting CP, SL Benfica, ACD Jardim da Serra, Juventude Vidigalense, Atlético da Póvoa, SC Braga, CA Marinha Grande e GD Estreito.

(Nota: Sobem duas equipas da II Divisão e as seis primeiras garantem a manutenção)

A luta nos escalões secundários

A festa começa com a III Divisão, onde 2e equipas masculinas e 18 femininas lutam pelo sonho da subida:

– Destaques III Divisão: No feminino, olho no CA Mazarefes, GC Donas e ACR Arneirense. No masculino, a Juventude Ilha Verde e o CD Areias de São João perfilam-se como candidatos.

– Destaques II Divisão: no patamar intermédio, a luta será feroz. Em masculinos, o Olímpico Vianense, “Os Belenenses” e o Maia AC são fortes candidatos. No feminino, a Juventude Ilha Verde, a juventude Vidigalense e o GR Eirense prometem dar luta.

Um dia para desafiar os grandes

Estes campeonatos são também o palco onde os clubes como a Juventude Vidigalense – que tem ameaçado consistentemente os lugares de pódio – tentam quebrar a bipolarização dos “grandes” de Lisboa. Será um fim de semana de cor, barulho, nas bancadas e paixão pelo clube da terra.

O cronograma prevê uma sucessão contínua de provas, começando pela III Divisão e culminando com a elite da I Divisão. O Bola na Rede vai estar lá, a contar cada ponto e cada história

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Nico Otamendi está à beira de atingir marca redonda na Primeira Liga

Nico Otamendi está a um jogo de chegar aos 250 jogos na Primeira Liga. Defesa-central de 38 anos regista 172 jogos pelas águias.

José Mourinho planeia estrear mais um jovem no Benfica: Lugar praticamente garantido na pré-época

Gonçalo Moreira deverá ter um lugar na pré-temporada do Benfica. José Mourinho aprecia as qualidades do jovem.

Graham Potter renova contrato com a Suécia até 2030

Graham Potter assinou, esta quinta-feira, um novo contrato com a seleção da Suécia. O treinador inglês vai estar vinculado aos suecos até 2030.

Avançado do Tottenham critica Premier League: «Não é um espetáculo, é aborrecida de ver»

Mathys Tel deixou várias críticas à Premier League. O avançado do Tottenham acusou a liga de ser aborrecida e de ter falta de criatividade.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça da Liga de Futsal: Elétrico, Fundão, Benfica e Leões Porto Salvo garantem as meias-finais num dia de decisões intensas

O Multiusos de Gondomar recebeu os quartos de final da Final Eight da Taça da Liga de Futsal. Num dia marcado pelo equilíbrio, duas partidas tiveram de ser resolvidas na marca de grande penalidade, Benfica teve que suar na maior parte do jogo para afastar um Rio Ave muito combativo e Leões de Porto Salvo surpreende ao eliminar o Sporting.

Imprensa espanhola aponta Santiago Bernabéu para receber Finalíssima entre Espanha e Argentina

Segundo a imprensa espanhola, a Finalíssima entre Espanha e Argentina deverá ser disputada no Santiago Bernabéu.

Samu Costa sonha com o Mundial 2026 e em jogar com Cristiano Ronaldo: «Seria uma honra e um prazer»

Samu Costa não escondeu o seu desejo de voltar a representar Portugal no Mundial 2026. O médio revelou também seria uma honra partilhar o campo com Cristiano Ronaldo.