Atletismo: A Pista é Curta para tanto ego: Benfica e Sporting resolvem tudo em Braga

- Advertisement -

O Fórum Braga prepara-se para receber, este fim-de-semana, nos dias 14 e 15 de fevereiro, a competição onde o “eu” dá lugar ao “nós”. Os Nacionais de Clubes de Atletismo da I, II e III Divisão prometem euforia, adrenalina e uma batalha épica entre Sporting e Benfica pela hegemonia do atletismo nacional.

É a competição mais vibrante do calendário de pista coberta (agora designada Pista Curta). Aqui, não interessam apenas os recordes pessoais ou os mínimos internacionais; aqui, cada milésimo de segundo conta para subir, descer ou garantir a manutenção. É o atletismo em estado porto, onde o lançamento mais curto ou o salto mais longos valem pontos preciosos para o coletivo.

Nesta que será a 30ª Edição da prova – cuja estreia remonta a 1994, em Aveiro, – o Bola na Rede estará presente para acompanhar cada respiração, do nascer ao pôr do sol, numa maratona de atletismo que colocara à prova meia centena de clubes.

I DIVISÃO: A vingança da águia ou a hegemonia do Leão?

Na elite nacional, a tensão é palpável e o ego de gigantes vai ter de caber na pista oval minhota. O Sporting CP chega ao Minho com a moral em alta, depois de ter quebrado a hegemonia de 14 anos do SL Benfica ao ar livre no verão passado, num golpe de teatro decidido na estafeta final. Contudo, em pista curta, a história da época passada foi dividida: as leoas venceram no setor feminino (88 pontos), mas as águias reclamaram o trono masculino (92 pontos)

O Benfica procura a desforra e quer recuperar o domínio total. O Sporting, por sua vez, quer repetir a façanha de Leiria 2025 e fazer a “dobradinha” (masculinos e feminino), confirmando o bom momento do atletismo verde e branco, que historicamente tem maior palmarés nesta vertente indoor. A pista vai ferver com confrontos individuais como por exemplo: Isaac Nader vs José Carlos Pinto – Isaac Nader (Benfica), com o estatuto de estrela mundial e multicampeão, enfrenta JCP, ex-benfiquista e atual recordista dos 10km, num “tira-teimas” de meio-fundo que promete faísca. Outros nomes como Lorene Bazolo, Gerson Baldé, Pedro Buaró, Mariana Machado, Salomé Afonso entre outros, marcaram presença neste duelo de Titãs. Como manda a tradição, tudo poderá ser decidido na frenética e imprópria para cardíacos 4×400 metros.

As Equipas da I Divisão:

Femininos: Sporting CP, SL Benfica, ACD Jardim da Serra, GD Estreito, JOMA, Atlético da Póvoa, SC Braga e Fundação Salesianos.

Masculinos: Sporting CP, SL Benfica, ACD Jardim da Serra, Juventude Vidigalense, Atlético da Póvoa, SC Braga, CA Marinha Grande e GD Estreito.

(Nota: Sobem duas equipas da II Divisão e as seis primeiras garantem a manutenção)

A luta nos escalões secundários

A festa começa com a III Divisão, onde 2e equipas masculinas e 18 femininas lutam pelo sonho da subida:

– Destaques III Divisão: No feminino, olho no CA Mazarefes, GC Donas e ACR Arneirense. No masculino, a Juventude Ilha Verde e o CD Areias de São João perfilam-se como candidatos.

– Destaques II Divisão: no patamar intermédio, a luta será feroz. Em masculinos, o Olímpico Vianense, “Os Belenenses” e o Maia AC são fortes candidatos. No feminino, a Juventude Ilha Verde, a juventude Vidigalense e o GR Eirense prometem dar luta.

Um dia para desafiar os grandes

Estes campeonatos são também o palco onde os clubes como a Juventude Vidigalense – que tem ameaçado consistentemente os lugares de pódio – tentam quebrar a bipolarização dos “grandes” de Lisboa. Será um fim de semana de cor, barulho, nas bancadas e paixão pelo clube da terra.

O cronograma prevê uma sucessão contínua de provas, começando pela III Divisão e culminando com a elite da I Divisão. O Bola na Rede vai estar lá, a contar cada ponto e cada história

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão salta do banco para fazer o 5-0 de Portugal contra o Uzbequistão no Mundial 2026

Mais um golo português, estreia de Rafael Leão a marcar na prova. Portugal defronta o Uzbequistão na segunda jornada do Mundial 2026.

Vítor Bruno é o novo treinador do Anderlecht

O Anderlecht oficializou a contratação de Vítor Bruno. Técnico português assina contrato válido de duas temporadas com o clube da Bélgica.

Torreense reforça-se para a Champions League: defesa espanhola a caminho

Núria Mendoza vai assinar com o Torreense. A internacional jovem por Espanha deixa assim o Madrid CFF, com quem rescindiu.

Sabes quem foram os últimos jogadores a marcar livre direto por Portugal? Eis a lista

Nuno Mendes marcou esta terça-feira de livre direto por Portugal. Fica com a lista dos últimos jogadores da Seleção Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal fez uma 1ª parte histórica em Mundiais: eis o motivo

Portugal fez uma primeira parte histórica. Foi a primeira vez que a Seleção Nacional levou vantagem de três golos ao intervalo em Mundiais.

Thiago Almada pode ser novamente novela de mercado: Atlético Madrid deve receber oferta de 26 milhões de euros

Thiago Almada pode trocar de clube no mercado de transferências de verão. O Al Ahli está interessado no jogador do Atlético Madrid.

Cristiano Ronaldo faz muita história neste Portugal x Uzbequistão: eis a lista de alguns recordes quebrados

Cristiano Ronaldo marcou, até ao momento, dois golos no Portugal x Uzbequistão. Fica com alguns recordes quebrados pelo avançado português.