Dragão à procura de altos voos nos Países Baixos | Utrecht x FC Porto

- Advertisement -

Liga Europa, 4.ª jornada da fase de liga: quinta-feira, 6 de novembro de 2025, 17h45.

A ANTEVISÃO: O FC PORTO PROCURA O REGRESSO ÀS VITÓRIAS NA LIGA EUROPA DEPOIS DO DESAIRE COM O NOTTINGHAM FOREST

Após o triunfo arrancado a ferros para o campeonato frente ao Braga, envolto em polémica, o FC Porto viaja até aos Países Baixos para defrontar o Utrecht, em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga Europa. Os dragões ocupam o 15.º lugar com seis pontos, e vão tentar levar de vencida o penúltimo classificado, que ainda não pontuou Chegar aos lugares que dão acesso direto à próxima fase é o objetivo, e uma vitória esta tarde poderá permitir à formação azul e branca dar um salto significativo na tabela.

Este será o segundo jogo consecutivo fora de portas por parte do FC Porto para a Liga Europa. A derrota com o Nottingham Forest, na última jornada, tem de servir de alerta para corrigir o que de mal foi feito nessa partida com os ingleses. O adversário de hoje é teoricamente mais acessível, mas diante dos adeptos visitantes, que por vezes criam um ambiente hostil, os jogadores do FC Porto não se podem desconcentrar com o ruído vindo fora das quatro linhas. É preciso entrar com atitude, e mostrar desde o primeiro minuto que estão ali para levar os três pontos.

Se o FC Porto conseguir travar a pressão que o Utrecht irá fazer nos minutos iniciais, acredito que tudo será mais fácil. O treinador Francesco Farioli vai apresentar um onze com algumas mudanças em relação à receção ao Braga. Rodrigo Mora e William Gomes deverão regressar ao banco de suplentes, e saltam para a titularidade Gabri Veiga e Borga Sainz. De fora por lesão continuam Nehuén Perez e Luuk de Jong.

O Utrecht ainda está a zeros nesta edição da Liga Europa, e a probabilidade em continuar em prova diminui a cada jornada que passa. Só a conquista dos três pontos diante dos dragões poderá fazer renascer essa esperança. Caso contrário, o destino do atual sexto classificado do campeonato neerlandês poderá ficar traçado. O técnico do Utrecht, Ron Jans, já tem muitos anos de futebol, e de certeza que estudou muito bem o FC Porto. O treinador de 67 anos costuma montar as suas equipas em 4-3-3, com variantes para um 4-2-3-1. O Utrecht vai tentar mandar no jogo nos minutos iniciais, e sabe que se o fizer, estará mais perto de se adiantar primeiro no marcador. Desta equipa, destaque para jogadores como Dani de Wit, Miguel Rodríguez e David Min. A única baixa para esta partida é Victor Jensen. O árbitro do encontro é o escocês John Beaton.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Utrecht e FC Porto vão defrontar-se pela terceira vez na história.
  2. Os dragões venceram, em 1982, os dois jogos disputados entre ambos os conjuntos. 0-1 e 2-0 foram os resultados.
  3. António Sousa foi o primeiro jogador portista a marcar ao Utrecht.
  4. O Utrecht foi fundado no ano de 1970.
  5. O FC Porto tem uma média de 2,14 golos marcados por jogo esta temporada.
  6. A formação neerlandesa tem sete derrotas nos últimos 10 jogos.
  7. O conjunto orientado por Francesco Farioli tem apenas uma derrota esta época.
  8. O Utrecht retirou a camisola número quatro da sua equipa de futebol em homenagem a David di Tomasso, defesa francês que representou o clube neerlandês, e que faleceu em 2005 com 26 anos.
  9. O FC Porto já conquistou a Liga Europa por duas vezes. Em 2003, ainda como Taça UEFA, e em 2011 já como Liga Europa.
  10. O palmarés do Utrecht conta apenas com três Taças dos Países Baixos e uma Supertaça.

JOGADORES A TER EM CONTA

Miguel Rodríguez (Utrecht) – Foi o autor do único golo com que o Utrecht derrotou o Nec na última jornada do campeonato neerlandês, e permitiu o regresso aos triunfos da formação comandada por Ron Jans. O avançado espanhol de 22 anos é um dos bons valores desta equipa. Costuma jogar como avançado centro, mas também pode descair para o lado direito do ataque. Apresenta bons pormenores técnicos e tem um forte remate com o pé esquerdo. Esta temporada já marcou três golos.

Borja Sainz FC Porto 2
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Borja Sainz (FC Porto) – Borja Sainz saltou do banco para dar a vitória ao FC Porto no último fim de semana. Marcou o golo decisivo frente ao Braga, num jogo difícil para os dragões. O extremo esquerdo espanhol é um dos imprescindíveis de Francesco Farioli no ataque portista. É um jogador rápido e com uma técnica acima da média. Um dos seus pontos fortes é o remate de meia distância. Também costuma aparecer em zonas de finalização, mas é pelos flancos que passa todo o perfume do seu futebol. Esta temporada já marcou três golos e fez duas assistências.

XI´s PROVÁVEIS

Utrecht: Barkas; Horemans, Viergever, Van der Hoorn e El Karouani; Engwanda; Zechiel e Dani de Wit; Adrian Blake, Miguel Rodríguez e David Min

Treinador: Ron Jans

«Temos de começar por marcar um golo, o que ainda não conseguimos. O último jogo com o Friburgo foi muito desapontante, porque não merecemos mais do que a derrota, mas contra o Lyon deveríamos ter tido pelo menos um ponto. Queremos ser competitivos amanhã e procurar os pontos».

FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Kiwior, Bednarek e Zaidu; Alan Varela, Froholdt e Gabri Veiga; Pepê, Borja Sainz e Samu

Treinador: Francesco Farioli

«Se olharmos para a tabela classificativa hoje, podemos ter uma ideia errada do que é esta equipa. Na última época, competiram muito bem, até ao fim, e acabaram em quarto. Este ano, a estrutura é a mesma e trouxeram jogadores muito interessantes para a equipa. Têm muita qualidade nos flancos, um avançado de topo (Sébastian Haller) e um treinador com muita experiência. É um adversário que irá exigir muito de nós».

PREVISÃO DE RESULTADO: Utrecht 1-2 FC Porto

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica anuncia contratação de Leon Zietek

O Benfica anunciou a contratação de Leon Zietek, defesa-central de 18 anos, que chega por empréstimo para reforçar o plantel.

Gil Vicente assegura Weverson Costa como reforço para esta temporada

O Gil Vicente anunciou a contratação de Weverson. Chega do Fortaleza para reforçar o plantel, com contrato até 2028.

Club Brugge pretende jogador do Sporting por empréstimo

O Club Brugge gostaria de contar na segunda metade da temporada com Chris Grombahi, extremo que pertence aos quadros do Sporting.

Jorge Jesus recebe Hayder Abdulkareem como reforço no Al Nassr

Hayder Abdulkareem, foi anunciado como reforço do Al Nassr, clube saudita comandado por Jorge Jesus e junta-se agora a Cristiano Ronaldo e João Félix no plantel.

PUB

Mais Artigos Populares

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.