No Dragão o FC Porto procura manter pressão no topo | FC Porto x Rio Ave

- Advertisement -

Primeira Liga, 23. ª jornada: domingo, 22 de fevereiro de 2026, 20h30.

A ANTEVISÃO: FC PORTO PROCURA CONSOLIDAR LIDERANÇA E AFASTAR-SE DOS RIVAIS

Na corrida pelo topo da Liga Portugal, o FC Porto entra em campo no domingo, 22 de fevereiro, às 20:30h, para receber o Rio Ave no Estádio do Dragão, já depois de conhecidos os resultados de Sporting e Benfica. Essa condição pode funcionar como um elemento estratégico adicional para os dragões, que lideram o campeonato com mais quatro pontos do que o Sporting e mais sete do que o Benfica. Perante o seu público, a equipa portista procura transformar esse contexto em vantagem competitiva, dando mais um passo firme na defesa da liderança frente a um Rio Ave tradicionalmente competitivo e organizado.

O técnico portista, Francesco Farioli, já deixou claro que, para este encontro, as diferenças pontuais na tabela classificativa não terão qualquer peso dentro das quatro linhas. O treinador dos dragões reconhece a competitividade do Rio Ave FC e alerta para um jogo exigente, sobretudo numa fase em que o FC Porto tem evidenciado alguma irregularidade de resultados. Nos últimos três encontros, os azuis e brancos viveram momentos distintos: a derrota em Rio Maior, o empate no Dragão frente ao Sporting CP e, mais recentemente, o triunfo na Madeira diante do CD Nacional, resolvido com um golo solidário de Jan Bednarek que garantiu os três pontos aos portistas. Este percurso recente revela alguns altos e baixos exibicionais, algo que Farioli pretende corrigir já nesta receção ao conjunto vilacondense e dar continuidade às vitórias. Em termos de opções, o técnico italiano confirmou duas ausências para a partida: Martim Fernandes e Jakub Kiwior não estarão disponíveis. A estas baixas juntam-se ainda os lesionados Samu, Luuk de Jong e Nehuén Pérez. Thiago Silva acabou por se lesionar e também é baixa para o jogo de amanhã contra o Rio Ave. Com esta contrariedade, Farioli só terá disponíveis dois centrais de raiz: Jan Bednarek e Dominik Prpic.

O Rio Ave FC ocupa a 15.ª posição da Primeira Liga. Os vilacondenses estão a realizar um campeonato muito abaixo das expectativas habituais e encontram-se a dois pontos da linha de água, ocupada pelo CD Tondela. Um triunfo no Dragão, diante do FC Porto, poderia dar motivação para os restantes jogos do campeonato e permitir subir alguns lugares na tabela classificativa. O grego Sotiris Silaidopoulos quer dar uma boa réplica da imagem da sua equipa, diferente daquela que recebeu os dragões no seu reduto, em Vila do Conde, na primeira volta, onde saiu derrotado por 0-3. Importa salientar que a equipa rio avista já tirou pontos a um dos três grandes, no caso ao SL Benfica, no Estádio da Luz. O Rio Ave apresenta-se num esquema de três centrais e será essa a tática com que irá enfrentar a equipa azul e branca. De fora está o costarriquenho Brandon Aguilera, Miszta e o recente reforço Tamble Ulisses, por acumulação de amarelos (os cartões transitam da Liga Dois para a Primeira Liga).

Porto e Rio Ave prometem dar um bom jogo de futebol. Ao Porto só a vitória interessa, mas primeiro irá ver o que Sporting CP e SL Benfica fazem nos seus respetivos jogos, e só depois entrará em campo. O Porto pretende ganhar, consolidar o primeiro lugar e distanciar-se ainda mais dos rivais. O árbitro do encontro será David Silva. Os assistentes serão Carlos Campos e Nelson Cunha. O quarto árbitro será Anzhony Rodrigues. No VAR estará Rui Oliveira e, como AVAR, Pedro Ribeiro.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. FC Porto e Rio Ave já se defrontaram 73 vezes em todas as competições: 54 vitórias do Porto, 16 empates e três vitórias para o Rio Ave.
  2. Nesses 73 jogos, o FC Porto marcou 166 golos e o Rio Ave 41.
  3. A maior vitória do Rio Ave no seu estádio frente ao FC Porto aconteceu na época 2022/2023, terminando em 3-1.
  4. A maior goleada dos azuis e brancos na casa do Rio Ave aconteceu na temporada 1988/1989, terminando em 0-7.
  5. O Rio Ave tem apenas uma vitória nos últimos 43 jogos com o FC Porto.
  6. O FC Porto tem 31 vitórias nos últimos 38 jogos com o Rio Ave.
  7. A média de idade do plantel do Rio Ave é de 24,68 anos.
  8. O jogador com mais jogos da equipa do Rio Ave é Marios Vrousai, com 21 jogos.
  9. Do lado do FC Porto, o jogador com mais jogos é o espanhol Borja Sainz, com 34 jogos
  10. A equipa de Vila do Conde tem no seu palmarés cinco títulos: uma Taça da II Divisão, três Taças de Campeão da Segunda Liga portuguesa e uma Taça da III Divisão.

JOGADORES A TER EM CONTA

Jan Bednarek
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Jan Bednarek – O central polaco está na sua primeira época de dragão ao peito, tendo chegado no mercado de verão de 2025. Bednarek tem sido uma das grandes figuras da equipa de Francesco Farioli, afirmando-se como um verdadeiro muro defensivo, muitas vezes em parceria com o compatriota Jakub Kiwior. Exímio no posicionamento, forte no jogo aéreo e muito competente na liderança da linha defensiva, o defesa tem transmitido segurança e coesão ao setor recuado portista. Pela sua influência em campo, é frequentemente visto como um “capitão sem braçadeira”, assumindo responsabilidades na organização e na comunicação defensiva da equipa.

Marious Vrousai Rio Ave
Fonte: Duarte Rêgo / Bola na Rede

Marious Vroussai – Capitão e principal figura do Rio Ave, Vrousai é um dos jogadores mais influentes no modelo ofensivo da equipa vilacondense. Dotado de boa capacidade técnica e visão de jogo, destaca-se pela forma como liga o jogo entre setores e pela sua disponibilidade constante para assumir a construção ofensiva. A sua mobilidade permite-lhe aparecer em diferentes zonas do terreno, tanto a partir das alas como em zonas interiores, procurando desequilibrar através do drible curto e da condução progressiva. Além disso, a experiência competitiva e a liderança que transporta para dentro de campo fazem dele uma referência emocional e tática para a equipa, sendo muitas vezes o primeiro a assumir responsabilidades nos momentos de maior pressão

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Dominik Prpic, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, Oskar Pietuszewski, Deniz Gul e Pepê

Treinador: Francesco Farioli

«Rio Ave frágil? Não fazemos esse cálculo. No futebol, não é a camisola que ganha o jogo. Vou dizer o óbvio, mas o jogo começa 0-0 e vamos ter de dar o nosso melhor e mostrar a nossa força dentro de campo».

Rio Ave: Van der Gouw, Abbey, Brabec, Petrasso, Richards, Ntoi, Nikitscher, Vroussai, Spikic, Blesa e Diogo Bezerra

Treinador: Sotiris Silaidopoulos

«É um FC Porto onde faltam jogadores importantes, é uma excelente equipa de ver jogar e de analisar. São bons na intensidade e utilizam a profundidade logo na segunda zona do relvado. Têm uma especificidade de jogo e são difíceis de enfrentar. Ao verem-se privados desses jogadores, também lhes falta algumas dinâmicas, mas é justo dizer que são a melhor equipa do campeonato, estão no topo. Esperamos um jogo difícil, mas temos de demonstrar caráter, força e sermos emocionalmente estáveis. Sem a pressão de estarmos emocionalmente fora de nós, podemos retirar algo positivo deste jogo».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-0 Rio Ave

Diego Tamaian
Diego Tamaian
O Diego está a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação e quer seguir jornalismo de desporto. O futebol está-lhe no sangue, é fanático pela Bundesliga, adora analisar jogadores e partilhar opiniões um pouco diferentes dos outros, sempre com respeito pela verdade desportiva.

Subscreve!

Artigos Populares

Gustavo Marques é repudiado pelo próprio clube e admite declarações machistas: «A minha esposa já me atacou, a minha mãe já me falou mal»

Gustavo Marques já se retratou das declarações machistas proferidas contra a árbitra. RB Bragantino também já se pronunciou.

Gustavo Marques está emprestado pelo Benfica e é centro de polémica: «A Federação tem de olhar para um jogo desse tamanho e não colocar...

Gustavo Marques prestou declarações que estão a ser amplamente criticadas. Defesa criticou a árbitra do São Paulo x RB Bragantino.

José Mourinho não abordou caso Gianluca Prestianni: «Há uma investigação da UEFA a decorrer»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o AVS SAD. Gianluca Prestianni e a alegada acusação de racismo não foram abordados.

Luís Pinto analisa golos sofridos pelo Vitória SC e lamenta derrota: «Fizemos por mais, quisemos mais, mas o futebol é isto e o Braga...

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Luís Pinto analisou o jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica volta a criticar arbitragem com novo vídeo: «Contra o Benfica, penálti. A favor, já não é. Afinal, qual é o critério?»

O Benfica voltou a criticar a arbitragem. Em causa, lance de penálti não assinalado na área do AVS SAD por mão na bola.

A execução técnica de Luis Suárez no terceiro golo do Sporting em Moreira de Cónegos

Luis Suárez foi o autor do terceiro golo do Sporting diante do Moreirense. O ponta-de-lança colombiano marcou na sequência de um pontapé de canto.

Jogo de históricos termina com 5 golos e vitória do Belenenses sobre a Académica: eis os resultados do dia na fase de subida da...

O Belenenses recebeu e venceu a Académica na Liga 3. Jogo entre clubes históricos do futebol português teve cinco golos.