Antevisão GP do Azerbaijão: Pole de Verstappen após qualificação marcada por bandeiras vermelhas

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Depois da digressão europeia, a Fórmula 1 voltou a acelerar em Baku. O campeão do mundo, Max Verstappen, garantiu a pole para a corrida de domingo após uma sessão de qualificação marcada por diversas bandeiras vermelhas e incidentes.

O fim de semana no GP do Azerbaijão começou com os treinos livres, onde Lando Norris se destacou, registando a melhor volta em 1:41.223. O único treino que o britânico não liderou foi dominado pelo compatriota Lewis Hamilton.

A primeira fase da qualificação (Q1) foi agitada. Alex Albon despistou-se logo na curva um, Nico Hulkenberg sofreu um acidente na curva seis e Franco Colapinto também se despistou nos momentos finais. Esteban Ocon e Pierre Gasly completaram a lista de eliminados.

No Q2, a sessão foi interrompida logo no início devido a um acidente de Oliver Bearman. Foram também eliminados Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Gabriel Bortoleto e Lance Stroll.

A qualificação terminou de forma dramática para a Ferrari. Charles Leclerc falhou a luta pela pole após bater na parede, provocando nova bandeira vermelha e uma sessão de pesadelo para a equipa italiana. Oscar Piastri também sofreu um acidente a três minutos do fim, interrompendo o que parecia ser uma grande volta do companheiro de equipa. No final, a melhor volta ficou a cargo do campeão do mundo que registou 1:41.117.

O top 10 da qualificação ficou assim: Max Verstappen, Carlos Sainz, Liam Lawson, Kimi Antonelli, George Russell, Yuki Tsunoda, Lando Norris, Isack Hadjar, Oscar Piastri e Charles Leclerc. A Red Bull, a Racing Bulls e a Mercedes surgem como os maiores beneficiados desta longa sessão. Destaque também para Sainz, que quase conquistou a pole com uma volta inicial em pneus médios impressionante.

Em termos de corrida, a McLaren terá dificuldade em recuperar posições em Baku, dado que ultrapassar é sempre um desafio. No entanto, a presença de safety cars e novas bandeiras vermelhas pode permitir estratégias que coloquem os papaia no pódio. A vitória parece cada vez mais nas mãos de Verstappen, que só precisa de evitar erros para confirmar o triunfo.

Surpresas podem surgir de Sainz e Lawson, que têm potencial para um grande resultado. Os Ferrari enfrentarão uma recuperação complicada, enquanto a Mercedes parte numa posição sólida para lutar pelo pódio. Para os pilotos que sofreram acidentes, tudo dependerá do trabalho das equipas na reparação e nos ajustes dos carros, podendo levar alguns a iniciarem a corrida das boxes.

EQUIPA A TER EM CONTA

Mercedes – Apesar de normalmente terem melhor desempenho em corrida do que em qualificação, partem de uma boa posição para chegar ao pódio. Parece que a dupla já fez o mais difícil.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Liam Lawson – Rookie experiente, com presença em corridas ao longo de duas temporadas, tem a irreverência e experiência necessárias para lutar por um pódio.

O Circuito Urbano de Baku, com 6,003 km, 20 curvas e sentido anti-horário, é um dos mais exigentes da Fórmula 1. A corrida disputa-se em 51 voltas e é famosa pela imprevisibilidade, com elevada probabilidade de entrada do safety car. O GP realizou-se pela primeira vez em 2017, com Sergio Pérez como maior vencedor (duas vitórias). Oscar Piastri triunfou na última edição.

A McLaren, líder do Campeonato de Construtores com 617 pontos, pode garantir o título já em Baku, batendo o recorde da Red Bull. Para isso, precisa ganhar pelo menos 9 pontos à Ferrari, não perder mais de 12 pontos para a Mercedes e impedir que a Red Bull recupere mais de 33 pontos.

Com Verstappen na pole e o campeonato de construtores à espreita, a corrida promete emoção do início ao fim. A partida está marcada para as 12h, horário de Portugal Continental.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid abre campanha na La Liga com triunfo frente ao recém-promovido Málaga

O Atlético Madrid derrotou o Málaga por duas bolas a zero na primeira jornada da La Liga. Kang-In Lee marcou na estreia pelos colchoneros.

Eis a mais recente atualização do Ranking UEFA após a noite de pré-eliminatórias da Champions League

A Escócia subiu dois lugares no Ranking UEFA durante esta quarta-feira, depois da vitória do Celtic frente ao LASK.

Tiago Gouveia já viajou para a Turquia: Extremo vai deixar o Benfica rumo ao Gençlerbirligi

Metin Diyadin, treinador do Gençlerbirligi, confirmou a chegada de Tiago Gouveia à cidade de Ancara, na Turquia, revelando que já fez os exames médicos.

Bodo/Glimt supera o NEC Nijmegen e NK Celje de Vítor Campelos empata: Eis os resultados do dia na Champions League

Na 1.ª mão da última pré-eliminatória da Champions League, o NEC Nijmegen foi derrotado por 3-1 pelo Bodo/Glimt e o NK Celje empatou 1-1 com o Slovan Bratislava.

PUB

Mais Artigos Populares

Dossiê fechado: Sevilla chega a acordo com o Sporting para a aquisição de Giorgi Kochorashvili

O jornal A Bola revela que o Sporting fechou um acordo com o Sevilla para a venda de Giorgi Kochorashvili, a troco de quatro milhões de euros.

Jovem egípcio volta a brilhar e Barcelona vence o Al Ahly antes do arranque na La Liga

No último jogo da pré-temporada, o Barcelona levou a melhor sobre os egípcios do Al Ahly, com um triunfo por duas bolas a uma.

Benfica: Alessandro Circati será opção para Marco Silva na Europa League

Alessandro Circati já foi inscrito na Europa League e poderá alinhar no Benfica x Aarhus, agendado para as 20h da próxima quinta-feira, dia 20 de agosto.