Antigo candidato à presidência do Benfica declara apoio a Rui Costa: «Voto por decisão racional»

Bruno Costa Carvalho revelou que vai votar em Rui Costa. O antigo candidato às eleições do Benfica justificou a sua opção nas redes sociais.

Bruno Costa Carvalho revelou que vai votar em Rui Costa nas eleições para a presidência do Benfica. O antigo candidato à liderança dos encarnados, em 2009, revelou que já decidiu o seu voto.

Além da justificação do voto em Rui Costa, Bruno Costa Carvalho explicou também os motivos que o levaram a não votar nas outras listas.

Eis o comunicado completo de Bruno Costa Carvalho:

«A decisão do meu voto nestas eleições não foi difícil. Enquanto muitos se concentram apenas no imediato, sobretudo nos resultados desportivos, eu procuro olhar para o todo. Este primeiro mandato completo de Rui Costa não foi perfeito, mas considero-o francamente positivo. E é com a mesma frontalidade que aqui apontarei também o que não gostei.

Rui Costa:

– Vertente Associativa: A ação de Rui Costa está de acordo com os valores democráticos e saber estar. Rui Costa não tem nada a ver com os longos anos do Presidente anterior. Repôs a democracia no Benfica, entendendo bem o ADN e os valores do Clube.

– Qualidade do plantel: Creio que o plantel do Benfica é o melhor da Liga. Este ano chegaram Enzo Barrenechea, Richard Rios, Dedic, Sudakov, Ivanovic, Lukebakio, Obrador. Um investimento de 130 milhões e tudo bons jogadores. Sem negociatas. Já o ano passado o Benfica tinha, na minha opinião, o melhor plantel da Liga.

– Treinador: Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo de sempre. Inquestionável.

– Contas relativamente saudáveis: Apesar de investir 130 milhões, o Benfica vendeu 160. No exercício de 2023/24, a SAD apresentou lucros acima de 30 milhões. Há, no entanto, um despesismo que deve ser contido e uma dívida que precisa de ser estabilizada e reduzida.

– Futuro: O projeto “Benfica District” é ambicioso e excelente. Assim saia do papel!

– Relações Institucionais: É incompreensível e muito negativo o apoio a Pedro Proença e a Reinaldo Teixeira.

– Mudança de estatutos do Benfica: Os novos estatutos são perigosos e colocam o Benfica, na prática, nas mãos de um grupo de adeptos radicais que domina as Assembleias Gerais. Rui Costa não soube travar esta revisão a tempo, apesar dos meus alertas. Este balanço é claramente positivo e está assim justificado o sentido do meu voto.

Noronha Lopes: Não tem o meu voto. Tem uma postura democrática, mas denota pouca ambição e demasiado populismo. Deixou passar a imagem de que traria Rúben Amorim e Bernardo Silva, fazendo uma campanha à moda antiga em que se prometiam treinadores e jogadores. Noto-o profundamente impreparado para os principais temas do Benfica, dizendo apenas um conjunto de platitudes e parecendo claramente baralhado quanto à orgânica do futebol. De facto, apesar de colecionar nomes, não tem uma ideia clara da forma como se deve organizar o futebol do Benfica. No plano das infraestruturas, mostra muito pouca ambição. A ambição que lhe faltou, também, na hora da decisão da construção do atual estádio.

João Diogo Manteigas: Discordo profundamente da sua visão de gestão. Manteigas vive na ilusão do purismo de um Benfica idealizado, alheio ao mundo real atual. O seu discurso é agressivo e tem uma postura arrogante e radical. O episódio na última Assembleia Geral, em que foi desmascarado por Martim Mayer, é bem revelador. Vejo nele uma espécie de Bruno de Carvalho do Benfica.

Luís Filipe Vieira: Com a quantidade de processos judiciais que enfrenta, não deveria sequer ter sido candidato. O Benfica não é espaço para vendettas pessoais nem tábua de salvação para vidas privadas. Reconheço, contudo, que teve o mérito de dizer algumas verdades que merecem ser ouvidas.

Martim Mayer: Pessoa civilizadíssima e com todas as referências Benfiquistas. Gostei muito da postura e da educação, mas o seu projeto revelou-se superficial e sem ideias novas. Ficou aquém das minhas expectativas, embora mantenha toda a minha simpatia.

Cristóvão Carvalho: Mostra coragem e ambição, mas revela um irrealismo preocupante. Ainda não compreende a real dimensão e complexidade do Benfica.

Conclusão: Voto em Rui Costa por decisão racional. Entre erros e acertos, vejo nele o dirigente mais preparado, neste momento, para continuar a guiar os destinos do Benfica», escreveu.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Peter Schmeichel elogia guarda redes do Manchester United: «Conseguiu-se ver a confiança dele»

Peter Schmeichel, antigo guarda-redes do Manchester United, elogiou a estreia vitoriosa de Senne Lammens, destacando a exibição sólida do jovem belga na vitória sobre o Sunderland.

Hóquei em Patins: Ex-Benfica investigado por alegado assédio sexual

Panchito Velázquez está a ser investigado na Argentina, sendo que uma das alegadas vítimas é menor de idade. O argentino nega toda as acusações.

Atenção Benfica: Bernardo Silva atrai interesse do Barcelona, Juventus e Arábia Saudita

Bernardo Silva está no radar de Barcelona e Juventus para assinar numa transferência gratuita no final contrato com o Manchester City em 2026, mas clubes da Arábia Saudita preparam ofertas milionárias pelo internacional português.

Rodrygo revela conversa com Xabi Alonso: «Que ele me colocasse onde quisesse e precisasse. Estou aqui para ajudar a equipa»

Rodrygo revelou conversa com Xabi Alonso. Técnico espanhol falou com o avançado brasileiro sobre posições a jogar.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ferdinand analisa momento do Manchester United: «Quero ver os nossos jogadores abordarem o jogo da forma correta»

Rio Ferdinand falou sobre o momento atual do Manchester United. Antigo defesa-central quer ver boa abordagem dos jogadores.

Rodrygo comenta futuro: «Enquanto o Real Madrid quiser, eu fico. Adoro estar aqui»

Rodrygo quer continuar no Real Madrid. Avançado brasileiro aborda ainda duelo com o Barcelona para a La Liga, jogo que se avizinha.

Wayne Rooney defende Ruben Amorim: «Espero que consiga dar a volta por cima, porque é um jovem treinador fantástico»

Wayne Rooney destacou a importância da última vitória do Manchester United na Premier League. Ex-jogador elogia Ruben Amorim.