📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As perguntas do Bola na Rede a Rui Borges e Carlos Carvalhal após o Braga x Vitória SC

- Advertisement -

O Bola na Rede esteve presente no dérbi do Minho, entre Braga e Vitória SC, o jogo grande da quinta jornada da Primeira Liga. O nosso site fez perguntas aos dois treinadores.

Rui Borges e Carlos Carvalhal responderam ao Bola na Rede, na conferência de imprensa de pós-jogo do Braga x Vitória SC. O encontro terminou com um triunfo de 2-0 para os vimaranenses e ambos os treinadores analisaram taticamente a partida.

Lê, em baixo, as duas perguntas do Bola na Rede:

Bola na Rede: Houve 10 minutos muito importantes no jogo. Depois dos golos e da expulsão, ia colocar Roger Fernandes, mas acabou por decidir mantê-lo no banco. Qual era o plano tático e o que estava a pensado e nestas trocas qual o objetivo de colocar o João Ferreira como central tendo o Paulo Oliveira no banco?

Carlos Carvalhal: A situação é que tínhamos de equilibrar a equipa atrás, não podíamos só jogar com dois defesas. Quanto à situação do João Ferreira e do Paulo Oliveira, estávamos a perder, o João é um jogador que fez uma época a jogar numa linha de 3 pela direita e aberto também. Portanto conhece as duas posições muito bem. Tínhamos de arriscar, o João transporta bem a bola, é um lateral que podia chegar à frente e fê-lo muito bem. Foi opção que me pareceu mais adequada. Mantemos confiança no Paulo Oliveira. Quanto ao Roger (que era para entrar, mas acabou por ficar mais um pouco no banco), teve a ver com a necessidade de equilibrar primeiro e depois tentar arranjar algumas soluções que nos permitissem ser competitivos e ameaçar a baliza do Vitória SC.

Bola na Rede: Tem sido um início de época onde muito se tem falado do brilho do Vitória SC com bola e do volume ofensivo mas hoje, principalmente na primeira parte, foi o registo defensivo que saltou à vista com o Vitória SC a ter menos bola, mas a dar a sensação de estar sempre confortável com coberturas próximas e capacidade de proteger o espaço central levando o Braga para os corredores. Quão importante é ter esta eficiência no momento defensivo para depois soltar o talento na frente?

Rui Borges: Acho que a primeira parte foi equilibrada. O Braga a partir dos 30 minutos teve um pouco mais de bola, mas até ali foi bastante equilibrado o jogo com as duas equipas a encaixarem uma na outra, a respeitarem-se e a perceberem que em pequenos momentos e em pequenos espaços tanto uma equipa como a outra têm qualidade para decidir o jogo. Respeitaram-se mutuamente, mas nós fomos perdendo tomadas de decisão, muitas bolas e muito jogo interior, o que não queríamos. Mas mesmo assim não deixámos criar qualquer oportunidade, penso eu. O processo defensivo para mim é tão importante como qualquer outro momento de jogo. Para mim torna-se fácil quando eles acreditam na minha ideia de jogo, no meu discurso, na minha palavra, naquilo que eu peco. E eles acreditam muito nisso. Em todas as semanas eu dou tanto significado ao momento defensivo como ao momento ofensivo porque todos são importantes. A equipa que estiver mais equilibrada em todos os momentos do jogo – a transição ofensiva e defensiva, bolas paradas, onde hoje fizemos mais um golo – ganha mais vezes. E é isso que eles têm feito. Nos últimos 15 minutos da primeira parte com um bloco mais médio-baixo, mas sem criar muito, entrar na nossa área ou criar oportunidades. Na segunda parte fomos claramente superiores, entrámos muito bem e definimos um ou outro pormenor em relação ao que estávamos a fazer na primeira parte com bola. Eles assentam, acreditam nisso e na segunda parte fomos claramente superiores em todos os momentos do jogo ao longo de 35/40 minutos. Caímos um pouco nos últimos 10 minutos, o jogo ficou um bocadinho partido com a malta mais cansada, mais perdas de bola e mesmo assim não deixámos criar qualquer situação de perigo ao adversário. Por tudo o que fizemos na segunda parte, com uma primeira parte equilibrada e um 0-0 justo ao intervalo entre duas boas equipas, competitivas e a querer ganhar apesar da estratégia encaixar uma na outra. Nós tínhamos bem definido o que queríamos, o grupo acreditou nisso, fê-lo e melhorou na segunda parte, onde fomos donos do jogo. A vitória acaba por ser justíssima.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Frank elogia João Palhinha e aborda futuro do internacional português no Tottenham: «Estamos muito felizes em todos os aspetos»

Thomas Frank elogiou João Palhinha quando foi questionado sobre a possibilidade do internacional português ficar em definitivo no Tottenham.

Pisa garante primeira vitória na Serie A ao bater a Cremonese

O Pisa garantiu a primeira vitória na Serie A ao vencer a Cremonese por 1-0, em jogo da 11.ª jornada da competição.

Estoril Praia vence Arouca num duelo eletrizante com 7 golos

O Estoril Praia recebeu o Arouca no Estádio António Coimbra da Mota e venceu por 4-3, em jogo de abertura da 11.ª jornada da Primeira Liga.

Penálti de Mikel Oyarzabal dá o empate à Real Sociedad frente ao Elche

Na 12.ª jornada da La Liga, o Elche recebeu a Real Sociedad e esteve perto da vitória, mas um penálti de Oyarzabal deu o empate aos visitantes.

PUB

Mais Artigos Populares

Rennes vence pela margem mínima na visita ao Paris FC

Esta sexta-feira, na 12.ª jornada da Ligue 1, o Rennes superou o Paris FC com uma vitória por 1-0, com golo de Breel Embolo.

Rui Costa em vésperas das eleições do Benfica: «Todo este tempo de campanha, entrevistas e debates aumentaram a ansiedade e provocaram atrito»

Rui Costa falou aos meios de comunicação social na véspera de ser conhecido o novo presidente do Benfica.

Werder Bremen faz reviravolta nos descontos na receção ao Wolfsburgo

Esta sexta-feira, na 10.ª jornada da Bundesliga, o Werder Bremen deu a volta ao resultado frente ao Wolfsbrugo, vencendo por 2-1.