As perguntas do Bola na Rede a Rui Borges e Carlos Carvalhal após o Braga x Vitória SC

- Advertisement -

O Bola na Rede esteve presente no dérbi do Minho, entre Braga e Vitória SC, o jogo grande da quinta jornada da Primeira Liga. O nosso site fez perguntas aos dois treinadores.

Rui Borges e Carlos Carvalhal responderam ao Bola na Rede, na conferência de imprensa de pós-jogo do Braga x Vitória SC. O encontro terminou com um triunfo de 2-0 para os vimaranenses e ambos os treinadores analisaram taticamente a partida.

Lê, em baixo, as duas perguntas do Bola na Rede:

Bola na Rede: Houve 10 minutos muito importantes no jogo. Depois dos golos e da expulsão, ia colocar Roger Fernandes, mas acabou por decidir mantê-lo no banco. Qual era o plano tático e o que estava a pensado e nestas trocas qual o objetivo de colocar o João Ferreira como central tendo o Paulo Oliveira no banco?

Carlos Carvalhal: A situação é que tínhamos de equilibrar a equipa atrás, não podíamos só jogar com dois defesas. Quanto à situação do João Ferreira e do Paulo Oliveira, estávamos a perder, o João é um jogador que fez uma época a jogar numa linha de 3 pela direita e aberto também. Portanto conhece as duas posições muito bem. Tínhamos de arriscar, o João transporta bem a bola, é um lateral que podia chegar à frente e fê-lo muito bem. Foi opção que me pareceu mais adequada. Mantemos confiança no Paulo Oliveira. Quanto ao Roger (que era para entrar, mas acabou por ficar mais um pouco no banco), teve a ver com a necessidade de equilibrar primeiro e depois tentar arranjar algumas soluções que nos permitissem ser competitivos e ameaçar a baliza do Vitória SC.

Bola na Rede: Tem sido um início de época onde muito se tem falado do brilho do Vitória SC com bola e do volume ofensivo mas hoje, principalmente na primeira parte, foi o registo defensivo que saltou à vista com o Vitória SC a ter menos bola, mas a dar a sensação de estar sempre confortável com coberturas próximas e capacidade de proteger o espaço central levando o Braga para os corredores. Quão importante é ter esta eficiência no momento defensivo para depois soltar o talento na frente?

Rui Borges: Acho que a primeira parte foi equilibrada. O Braga a partir dos 30 minutos teve um pouco mais de bola, mas até ali foi bastante equilibrado o jogo com as duas equipas a encaixarem uma na outra, a respeitarem-se e a perceberem que em pequenos momentos e em pequenos espaços tanto uma equipa como a outra têm qualidade para decidir o jogo. Respeitaram-se mutuamente, mas nós fomos perdendo tomadas de decisão, muitas bolas e muito jogo interior, o que não queríamos. Mas mesmo assim não deixámos criar qualquer oportunidade, penso eu. O processo defensivo para mim é tão importante como qualquer outro momento de jogo. Para mim torna-se fácil quando eles acreditam na minha ideia de jogo, no meu discurso, na minha palavra, naquilo que eu peco. E eles acreditam muito nisso. Em todas as semanas eu dou tanto significado ao momento defensivo como ao momento ofensivo porque todos são importantes. A equipa que estiver mais equilibrada em todos os momentos do jogo – a transição ofensiva e defensiva, bolas paradas, onde hoje fizemos mais um golo – ganha mais vezes. E é isso que eles têm feito. Nos últimos 15 minutos da primeira parte com um bloco mais médio-baixo, mas sem criar muito, entrar na nossa área ou criar oportunidades. Na segunda parte fomos claramente superiores, entrámos muito bem e definimos um ou outro pormenor em relação ao que estávamos a fazer na primeira parte com bola. Eles assentam, acreditam nisso e na segunda parte fomos claramente superiores em todos os momentos do jogo ao longo de 35/40 minutos. Caímos um pouco nos últimos 10 minutos, o jogo ficou um bocadinho partido com a malta mais cansada, mais perdas de bola e mesmo assim não deixámos criar qualquer situação de perigo ao adversário. Por tudo o que fizemos na segunda parte, com uma primeira parte equilibrada e um 0-0 justo ao intervalo entre duas boas equipas, competitivas e a querer ganhar apesar da estratégia encaixar uma na outra. Nós tínhamos bem definido o que queríamos, o grupo acreditou nisso, fê-lo e melhorou na segunda parte, onde fomos donos do jogo. A vitória acaba por ser justíssima.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Robert Lewandowski fala sobre Torreense na Europa League: «É espetacular para eles»

Robert Lewandowski protagonizou um momento descontraído durante o estágio da seleção da Polónia ao perguntar sobre o Torreense.

Dodi Lukebakio brinca com onda de calor na Bélgica: «Não há ar aqui»

Dodi Lukebakio mostrou-se surpreendido com as altas temperaturas registadas na Bélgica e deixou um desabafo bem-humorado.

Força da Tática | PSG x Arsenal

Paris Saint-Germain e Arsenal defrontaram-se, este sábado, na tão aguardada final da Champions League. Os franceses, campeões em título, procuravam revalidar a sua conquista, enquanto que os ingleses procuravam uma glória nunca antes atingida.

Dobradinha europeia com toque de mestre | PSG 1-1 Arsenal (4-3 g.p.)

O impensável aconteceu entre PSG e Arsenal. Em Budapeste, duas equipas entraram na Puskas Arena com duas estratégias bem definidas, diferentes entre si, mas com um único objetivo: sagrar-se vencedor da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Mundial 2026 à porta: Cristiano Ronaldo já está por Portugal e deixa mensagem nas redes sociais

Cristiano Ronaldo já está por Portugal e deixa mensagem nas redes sociais. «Feliz por voltar a casa com a família», pode ler-se.

Declan Rice após final perdida da Champions League: «No próximo ano vamos voltar por mais»

Declan Rice já olha para a próxima época. Palavras durante os festejos do título da Premier League, um dia depois da final da Champions League.

Grupo da Argentina: Argélia já anunciou convocados para o Mundial 2026

A Argélia revelou os convocados para o Mundial 2026. Argentina, Áustria e Jordânia completam o Grupo J na respetiva prova.