O Athletic ainda não desistiu da contratação de Aymeric Laporte. Jogador não foi inscrito a tempo e a transferência para o conjunto basco caiu.
Nos últimos minutos do mercado acentuam-se os negócios fechados, mas também algumas transferências falhadas. Entre estas, destaque à de Ayrmeric Laporte, que estava com tudo acordado para rumar ao Athletic, mas viu o negócio cair.
Em comunicado, o emblema basco explica os motivos para a queda e remete para um processo que parou nas instâncias da FIFA e da plataforma TMS ainda no dia 1 de setembro «embora não tenha sido possível concluí-lo na totalidade nessa data por motivos alheios à sua vontade e por fatores externos fora do seu controlo».
Depois do prazo, a RFEF, Federação Espanhola de Futebol, solicitou uma autorização para «uma exceção de validação para poder obter o Certificado de Transferência Internacional da Federação de Futebol da Arábia Saudita», negada pela FIFA.
O clube deu conta de que ainda procura fechar o negócio. Ainda assim, caso tal não seja possível, não haverá lugar a qualquer movimentação de dinheiro relativa à transferência frustrada.
Eis o comunicado do Athletic sobre Aymeric Laporte na íntegra:
«A FIFA rejeita inicialmente o pedido do CTI do jogador e, por enquanto, ele não poderá ingressar no Athletic Club
O Athletic Club deseja informar aos seus sócios, sócias e todos os seus adeptos que a FIFA negou o pedido da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para obter da Federação de Futebol da Arábia Saudita o Certificado de Transferência Internacional (CTI), a fim de poder realizar a incorporação do jogador Aymeric Laporte.
A relação dos factos é a seguinte:
1.- No passado dia 1 de setembro e dentro do período de inscrição de jogadores habilitado pela regulamentação, o jogador D. Aymeric Laporte Fevre, o clube da Arábia Saudita Al-Nassr Football Club e o Athletic Club acordaram a transferência do jogador para o Athletic Club, sujeita ao cumprimento de determinadas condições.
2.- O Athletic Club enviou o pedido de transferência à plataforma TMS da FIFA em 1 de setembro, embora não tenha sido possível concluí-lo na totalidade nessa data por motivos alheios à sua vontade e por fatores externos fora do seu controlo.
3.- A RFEF solicitou à FIFA, no dia 2 de setembro, que autorizasse uma exceção de validação para poder obter o Certificado de Transferência Internacional da Federação de Futebol da Arábia Saudita, para que o jogador pudesse ser inscrito pelo Athletic Club.
4.- A RFEF comunicou ao Athletic Club, por e-mail, no dia 3 de setembro, que a FIFA negou o pedido feito e a possibilidade de obter o Certificado de Transferência Internacional.
O Athletic Club continua a trabalhar para concretizar a vontade das três partes (Al-Nassr, jogador e Athletic Club) e está a estudar todas as possibilidades dentro do quadro legal existente.
Em todo o caso, o Athletic Club deseja informar que, caso a incorporação do jogador D. Aymeric Laporte ao Athletic Club não se concretize, os acordos entre as partes deixarão de ter qualquer efeito, sem que haja qualquer consequência económica para a nossa entidade, em cumprimento das condições suspensivas dos contratos entre o Athletic Club, o Al-Nassr e o jogador.
O Athletic Club, no seu compromisso com a transparência e a informação verdadeira aos seus sócios e sócias, dará todas as explicações uma vez esgotadas as vias de resolução da situação atual».