📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Benfica quer suspender centralização dos direitos televisivos e pede investigação a ex-árbitros

- Advertisement -

O Benfica enviou uma carta à Liga a pedir a suspensão da centralização dos direitos televisivos e uma investigação a antigos árbitros.

O Benfica enviou uma carta ao presidente da Liga, Reinaldo Teixeira, na qual pede a suspensão do processo de centralização dos direitos televisivos do futebol profissional português. O clube considera que o processo «está atrasado, em risco de falhar os objetivos e já desatualizado».

Rui Costa, presidente do Benfica, questiona a viabilidade financeira da centralização, sublinhando que ainda não foi apresentado nenhum plano credível que comprove que o modelo irá gerar mais receitas. O clube recorda que «foi revelada publicamente uma aspiração de 300 milhões de euros, mas esta carece de fundamentação credível à luz da realidade atual» e estima que «na realidade atual do mercado audiovisual, é provável que o valor da centralização não atinja sequer os 150-200 milhões de euros».

O documento destaca também a «ausência de uma estratégia de internacionalização clara», a falta de «investimento na modernização da infraestrutura física», a concentração excessiva do mercado doméstico «sem concorrência efetiva entre operadores» e o combate à pirataria que «continua ausente». Além disso, o Benfica critica o elevado custo para os adeptos, estimado em 500 euros anuais para assistir ao futebol na televisão.

O Benfica anunciou a suspensão da sua participação na gerência da Liga Centralização, «não acreditando que o processo em curso satisfará as necessidades do futebol português e do Benfica em particular». O clube vai solicitar audiências urgentes ao Governo e aos grupos parlamentares para discutir o processo. Paralelamente, vai pedir à Federação Portuguesa de Futebol, à Liga e à Procuradoria-Geral da República uma investigação sobre a atuação de ex-árbitros em estruturas do futebol, alertando que «a contratação de antigos árbitros para estruturas de clubes e organizações de futebol coloca em causa a transparência e isenção».

O clube defende que os clubes profissionais devem unir-se para acordar uma posição comum, apresentando um plano alternativo que inclua «um estudo sobre os valores esperados para diferentes quadros competitivos», a «criação de um fundo de emergência para acautelar dificuldades financeiras na transição», «propostas de formatos alternativos para distribuição e promoção do produto», um «modelo de distribuição com base em mérito desportivo, valor mediático e audiências», «investimentos mínimos obrigatórios em infraestruturas e tecnologia», «mecanismos de escuta regular de adeptos e operadores», um «plano de combate à pirataria» e uma «proposta de revisão fiscal e revisão do regime de seguros desportivos e proteção social».

«Não podemos embarcar numa aventura mal preparada, que corre o risco de destruir valor, reduzir receitas e comprometer de forma duradoura o desenvolvimento do futebol em Portugal», conclui a carta assinada por Rui Costa, que reforça a convicção de que «continuar a avançar sem estas garantias e um processo estruturado é um salto no escuro».

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: Maxi Araújo tem interessado na Serie A

Maxi Araújo é alvo do Nápoles para os próximos mercados de transferências. O jogador tem-se destacado ao serviço do Sporting.

Entre dinâmicas ofensivas e fragilidades defensivas: um olhar tático sobre Portugal e a preparação para o Mundial 2026

Um olhar tático aos jogos de Portugal com Irlanda e Arménia e aos aspetos que Roberto Martínez deve afinar com vista ao Mundial 2026.

Sporting vai contar com ponta de lança da formação no jogo frente ao Marinhense

Rui Borges vai apostar num jovem da formação do Sporting para a frente de ataque na partida contra o Marinhense.

Josh Allen marca 6 touchdowns no triunfo dos Bills e Broncos vencem no terreno dos Chiefs: eis os resultados da semana 11 da NFL

Na 11.ª semana da NFL, Josh Allen conduziu os Bills à vitória frente aos Buccaneers e os Broncos venceram no terreno dos Chiefs.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli com razões para sorrir no treino do FC Porto

O FC Porto já treinou durante esta segunda-feira. Borja Sainz e Luuk de Jong evoluíram para treino integrado condicionado.

5 momentos de Portugal na qualificação para o Mundial 2026

Portugal está apurado para o Mundial 2026, após uma caminhada bastante polémica e difícil, em grande parte por culpa própria.

Tiago Gabriel desperta agora interesse na Premier League

Tiago Gabriel, defesa português de 20 anos, entra na lista do Brentford e continua a ser seguido de perto pela Juventus e Inter Milão.