📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bino Maçães: «Tu com quatro jogos de Portugal ou nós com quatro jogos de qualquer equipa conseguimos perceber um padrão. É isso que não quero que percebam em Portugal»

- Advertisement -

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães concedeu uma entrevista ao Bola na Rede depois da seleção nacional sub-17 ter sido distinguida como a Equipa do Ano 2025. O treinador falou na capacidade de ser cameleónico no jogo português e destacou as múltiplas possibilidades que Portugal tem em campo.

«Primeiro, os parabéns aos clubes. Já se trabalha muito bem nos clubes, vários já diversificam a sua forma de jogar, até em termos estruturais. Acaba por ser interessante. Depois, a inteligência e compreensão do jogo por parte dos jogadores é cada vez maior e é muito importante. Quando se vem para as seleções com tão pouco tempo para trabalhar, isso é um fator determinante. Eles podem estar focados, temos o vídeo para mostrar, o treino com o que queremos passar, mas é tudo muito curto. Quando falamos em equipas que precisam de um processo de tempo para se adaptarem ao treinador e à forma de jogar, nas seleções quase não temos esse tempo. Depois temos de ser muito concisos na nossa ideia para eles perceberem claramente o que têm de fazer. Isso é o fundamental. É perceberem e começarem a interpretar. Quando isso acontece, as coisas começam a surgir de forma mais natural e nós podemos avançar naquilo que é o nosso processo de jogo e criar nuances diferentes. Não queremos que o adversário encaixe. Hoje toda a gente tem a possibilidade de ver os jogos. Tu com quatro jogos de Portugal ou nós com quatro jogos de qualquer equipa conseguimos perceber um padrão. É isso que não quero que percebam em Portugal. Quero que olhes e vejam que podemos jogar assim, mas também assim ou de outra forma e que pensem no que vamos fazer para cada jogo. Quero que criem essa indefinição. É treino e parte dos jogadores perceberem e conseguirem interpretar. Também é fruto dos dois anos e meio que levo com eles. Se os tivesse apanhado pela primeira vez, acredito que o nosso processo não estaria no nível a que esteve agora. É bom, porque a forma como estamos estruturados permite-nos acompanhar a equipa dos sub-16 aos sub-20. São quatro anos em que acompanhamos a equipa e passamos por esse processo, ou seja, a identificação que eu crio com os jogadores e que os jogadores criam comigo é muito mais simples e de forma crescente. Foi isso que aconteceu. Foram percebendo o que tinham de fazer e vendo que conseguíamos ter sucesso. Temos de arranjar alternativas no nosso jogo para criar indefinição nos adversários. Dependendo do que vemos no adversário, às vezes pressionamos mais alto, outras vezes queremos que sejam eles a construir e ficamos num bloco mais médio-baixo. São os nossos segredos, também não podemos contar tudo», explicou Bino Maçães.

toda a entrevista de Bino Maçães. Recorde-se que, em 2025, os sub-17 nacionais venceram o Europeu e o Mundial da categoria.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela perto de reforçar o seu plantel com extremo da Eredivisie

Makan Aiko deve reforçar nos próximos dias o plantel principal do Tondela. O jogador ainda pertence aos quadros do Fortuna Sittard.

Internacional francês em negociações com a Juventus para um regresso à Serie A

O defesa-lateral do Al Hilal, Theo Hernández, está perto de assinar pela Juventus. O francês chegou este verão à Arábia Saudita.

Para Sporting manter debaixo de olho? Sergio Arribas somou mais uma assistência no último fim de semana

Sergio Arribas tem sido apontado ao Sporting. O jogador do Almería fez mais uma assistência ao serviço dos andaluzes.

Wayne Rooney fala de Ruben Amorim: «Tenho um pouco de pena dele»

Wayne Rooney falou sobre Ruben Amorim, admitindo que sente alguma pena do treinador do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Lorenzo Lucca: quem é o ponta de lança desejado por José Mourinho para o Benfica?

Lorenzo Lucca está a ser apontado ao Benfica. O avançado pertence aos quadros do Nápoles, equipa da Serie A.

Arouca fecha a contratação de antigo jogador do Real Madrid

O Arouca deve anunciar nas próximas horas a contratação de Javi Sánchez. O jogador rescindiu com o Real Valladolid.

Sporting aumenta proposta por Souleymane Faye: eis as novidades

Souleymane Faye pertence aos quadros do Granada e é pretendido pelo Sporting, que fez uma segunda oferta pelo jogador.