Bino Maçães: «Tu com quatro jogos de Portugal ou nós com quatro jogos de qualquer equipa conseguimos perceber um padrão. É isso que não quero que percebam em Portugal»

- Advertisement -

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães concedeu uma entrevista ao Bola na Rede depois da seleção nacional sub-17 ter sido distinguida como a Equipa do Ano 2025. O treinador falou na capacidade de ser cameleónico no jogo português e destacou as múltiplas possibilidades que Portugal tem em campo.

«Primeiro, os parabéns aos clubes. Já se trabalha muito bem nos clubes, vários já diversificam a sua forma de jogar, até em termos estruturais. Acaba por ser interessante. Depois, a inteligência e compreensão do jogo por parte dos jogadores é cada vez maior e é muito importante. Quando se vem para as seleções com tão pouco tempo para trabalhar, isso é um fator determinante. Eles podem estar focados, temos o vídeo para mostrar, o treino com o que queremos passar, mas é tudo muito curto. Quando falamos em equipas que precisam de um processo de tempo para se adaptarem ao treinador e à forma de jogar, nas seleções quase não temos esse tempo. Depois temos de ser muito concisos na nossa ideia para eles perceberem claramente o que têm de fazer. Isso é o fundamental. É perceberem e começarem a interpretar. Quando isso acontece, as coisas começam a surgir de forma mais natural e nós podemos avançar naquilo que é o nosso processo de jogo e criar nuances diferentes. Não queremos que o adversário encaixe. Hoje toda a gente tem a possibilidade de ver os jogos. Tu com quatro jogos de Portugal ou nós com quatro jogos de qualquer equipa conseguimos perceber um padrão. É isso que não quero que percebam em Portugal. Quero que olhes e vejam que podemos jogar assim, mas também assim ou de outra forma e que pensem no que vamos fazer para cada jogo. Quero que criem essa indefinição. É treino e parte dos jogadores perceberem e conseguirem interpretar. Também é fruto dos dois anos e meio que levo com eles. Se os tivesse apanhado pela primeira vez, acredito que o nosso processo não estaria no nível a que esteve agora. É bom, porque a forma como estamos estruturados permite-nos acompanhar a equipa dos sub-16 aos sub-20. São quatro anos em que acompanhamos a equipa e passamos por esse processo, ou seja, a identificação que eu crio com os jogadores e que os jogadores criam comigo é muito mais simples e de forma crescente. Foi isso que aconteceu. Foram percebendo o que tinham de fazer e vendo que conseguíamos ter sucesso. Temos de arranjar alternativas no nosso jogo para criar indefinição nos adversários. Dependendo do que vemos no adversário, às vezes pressionamos mais alto, outras vezes queremos que sejam eles a construir e ficamos num bloco mais médio-baixo. São os nossos segredos, também não podemos contar tudo», explicou Bino Maçães.

toda a entrevista de Bino Maçães. Recorde-se que, em 2025, os sub-17 nacionais venceram o Europeu e o Mundial da categoria.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

Leão sofre até perto do fim para bater o Famalicão em Alvalade | Sporting 1-0 Famalicão

Quando já se pensava que o empate se perfilava como resultado final, surgiu o momento que desatou o nó a favor do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.

Estoril Praia com baixa de peso para as próximas semanas

O Estoril Praia viu Kevin Boma sofrer uma lesão muscular. O defesa central deve ficar de fora dos convocados nas próximas semanas.