Bino Maçães: «Tu com quatro jogos de Portugal ou nós com quatro jogos de qualquer equipa conseguimos perceber um padrão. É isso que não quero que percebam em Portugal»

- Advertisement -

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães concedeu uma entrevista ao Bola na Rede depois da seleção nacional sub-17 ter sido distinguida como a Equipa do Ano 2025. O treinador falou na capacidade de ser cameleónico no jogo português e destacou as múltiplas possibilidades que Portugal tem em campo.

«Primeiro, os parabéns aos clubes. Já se trabalha muito bem nos clubes, vários já diversificam a sua forma de jogar, até em termos estruturais. Acaba por ser interessante. Depois, a inteligência e compreensão do jogo por parte dos jogadores é cada vez maior e é muito importante. Quando se vem para as seleções com tão pouco tempo para trabalhar, isso é um fator determinante. Eles podem estar focados, temos o vídeo para mostrar, o treino com o que queremos passar, mas é tudo muito curto. Quando falamos em equipas que precisam de um processo de tempo para se adaptarem ao treinador e à forma de jogar, nas seleções quase não temos esse tempo. Depois temos de ser muito concisos na nossa ideia para eles perceberem claramente o que têm de fazer. Isso é o fundamental. É perceberem e começarem a interpretar. Quando isso acontece, as coisas começam a surgir de forma mais natural e nós podemos avançar naquilo que é o nosso processo de jogo e criar nuances diferentes. Não queremos que o adversário encaixe. Hoje toda a gente tem a possibilidade de ver os jogos. Tu com quatro jogos de Portugal ou nós com quatro jogos de qualquer equipa conseguimos perceber um padrão. É isso que não quero que percebam em Portugal. Quero que olhes e vejam que podemos jogar assim, mas também assim ou de outra forma e que pensem no que vamos fazer para cada jogo. Quero que criem essa indefinição. É treino e parte dos jogadores perceberem e conseguirem interpretar. Também é fruto dos dois anos e meio que levo com eles. Se os tivesse apanhado pela primeira vez, acredito que o nosso processo não estaria no nível a que esteve agora. É bom, porque a forma como estamos estruturados permite-nos acompanhar a equipa dos sub-16 aos sub-20. São quatro anos em que acompanhamos a equipa e passamos por esse processo, ou seja, a identificação que eu crio com os jogadores e que os jogadores criam comigo é muito mais simples e de forma crescente. Foi isso que aconteceu. Foram percebendo o que tinham de fazer e vendo que conseguíamos ter sucesso. Temos de arranjar alternativas no nosso jogo para criar indefinição nos adversários. Dependendo do que vemos no adversário, às vezes pressionamos mais alto, outras vezes queremos que sejam eles a construir e ficamos num bloco mais médio-baixo. São os nossos segredos, também não podemos contar tudo», explicou Bino Maçães.

toda a entrevista de Bino Maçães. Recorde-se que, em 2025, os sub-17 nacionais venceram o Europeu e o Mundial da categoria.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

Tubarão europeu negoceia empréstimo de Alisson Santos com o Sporting

O Nápoles quer reforçar o ataque e pensa em Alisson Santos. Italianos em negociações com o Sporting pelo extremo.

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

César Peixoto deixa mensagem forte a Vasco Sousa e lamenta expulsão: «Há um jogo até aos 70 minutos e outro depois»

César Peixoto analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Carlos: «As circunstâncias do jogo acabam por ser cruéis com um penálti e uma expulsão»

Zé Carlos analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Os golos de Martim Fernandes e William Gomes que fecharam o resultado no Estádio do Dragão

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 3-0. Martim Fernandes e William Gomes fecharam o resultado a favor dos dragões.

Eis os destaques da vitória do FC Porto frente ao Gil Vicente

O FC Porto derrotou o Gil Vicente no Estádio do Dragão por 3-0. Confere os destaques do encontro da 19ª. jornada da Primeira Liga.