Bino Maçães: «Tu com quatro jogos de Portugal ou nós com quatro jogos de qualquer equipa conseguimos perceber um padrão. É isso que não quero que percebam em Portugal»

- Advertisement -

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães concedeu uma entrevista ao Bola na Rede depois da seleção nacional sub-17 ter sido distinguida como a Equipa do Ano 2025. O treinador falou na capacidade de ser cameleónico no jogo português e destacou as múltiplas possibilidades que Portugal tem em campo.

«Primeiro, os parabéns aos clubes. Já se trabalha muito bem nos clubes, vários já diversificam a sua forma de jogar, até em termos estruturais. Acaba por ser interessante. Depois, a inteligência e compreensão do jogo por parte dos jogadores é cada vez maior e é muito importante. Quando se vem para as seleções com tão pouco tempo para trabalhar, isso é um fator determinante. Eles podem estar focados, temos o vídeo para mostrar, o treino com o que queremos passar, mas é tudo muito curto. Quando falamos em equipas que precisam de um processo de tempo para se adaptarem ao treinador e à forma de jogar, nas seleções quase não temos esse tempo. Depois temos de ser muito concisos na nossa ideia para eles perceberem claramente o que têm de fazer. Isso é o fundamental. É perceberem e começarem a interpretar. Quando isso acontece, as coisas começam a surgir de forma mais natural e nós podemos avançar naquilo que é o nosso processo de jogo e criar nuances diferentes. Não queremos que o adversário encaixe. Hoje toda a gente tem a possibilidade de ver os jogos. Tu com quatro jogos de Portugal ou nós com quatro jogos de qualquer equipa conseguimos perceber um padrão. É isso que não quero que percebam em Portugal. Quero que olhes e vejam que podemos jogar assim, mas também assim ou de outra forma e que pensem no que vamos fazer para cada jogo. Quero que criem essa indefinição. É treino e parte dos jogadores perceberem e conseguirem interpretar. Também é fruto dos dois anos e meio que levo com eles. Se os tivesse apanhado pela primeira vez, acredito que o nosso processo não estaria no nível a que esteve agora. É bom, porque a forma como estamos estruturados permite-nos acompanhar a equipa dos sub-16 aos sub-20. São quatro anos em que acompanhamos a equipa e passamos por esse processo, ou seja, a identificação que eu crio com os jogadores e que os jogadores criam comigo é muito mais simples e de forma crescente. Foi isso que aconteceu. Foram percebendo o que tinham de fazer e vendo que conseguíamos ter sucesso. Temos de arranjar alternativas no nosso jogo para criar indefinição nos adversários. Dependendo do que vemos no adversário, às vezes pressionamos mais alto, outras vezes queremos que sejam eles a construir e ficamos num bloco mais médio-baixo. São os nossos segredos, também não podemos contar tudo», explicou Bino Maçães.

toda a entrevista de Bino Maçães. Recorde-se que, em 2025, os sub-17 nacionais venceram o Europeu e o Mundial da categoria.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Neto desfaz o nulo e adianta Portugal contra a Nigéria na preparação para o Mundial 2026

Pedro Neto fez o primeiro golo do jogo e pôs a seleção nacional em vantagem. Portugal defronta a Nigéria no último encontro antes do Mundial 2026.

Roberto Martínez aborda escolhas no 11 inicial de Portugal e ainda diz: «Vamos tentar fazer as 11 substituições»

Roberto Martínez falou sobre o 11 inicial escolhido de Portugal e substituições para o jogo. Seleção Nacional enfrenta a Nigéria.

Diogo Costa antes do Portugal x Nigéria: «Estamos confiante de que podemos fazer um grande Mundial»

Diogo Costa prestou declarações antes do Portugal x Nigéria. Jogo de preparação é já esta quarta-feira pelas 20h45, em Leiria.

Roberto Martínez antes do Portugal x Nigéria: «O jogo de hoje é muito importante»

Roberto Martínez prestou declarações antes do Portugal x Nigéria. Jogo de preparação é já esta quarta-feira pelas 20h45, em Leiria.

PUB

Mais Artigos Populares

Campeonato de Portugal: Leça bate Vitória Sernache nos penáltis e vence a final

O Leça venceu o Vitória Sernache na final do Campeonato de Portugal. Jogo ficou decidido nas grandes penalidades após empate 1-1.

Atenção: Eis os 11s oficiais de Portugal x Nigéria

Portugal vai enfrentar a Nigéria em jogo de preparação para o Mundial 2026. Fica com os onzes oficiais das equipas.

Sucessão de Marco Silva: Kieran McKenna faz pausa na carreira e Fulham vira as atenções para 3 treinadores portugueses

Kieran McKenna, treinador do Ipswich Town, era um dos favoritos para a sucessão de Marco Silva no Fulham, antes de anunciar uma pausa na carreira.