Boavista alvo de buscas por corrupção e gestão danosa

- Advertisement -

A Polícia Judiciária do Porto realizou buscas nas instalações do Boavista, no âmbito de uma investigação por corrupção e gestão danosa.

Uma das portas do Estádio do Bessa foi arrombada esta terça-feira pela Polícia Judiciária do Porto, no âmbito de uma investigação por suspeitas de crimes económicos, corrupção e gestão danosa por parte de antigos dirigentes do Boavista, avança o Correio da Manhã.

De acordo com a mesma fonte, estão também a ser realizadas buscas domiciliárias a dirigentes do clube axadrezado. A investigação da Polícia Judiciária incide sobre a forma como o clube foi administrado no período que antecedeu a insolvência, procurando identificar possíveis responsáveis.

O clube atravessa um dos períodos mais negros da sua história, marcado por uma grave crise financeira e desportiva, que ditou a descida da Primeira Liga até aos distritais, após falhar a inscrição nas competições profissionais.

Eis o comunicado oficial da PJ:

«A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, procedeu no dia de hoje, no Grande Porto e em Viseu, ao cumprimento de dez mandados de busca domiciliária e não domiciliária, por factos em investigação ocorridos entre 2023 e finais de 2024, relacionados com um grupo de empresas ligadas ao fenómeno desportivo e lucros ilícitos estimados em cerca de 10 milhões de euros.

Em causa estão crimes de fraude fiscal, frustração de créditos e branqueamento, praticados por quadros dirigentes, contabilistas certificados, escritório de advogado e sociedade de revisores oficiais de contas.

O modus operandi em causa implicou a utilização de contas bancárias de passagem tituladas por terceiros singulares, transferências internacionais e depósitos em numerário de origem e destino não clarificados, em casos justificados apenas parcialmente e por contratos de empréstimos cruzados que levantavam suspeitas quanto à ocultação de rendimentos, desvio dos mesmos com vista a prejudicar credores e ulterior branqueamento.

As diligências em causa, efetuadas no âmbito de um inquérito titulado pela DIAP do Porto, foram presididas por um juiz de instrução criminal e acompanhadas por uma procuradora da república, visando a recolha documental e pessoal sobre a natureza de diversas transferências bancárias suspeitas, comunicadas pelas entidades bancárias, e ainda a movimentação em numerário e outras operativas relacionadas com a transferência de ativos das empresas e com isso esclarecer a prática dos ilícitos descritos.

Foi apreendida diversa documentação relacionada com os crimes em investigação assim como equipamento informático.

Foram constituídos seis arguidos, singulares e pessoas coletivas.

Branqueamento de capitais, Fraude fiscal qualificada, Frustração de créditos

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Michael Carrick antevê embate com o West Ham: «Temos de aproveitar a emoção que as vitórias trazem»

Michael Carrick realizou a antevisão ao embate da 26.ª jornada da Premier League, entre o Manchester United e o West Ham de Nuno Espírito Santo.

Ivan Lima deixa o Benfica a título definitivo: eis o seu destino

O Piast anunciou a contratação de Ivan Lima ao Benfica. O extremo que foi lançado por José Mourinho deixou a Luz a título definitivo.

A “Muralha do Dragão” garante, mais uma vez, um pleno equilíbrio | FC Porto 1-1 Sporting

Sporting e FC Porto entraram em campo plenamente conscientes do peso do adversário e isso traduziu-se num encontro de cautelas