Boavista alvo de buscas por corrupção e gestão danosa

- Advertisement -

A Polícia Judiciária do Porto realizou buscas nas instalações do Boavista, no âmbito de uma investigação por corrupção e gestão danosa.

Uma das portas do Estádio do Bessa foi arrombada esta terça-feira pela Polícia Judiciária do Porto, no âmbito de uma investigação por suspeitas de crimes económicos, corrupção e gestão danosa por parte de antigos dirigentes do Boavista, avança o Correio da Manhã.

De acordo com a mesma fonte, estão também a ser realizadas buscas domiciliárias a dirigentes do clube axadrezado. A investigação da Polícia Judiciária incide sobre a forma como o clube foi administrado no período que antecedeu a insolvência, procurando identificar possíveis responsáveis.

O clube atravessa um dos períodos mais negros da sua história, marcado por uma grave crise financeira e desportiva, que ditou a descida da Primeira Liga até aos distritais, após falhar a inscrição nas competições profissionais.

Eis o comunicado oficial da PJ:

«A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, procedeu no dia de hoje, no Grande Porto e em Viseu, ao cumprimento de dez mandados de busca domiciliária e não domiciliária, por factos em investigação ocorridos entre 2023 e finais de 2024, relacionados com um grupo de empresas ligadas ao fenómeno desportivo e lucros ilícitos estimados em cerca de 10 milhões de euros.

Em causa estão crimes de fraude fiscal, frustração de créditos e branqueamento, praticados por quadros dirigentes, contabilistas certificados, escritório de advogado e sociedade de revisores oficiais de contas.

O modus operandi em causa implicou a utilização de contas bancárias de passagem tituladas por terceiros singulares, transferências internacionais e depósitos em numerário de origem e destino não clarificados, em casos justificados apenas parcialmente e por contratos de empréstimos cruzados que levantavam suspeitas quanto à ocultação de rendimentos, desvio dos mesmos com vista a prejudicar credores e ulterior branqueamento.

As diligências em causa, efetuadas no âmbito de um inquérito titulado pela DIAP do Porto, foram presididas por um juiz de instrução criminal e acompanhadas por uma procuradora da república, visando a recolha documental e pessoal sobre a natureza de diversas transferências bancárias suspeitas, comunicadas pelas entidades bancárias, e ainda a movimentação em numerário e outras operativas relacionadas com a transferência de ativos das empresas e com isso esclarecer a prática dos ilícitos descritos.

Foi apreendida diversa documentação relacionada com os crimes em investigação assim como equipamento informático.

Foram constituídos seis arguidos, singulares e pessoas coletivas.

Branqueamento de capitais, Fraude fiscal qualificada, Frustração de créditos

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United e Arsenal de olho em jogador do FC Porto: Manchester City e PSG também estão atentos

O CaughtOffside avança que Alberto Costa está na mira de quatro tubarões europeus: Manchester United, Manchester City, Arsenal e PSG.

Ryanair deixa provocação a Cristiano Ronaldo: «Se Ronaldo consegue ficar sentado numa cadeira durante 90 minutos…»

Ryanair brincou com o facto de Cristiano Ronaldo ter passado os 90 minutos da vitória de Portugal frente à Noruega no banco de suplentes.

Los Angeles FC anuncia saída de Marc Dos Santos

Os Los Angeles FC anunciaram a saída do técnico Marc dos Santos. O técnico luso-canadiano não resistiu aos maus resultados.

RD Congo mantém registo vitorioso e Tunísia escorrega frente ao Botsuana: Eis os resultados do dia na Qualificação para a CAN

Na segunda jornada da Qualificação para a CAN 2027, o RD Congo venceu o Zimbabué por 2-1 e a Tunísia empatou 2-2 com o Botsuana.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio oficializa saída de Patric para o Al Ettifaq

Patric deixou a Lazio para rumar ao Al Ettifaq, a título definitivo. O defesa espanhol trocou a Série A pelos Emirados Árabes Unidos.

Parma anuncia a saída do técnico Carlos Cuesta

Carlos Cuesta deixou o cargo de treinador do Parma, após divergências sobre o projeto do clube. A direção do emblema da Serie A anunciou a decisão nas últimas horas.

Selecionador da Ucrânia elogia prestação de Anatoliy Trubin: «É um jogador extraordinário»

Andrea Maldera, selecionador da Ucrânia, deixou elogios a Anatoliy Trubin, que foi eleito o 'homem do jogo' no empate frente à Geórgia.