«Como o VAR impediu o Benfica de ganhar a Taça de Portugal»: Benfica lança vídeo e novo comunicado contra a arbitragem

- Advertisement -

O Benfica lançou um vídeo onde procura mostrar os alegados erros na ação do VAR na final da Taça de Portugal. Em causa o lance polémico do pisão de Matheus Reis.

O Benfica lançou um novo comunicado acompanhado de um vídeo de três minutos relativo à arbitragem na final da Taça de Portugal. «Como o VAR impediu o Benfica de ganhar a Taça de Portugal» é o nome dado pelas águias à crítica.

Num comunicado que podes ler na íntegra em baixo, bem como assistir ao vídeo, as águias fazem uso dos áudios do VAR para sustentar a sua tese de que houve erro humano na avaliação do vídeoárbitro no lance que ditaria a expulsão de Matheus Reis após um pisão em Andrea Belotti.

Tal vídeo e comunicado surgem na sequência de uma primeira comunicação, na qual o Benfica exigiu a suspensão imediata dos árbitros envolvidos no «erro colossal» relativo ao lance de Andrea Belotti e Matheus Reis. As águias emitiram comunicado oficial após o recente acórdão do Conselho de Disciplina da FPF, que castigou Matheus Reis em cinco jogos.

Eis o comunicado do Benfica:

«Estádio Nacional do Jamor, dia 25 de maio de 2025. O Benfica vencia a final da Taça de Portugal por 1-0, quando, aos 90:04,27 minutos, junto à bandeirola de canto do lado direito do ataque das águias, Belotti, caído no relvado, foi deliberadamente pisado na cabeça pelo sportinguista Matheus Reis, que tinha de ser expulso com cartão vermelho direto. No terreno, a equipa de arbitragem não sancionou; na Cidade do Futebol, a equipa de VAR adulterou a verdade desportiva na decisão da prova.

O recente acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol confirma os erros cometidos pelo VAR Tiago Martins e pelos seus assistentes Vasco Santos e Sérgio Jesus na final da Taça de Portugal 2024/25, em evidente prejuízo do Benfica.

Cerca de mês e meio após a realização do desafio, a transcrição dos diálogos ocorridos (durante mais de 2 minutos) na sala do VAR relativamente ao pisão deliberado de Matheus Reis na cabeça de Belotti provam o corrompimento dos factos e da verdade desportiva.

Vendo o lance na Cidade do Futebol, o VAR Tiago Martins começa por desvalorizar o incidente com expressões como “siga” e “foi sem querer”, mas acaba por solicitar mais imagens, quer rever sob outro ângulo: “Mas vai lá, vai lá a essa baliza, vá, mete lá.”

Após revisão, Tiago Martins não tem dúvidas: “Isto é vermelho, isto é vermelho, eu vou chamar [o árbitro Luís Godinho].”

O primeiro AVAR assistente, Vasco Santos, concorda com a apreciação do VAR: “Para mim, é vermelho.”

O segundo AVAR assistente, Sérgio Jesus, informa que “o jogo recomeçou”.

“Para mim, é vermelho”, reafirma Vasco Santos.

Sérgio Jesus argumenta: “Mas o jogo já tinha recomeçado, não podes intervir.”

Vasco Santos contrapõe: “O jogo está interrompido, é conduta violenta.”

Tiago Martins decide que tem de comunicar com Luís Godinho: “Eu vou chamar, mete lá as imagens, isto é conduta violenta.”

“Foi antes de ele interromper, […] exatamente, já não pode”, considera, então, Vasco Santos.

E Sérgio Jesus tenta demover o VAR: “Está o jogo a decorrer, entretanto, recomeçou.”

Tiago Martins reforça: “É conduta violenta na mesma, a bola não está lá, é pisão na cabeça.”

Decorridos 9 segundos, Tiago Martins abdica de discutir com os AVAR e desiste da intenção de alertar o árbitro Luís Godinho relativamente à conduta violenta de Matheus Reis: “Ok, tudo bem, vá, siga.”

O jogo prosseguiu, e os erros tiveram impacto direto no resultado da partida, impedindo o Benfica de ganhar, privando-o de um título que lhe pertenceria por mérito próprio».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Abha Club de Afonso Taira garante subida à Liga Saudita

Afonso Taira foi titular na vitoria do Abha Club por 2-1, resultado que assegurou a promoção à Liga Saudita, ainda a quatro jornadas do final.

Pedro Proença destaca importância do Mundial 2030 para Portugal: «Quanto mais as pessoas nos conhecem, mais quererão cá vir»

Pedro Proença reforçou a importância do Mundial de 2030 para Portugal e elogiou a boa relação com a FIFA, Espanha e Marrocos.

Mundial 2026: Andreas Schjelderup com luz verde para viajar para os EUA

A entrada de Andreas Schjelderup poderia ter sido dificultada pela condenação do crime de partilha ilegal de um vídeo de teor sexual.

Agente de Erick Noriega revela: «Tive a oportunidade de poder conversar com o Sporting»

Após vários rumores que apontavam para o interesse do Sporting em Erick Noriega, o agente do médio peruano confirmou conversas com os leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Bruno Cortez prossegue carreira de treinador nos Sub-14 do Grémio

Bruno Cortez, antigo lateral do Benfica, iniciou a sua carreira como treinador no Brasil, ao assumir a equipa de sub-14 do Grémio.

Processo Saco Azul: Benfica SAD e Luís Filipe Vieira absolvidos

O Benfica e Luís Filipe Vieira foram oficialmente absolvidos durante esta quinta-feira do Processo Saco Azul.

Ángel Di María relembra chegada ao Benfica: «Nem sabia onde era Portugal»

Numa entrevista ao Sports Illustrated, Ángel Di María refletiu sobre as duas passagens pelo Benfica e agradeceu o apoio dos adeptos encarnados.