O FC Porto vai apenas contar com um lateral esquerdo nas próximas semanas, já que Zaidu Sanusi estará na CAN.
Francisco Moura afigura-se como o único lateral esquerdo do plantel do FC Porto neste momento. Zaidu Sanusi, o seu habitual suplente, está na CAN ao serviço da Nigéria, o que deixa a equipa do Dragão com menos uma solução para o posto. Ainda assim, Francesco Farioli tem margem nas alternativas.
O FC Porto conta no seu plantel com dois elementos que podem ser adaptados à esquerda. Martim Fernandes, que habitualmente é lateral direito, já jogou na esquerda e na presente temporada soma 15 encontros, com uma assistência. Tem apenas 19 anos de idade e é considerado uma jovem promessa.
Martim Fernandes tem em Alberto Costa o seu grande opositor na lateral esquerda, com o português que chegou da Juventus a contar com a confiança da equipa técnica. Uma outra solução seria Jakub Kiwior. O defesa central também pode jogar a defesa esquerdo, ainda que deixasse o onze órfão de um titular indiscutível.
O polaco em 2025/26 leva 16 partidas e uma assistência. Francesco Farioli pode igualmente por optar por chamar um jovem da equipa B. O lateral esquerdo habitualmente titular para João Brandão é Kaio Henrique, brasileiro de 19 anos que cumpre a sua segunda época de azul e branco.
Martim Cunha também seria uma opção viável, mas a jovem promessa de 18 anos está a recuperar de uma lesão no menisco do joelho direito. Será um nome a seguir no futuro, já que se estreou inclusivamente pelos B’s ainda em 2024/25.

