Filipa Patão responde ao Bola na Rede: «A peça fulcral e chave do jogo foi a Mimi Alidou e o seu posicionamento»

Filipa Patão analisou a vitória do Benfica diante do Sporting. Treinadora respondeu à questão do Bola na Rede.

Filipa Patão fez o rescaldo da vitória do Benfica sobre o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal Feminina (3-2). O Bola na Rede esteve no Estádio da Luz e, no final do jogo, teve a possibilidade de colocar uma questão à treinadora das águias.

AQUI a pergunta e resposta a Micael Sequeira, treinador do Sporting.

Bola na Rede: O plano de jogo do Benfica envolvia uma concentração de perfis muito associativos à esquerda e uma maior chegada pela direita. Qual o impacto da Capeta estar a fechar o corredor na delineação desta estratégia e que avaliação faz do losango em termos de domínio do jogo?

Filipa Patão: O losango é uma coisa que nos vem caracterizando ao longo da época. Nunca perdemos o losango apesar de às vezes a nossa 10 poder estar mais próxima de zonas ofensivas, como é o caso da Nycole [Raysla]. Às vezes pode parecer que não está lá, mas vivemos muito das quatro do meio-campo. Hoje tivemos uma pequenina nuance, com a Mimi Alidou como uma espécie de segunda avançada, uma falsa ala avançada para permitir que a Marit [Lund] fosse projetando. Quando projetada, a Mimi levava sempre a defesa do Sporting para dentro o que lhe dava algum espaço para subir e, com a envolvência da [Andreia] Norton nos corredores laterais criava uma dinâmica mais em posse para entrar no último terço ofensivo e explorar o lado contrário que era o que nós queríamos, explorar a 10 e a interior do lado contrário. À direita temos uma jogadora com características um bocadinho diferentes, como é o caso da Lúcia [Alves]. É uma jogadora muito mais para servir para conseguirmos cruzamentos. Não é preciso esse jogo associativo, mas servi-la nos momentos certos. Na primeira parte faltou um bocadinho isso, jogámos muito pelo lado esquerdo e faltou bola pelo corredor direito, para a Lúcia ir no 1X1 e conseguir ir para situações de cruzamento. Na segunda parte conseguimos ir ter mais bola do lado direito e a Lúcia mais envolvida e subida no terreno. A entrada da [Catarina] Amado trouxe características diferentes, porque é mais ofensiva que a Marit e acabámos por passar a Lúcia para a esquerda. A ideia do jogo era ter uma dinâmica mais associativa e de posse do lado esquerdo e mais verticalidade e situações de cruzamento do lado direito. A peça fulcral e chave do jogo foi a Mimi Alidou e o seu posicionamento para conseguirmos a assimetria da nossa linha de 3, que muitas vezes era uma linha de 4, e nunca prescindir do nosso losango que é a peça fulcral do nosso jogo coletivo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Adi Hutter despedido do AS Mónaco

Adi Hutter foi despedido do AS Mónaco. O treinador austríaco deixa os monegascos, onde estava desde 2023.

Agente de Viktor Gyokeres confirma propostas da Arábia Saudita e volta a criticar o Sporting: «Tinham um acordo com o Manchester United nas nossas...

Jonathan Chalkias, agente de Viktor Gyokeres, voltou a falar na saída do avançado do Sporting. Jogador teve propostas da Arábia Saudita.

Diogo Dalot e o futebol para lá dos 90 minutos: «Gosto de desmistificar a ideia do jogador de futebol que só sabe jogar à...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Diogo Dalot falou na vida dos jogadores para lá dos 90 minutos e do campo.

Miguel Ribeiro e a possível venda de Gustavo Sá: «Vem a Juventus ou o Manchester City ver o Gustavo Sá e vê-o num estádio...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Miguel Ribeiro falou sobre Gustavo Sá, jovem promessa dos minhotos.

PUB

Mais Artigos Populares

Grande novidade na equipa técnica de Sérgio Conceição no Al Ittihad

Sérgio Conceição já foi oficializado como novo treinador do Al Ittihad. O treinador português faz-se acompanhar de novidade na equipa técnica.

Eis as primeiras imagens de Sérgio Conceição como novo treinador do Al Ittihad

O Al Ittihad divulgou as primeiras fotografias de Sérgio Conceição na Arábia Saudita. Técnico já foi oficializado pelo clube.

Juventus pagou 12 milhões de euros no verão e pensa em vender internacional português já em janeiro

A Juventus cogita vender João Mário já em janeiro. Lateral direito português chegou ao clube no verão, mas tem tido dificuldades.