Filipa Patão responde ao Bola na Rede: «A peça fulcral e chave do jogo foi a Mimi Alidou e o seu posicionamento»

Filipa Patão analisou a vitória do Benfica diante do Sporting. Treinadora respondeu à questão do Bola na Rede.

Filipa Patão fez o rescaldo da vitória do Benfica sobre o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal Feminina (3-2). O Bola na Rede esteve no Estádio da Luz e, no final do jogo, teve a possibilidade de colocar uma questão à treinadora das águias.

AQUI a pergunta e resposta a Micael Sequeira, treinador do Sporting.

Bola na Rede: O plano de jogo do Benfica envolvia uma concentração de perfis muito associativos à esquerda e uma maior chegada pela direita. Qual o impacto da Capeta estar a fechar o corredor na delineação desta estratégia e que avaliação faz do losango em termos de domínio do jogo?

Filipa Patão: O losango é uma coisa que nos vem caracterizando ao longo da época. Nunca perdemos o losango apesar de às vezes a nossa 10 poder estar mais próxima de zonas ofensivas, como é o caso da Nycole [Raysla]. Às vezes pode parecer que não está lá, mas vivemos muito das quatro do meio-campo. Hoje tivemos uma pequenina nuance, com a Mimi Alidou como uma espécie de segunda avançada, uma falsa ala avançada para permitir que a Marit [Lund] fosse projetando. Quando projetada, a Mimi levava sempre a defesa do Sporting para dentro o que lhe dava algum espaço para subir e, com a envolvência da [Andreia] Norton nos corredores laterais criava uma dinâmica mais em posse para entrar no último terço ofensivo e explorar o lado contrário que era o que nós queríamos, explorar a 10 e a interior do lado contrário. À direita temos uma jogadora com características um bocadinho diferentes, como é o caso da Lúcia [Alves]. É uma jogadora muito mais para servir para conseguirmos cruzamentos. Não é preciso esse jogo associativo, mas servi-la nos momentos certos. Na primeira parte faltou um bocadinho isso, jogámos muito pelo lado esquerdo e faltou bola pelo corredor direito, para a Lúcia ir no 1X1 e conseguir ir para situações de cruzamento. Na segunda parte conseguimos ir ter mais bola do lado direito e a Lúcia mais envolvida e subida no terreno. A entrada da [Catarina] Amado trouxe características diferentes, porque é mais ofensiva que a Marit e acabámos por passar a Lúcia para a esquerda. A ideia do jogo era ter uma dinâmica mais associativa e de posse do lado esquerdo e mais verticalidade e situações de cruzamento do lado direito. A peça fulcral e chave do jogo foi a Mimi Alidou e o seu posicionamento para conseguirmos a assimetria da nossa linha de 3, que muitas vezes era uma linha de 4, e nunca prescindir do nosso losango que é a peça fulcral do nosso jogo coletivo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix já aceitou proposta do Al Nassr e transferência está muito perto de ficar fechada

João Félix está a caminho do Al Nassr. Sauditas desviaram o avançado do Benfica nas últimas horas e o negócio está próximo.

Sporting e Santa Clara disputam contratação de defesa do Atlético Mineiro

O Sporting e o Santa Clara estão a tentar a contratação de Rómulo Júnior. O defesa-central brasileiro pertence aos quadros do Atlético Mineiro.

Fabrizio Romano confirma: Al Nassr prestes a superar Benfica para garantir João Félix

João Félix está mesmo a caminho do Al Nassr. O clube da Arábia Saudita desviou o avançado do Benfica e está perto de confirmar o jogador.

Lesão de Bruma pode ser complicada e a equipa do Benfica dedicou a vitória na Eusébio Cup ao avançado

A lesão de Bruma pode vir a ser mais complexa do que se previa. Os jogadores do Benfica dedicaram o triunfo ao avançado da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho deixa pedido para a direção do Fenerbahçe após derrota com o Benfica: «Acho que o presidente também vê o que eu quero»

José Mourinho falou após a derrota do Fenerbahçe frente ao Benfica, a contar para a Eusébio Cup. O técnico português pediu reforços para a equipa turca.

Sporting oferece 4 milhões de euros por Ricardo Mangas

O Sporting vai apresentar uma proposta que pode chegar aos quatro milhões de euros por Ricardo Mangas, lateral do Spartak Moscovo.

Juventus mantém interesse em Morten Hjulmand e já se fala nos valores do salário que vai ser oferecido

A Juventus está muito interessada na contratação de Morten Hjulmand neste mercado de transferências. O médio representa o Sporting.