Filipa Patão responde ao Bola na Rede: «A peça fulcral e chave do jogo foi a Mimi Alidou e o seu posicionamento»

- Advertisement -

Filipa Patão analisou a vitória do Benfica diante do Sporting. Treinadora respondeu à questão do Bola na Rede.

Filipa Patão fez o rescaldo da vitória do Benfica sobre o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal Feminina (3-2). O Bola na Rede esteve no Estádio da Luz e, no final do jogo, teve a possibilidade de colocar uma questão à treinadora das águias.

AQUI a pergunta e resposta a Micael Sequeira, treinador do Sporting.

Bola na Rede: O plano de jogo do Benfica envolvia uma concentração de perfis muito associativos à esquerda e uma maior chegada pela direita. Qual o impacto da Capeta estar a fechar o corredor na delineação desta estratégia e que avaliação faz do losango em termos de domínio do jogo?

Filipa Patão: O losango é uma coisa que nos vem caracterizando ao longo da época. Nunca perdemos o losango apesar de às vezes a nossa 10 poder estar mais próxima de zonas ofensivas, como é o caso da Nycole [Raysla]. Às vezes pode parecer que não está lá, mas vivemos muito das quatro do meio-campo. Hoje tivemos uma pequenina nuance, com a Mimi Alidou como uma espécie de segunda avançada, uma falsa ala avançada para permitir que a Marit [Lund] fosse projetando. Quando projetada, a Mimi levava sempre a defesa do Sporting para dentro o que lhe dava algum espaço para subir e, com a envolvência da [Andreia] Norton nos corredores laterais criava uma dinâmica mais em posse para entrar no último terço ofensivo e explorar o lado contrário que era o que nós queríamos, explorar a 10 e a interior do lado contrário. À direita temos uma jogadora com características um bocadinho diferentes, como é o caso da Lúcia [Alves]. É uma jogadora muito mais para servir para conseguirmos cruzamentos. Não é preciso esse jogo associativo, mas servi-la nos momentos certos. Na primeira parte faltou um bocadinho isso, jogámos muito pelo lado esquerdo e faltou bola pelo corredor direito, para a Lúcia ir no 1X1 e conseguir ir para situações de cruzamento. Na segunda parte conseguimos ir ter mais bola do lado direito e a Lúcia mais envolvida e subida no terreno. A entrada da [Catarina] Amado trouxe características diferentes, porque é mais ofensiva que a Marit e acabámos por passar a Lúcia para a esquerda. A ideia do jogo era ter uma dinâmica mais associativa e de posse do lado esquerdo e mais verticalidade e situações de cruzamento do lado direito. A peça fulcral e chave do jogo foi a Mimi Alidou e o seu posicionamento para conseguirmos a assimetria da nossa linha de 3, que muitas vezes era uma linha de 4, e nunca prescindir do nosso losango que é a peça fulcral do nosso jogo coletivo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

Tribuna VIP: Quando o treinador percebe que já não controla o contexto

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

PUB

Mais Artigos Populares

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.

Clubes estrangeiros e tubarões europeus em força na final four da Taça da Liga

A final four da Taça da Liga foi palco para olheiros de clubes europeus. Sporting x Vitória SC e Benfica x Braga com gente de fora a ver.

Gian Piero Gasperini exige reforços e pede à AS Roma contratação de avançado português

Gian Piero Gasperini quer ver reforços chegar à AS Roma e tem preferência. Fábio Silva é o nome de maior agrado para o ataque do treinador.