Fim do sonho rosa: Afonso Eulálio cai para segundo no Giro após nove dias na liderança

- Advertisement -

Jonas Vingegaard venceu a etapa e roubou a camisola rosa a Afonso Eulálio, que caiu para o segundo lugar da classificação geral.

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma) venceu a 14.ª etapa da Volta a Itália, uma ligação de 133 quilómetros entre Aosta e a chegada em alto a Pila. Na sua estreia no Giro, o nórdico somou o terceiro triunfo na 109.ª edição da prova com um ataque demolidor nos quilómetros finais, destronando o português Afonso Eulálio (Bahrain) da liderança da classificação geral absoluta.

Na tirada considerada a mais dura da competição até ao momento, o corredor figueirense de 24 anos aguentou no grupo dos favoritos, mas acabou por ceder as forças a cerca de dez quilómetros da meta, terminando a 2,49 minutos do vencedor. Ainda assim, Eulálio encerra um capítulo de ouro: após assumir a ‘maglia rosa’ na quinta etapa, tornou-se no segundo ciclista português com mais dias na liderança da prova (nove), sendo apenas superado pelo registo de João Almeida, que liderou durante 15 dias em 2020.

Com este desfecho, Afonso Eulálio desce ao segundo posto da geral, a 2,26 minutos de Vingegaard, mantendo ainda assim a liderança da classificação da juventude. Contudo, o seu lugar no pódio está agora sob a ameaça direta do austríaco Felix Gall (Decathlon), terceiro classificado a 2,50 minutos da liderança. O pelotão procura agora recuperar forças no domingo, enfrentando uma 15.ª etapa de 157 quilómetros entre Voghera e Milão, com um perfil talhado para as decisões ao sprint.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho está na Alemanha: eis motivo

José Mourinho vai ver a final da Taça da Alemanha entre o Bayern Munique e o Estugarda. Técnico português convidado por membro da direção do Estugarda.

Empate no play-off da Primeira Liga Feminina: Autogolo resgata Rio Ave e adia decisão com o Gil Vicente para a segunda mão

Rio Ave e Gil Vicente empataram a um golo no play-off da Primeira Liga Feminina, com o remate de Braendstrup e autogolo de Gerrie a decidirem.

Depois da Liga: Celtic conquista também a Taça da Escócia

O Celtic venceu o Dunfermline por 3-1 e conquistou a Taça da Escócia. Golos marcados por Daizen Maeda, Arne Engels e Kelechi  Iheanacho.

Abel Ferreira defendido por Leila Pereira: «Enquanto eu for presidente quem decide sou eu»

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, desvalorizou críticas e defendeu Abel Ferreira. Técnico português está há seis anos no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Tondela integra pré-convocatória da África do Sul para o Mundial 2026

O médio Yaya Sithole, do Tondela, integra a lista de pré-convocados da África do Sul para disputar o Campeonato do Mundo 2026.

AO MINUTO: Luís Tralhão e João Costinha fazem a antevisão da final da Taça de Portugal entre Sporting e Torreense

Luís Tralhão e João Costinha fizeram a antevisão do Sporting x Torreense. Emblema de Torres Vedras está na final da Taça de Portugal.

Pep Guardiola revela o seu único arrependimento do tempo no Manchester City: «Às vezes não sou justo»

Pep Guardiola considera que deveria ter oferecido uma verdadeira oportunidade a Joe Hart para manter o lugar na baliza do Manchester City.