Francesco Farioli esteve presente na sala de imprensa para fazer a análise ao empate entre Viktoria Plzen e FC Porto.
Francesco Farioli analisou o empate entre Viktoria Plzen e FC Porto (1-1), relativo à sétima jornada da Europa League. Em conferência de imprensa, o técnico italiano reconheceu que não foi a melhor exibição dos dragões, mas sublinhou a importância do ponto conquistado:
«Não foi a nossa melhor exibição, mas criámos tanto na frente e permitimos tão pouco ao adversário… temos de aceitar o resultado. É um ponto importante, ganhar é melhor de empatar, mas empatar é melhor que perder e queremos ir para o último jogo com todos os cenários em aberto».
Questionado sobre a falta de qualidade ofensiva apontada por Diogo Costa nos últimos encontros dos dragões, Francesco Farioli admitiu algumas dificuldades, mas destacou o contexto do jogo:
«Não atacámos com a qualidade que costumamos ter, mas houve pouco tempo de jogo. Há coisas que não deveriam ser permitidas, não foi um jogo fácil. Deste jogo levamos o ponto conquistado e o espírito da equipa. E se não tivéssemos a mesma vontade, tínhamos perdido o jogo. Mas criámos uma grande quantidade de ocasiões para marcarmos».
Relativamente a Victor Froholdt, que apresentou queixas físicas no final da partida, o treinador do FC Porto revelou que o médio será reavaliado:
«Vai fazer uma ressonância magnética amanhã [hoje]. Estava com dores e tem de ser reavaliado».
Sobre Samu, que não conteve as lágrimas após falhar a segunda grande penalidade consecutiva, Francesco Farioli deixou uma mensagem de confiança ao avançado espanhol:
«É um grande rapaz , tem muitas expectativas, pessoas e fica aborrecido até nos treinos, na ativação. Podem imaginar o que é emocionalmente para ele falar o penálti, a reação da equipa diz tudo. O próximo penálti será de novo para ele, não há qualquer dúvida nesta parte. Erros fazem parte do jogo e já estamos no modo Gil Vicente», começou por dizer.
«Samu é um jogador importante, mas ainda é um jovem. Tem nos ombros uma responsabilidade importante e estes momentos e emoções são uma boa lição para aprender. Desejo que ele marque muitos golos, mas haverá momentos em que as coisas correm mal e ele tem ombros grandes o suficiente para virar a página e tem uma equipa que o ama, uma equipa técnica que o ajuda, adeptos que o amam… Tem de manter a calma, é uma lição dolorosa e amanhã terá os ombros dois centímetros mais largos».
Francesco Farioli deixou críticas à gestão do tempo de jogo no Viktoria Plzen x FC Porto:
«Acho que o tempo-extra foi curto. Eles perderam muito tempo a cada pontapé de baliza, só havia quatro bolas à volta do campo e numa prova UEFA isto não pode ser permitido».

