Governo faz lista de acontecimentos desportivos que quer em sinal aberto: desde o futebol ao GP de Portugal

O Governo publicou esta quarta-feira um Despacho em Diário da República a lista de acontecimentos que pretende em sinal aberto.

O Governo pretende a transmissão em sinal aberto de acontecimentos «que devem ser classificados de interesse generalizado do público» e inclui jogos da Champions League, Europa League, Conference League e Mundial de Clubes, em que participem equipas portuguesas (pede-se um por jornada ou mão). Recomenda também o Rali de Portugal e o Grande Prémio de Portugal (Moto GP), entre outros eventos.

No Despacho, o Governo refere que deve ser «facultado pelos adquirentes dos respetivos direitos exclusivos» o acesso aos acontecimentos referidos para que possam ser transmitidos assim em sinal aberto. Caso haja acordo para tal, podemos ter jogos da Champions, Europa League e Conference League em sinal aberto. Recordar que a TVI anunciou esta quarta-feira que todos os jogos do Moreirense em casa vão ser transmitidos em sinal aberto.

Segue o Despacho na íntegra:

«1 – Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 32.º da Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, na sua redação atual, torna-se pública a lista dos acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado do público para efeitos do disposto no n.º 2 daquele preceito, devendo o seu acesso ser facultado pelos adquirentes dos respetivos direitos exclusivos que emitam em regime de acesso condicionado ou sem cobertura nacional aos operadores interessados na sua transmissão televisiva que emitam por via hertziana terrestre com cobertura nacional e acesso não condicionado. Para os devidos efeitos, os eventos a considerar referem-se a modalidades tuteladas em Portugal por federações desportivas detentoras de estatuto de utilidade pública desportiva, a saber:

a) Volta a Portugal em Bicicleta, edição feminina e edição masculina;

b) Participações de atletas portugueses nas modalidades individuais sénior, bem como das seleções nacionais principais nas fases finais de campeonatos do Mundo e da Europa;

c) Meias-finais e finais das competições oficiais internacionais de desportos coletivos, entre clubes seniores, femininas e masculinas, em que participem equipas portuguesas;

d) Finais das taças de Portugal e da Liga, supertaças nacionais (ou equiparadas) no escalão sénior de equipas femininas e masculinas (desportos coletivos);

e) Competições oficiais das seleções nacionais principais (desportos coletivos, seniores) femininas e masculinas, incluindo os Jogos Surdolímpicos – Tóquio 2025, desde que participe Portugal;

f) Competições oficiais das seleções nacionais principais (desportos individuais, seniores) femininas e masculinas, onde participem atletas nacionais, incluindo os Jogos Surdolímpicos – Tóquio 2025;

g) Final da Liga das Nações de futebol masculino;

h) Finais dos campeonatos do Mundo e da Europa de seleções nacionais de desportos coletivos, seniores, masculinas e femininas;

i) Finais das competições internacionais de clubes seniores de desportos coletivos, femininas e masculinas, organizadas pelas associações continentais e/ou federações internacionais;

j) Um jogo por jornada, ou por mão de cada eliminatória, da Liga dos Campeões e Mundial de clubes, das modalidades coletivas seniores, masculina e feminina, em que participem equipas portuguesas;

k) Um jogo por jornada ou por mão de cada eliminatória das restantes competições europeias de futebol, em que participem equipas portuguesas, designadamente da Liga Europa e da Liga Conferência;

l) Rali de Portugal, a contar para o FIA World Rally Championship;

m) Grande Prémio de Portugal, a contar para a competição MotoGP.

2 – Os eventos referidos no n.º 1 são obrigatoriamente facultados para transmissão integral e em direto pelos operadores beneficiários da cedência dos respetivos direitos, ao abrigo do disposto nos n.os 2 e 4 do artigo 32.º da Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, na sua redação atual.

3 – Excetua-se do disposto no número anterior o evento previsto na alínea a) do n.º 1, cuja cedência de direitos para transmissão deve, contudo, abranger a cobertura em direto de uma parte significativa do evento, nunca inferior à última meia hora de cada etapa diária, bem como a faculdade de efetuar resumos alargados diários da prova com a duração mínima de quinze minutos.

4 – Foi ouvida a Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

11 de novembro de 2024. – O Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Miguel Duarte».

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

John Textor demite-se do Lyon e há nova presidência

John Textor já não é o presidente do Lyon. Empresário norte-americano abdica das funções e passa cargo a Michele Kang.

Benfica ataca substituto de Ángel Di María e já sabe custa mais de 20 milhões de euros

O Benfica continua determinado em contratar Anis Hadj Moussa. Águias terão de pagar mais de 20 milhões de euros por alvo.

Sporting: Ricardo Mangas também está na lista de potenciais alvos para 2025/26

O Sporting está interessado em Ricardo Mangas. Lateral-esquerdo é um dos jogadores que agrada a Rui Borges.

FC Porto: Southampton já respondeu aos 23 milhões de euros oferecidos por defesa

O Southampton rejeitou proposta do FC Porto por Taylor Harwood-Bellis. Dragões ofereceram 23 milhões de euros pelo defesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi e Vitinha com momento polémico no PSG x Inter Miami

O PSG goleou o Inter Miami por 4-0 nos oitavos de final do Mundial de Clubes 2025. Momento entre Lionel Messi e Vitinha viralizou.

FC Porto: Arsenal entra em contacto por Pepê

O Arsenal está interessado em Pepê. Gunners entraram em contacto com o FC Porto para perceber condições de um eventual negócio.

Renato Paiva despedido do Botafogo: Eis os números do técnico português

Renato Paiva já não é o treinador do Botafogo. Técnico português registou 23 jogos pelo emblema do Brasileirão. Eis os números.