Jannik Sinner suspenso por 3 meses devido a dois testes positivos de doping

- Advertisement -

Jannik Sinner foi suspenso por três meses do mundo do Ténis. O número 1 do ranking mundial fica impedido de participar em todos os torneios até 4 de maio.

Jannik Sinner foi suspenso por três meses devido ao caso “Clostebol”. O tenista italiano, que é número 1 do ranking mundial, tinha dado positivo em dois testes antidoping no ano passado e recebeu, neste sábado, a sentença.

Desta forma, Jannik Sinner vai ficar fora entre o dia 9 de fevereiro e o dia 4 de maio, sendo que poderá regressar aos treinos no dia 13 de abril. O tenista aceitou a sentença dada pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) e assumiu responsabilidade no caso. Desta forma, Jannik Sinner vai falhar os próximos quatro Masters 1000 (Indian Wells, Miami, Monte Carlo e Madrid).

Recentemente, Jannik Sinner venceu o Australian Open, no passado mês de janeiro.

Eis o comunicado completo da Agência Mundial Antidopagem (AMA):

«A Agência Mundial Antidopagem (AMA) confirma que chegou a um acordo para resolver o caso do tenista italiano Jannik Sinner, que aceita um período de três meses de inelegibilidade por uma violação da regra antidopagem que o levou a testar positivo para clostebol, uma substância proibida, em março de 2024.  Em setembro, a AMA apresentou um recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto (CAS) sobre o caso de Sinner, que tinha sido considerado sem culpa ou negligência por um tribunal independente.   Não obstante o recurso, as circunstâncias que envolviam este caso em particular significavam que, para garantir um resultado justo e apropriado, a WADA estava disposta a entrar em um acordo, de acordo com o Artigo 10.8.2 do Código Mundial Antidoping. A WADA aceita a explicação do atleta sobre a causa da infração, tal como descrita na decisão de primeira instância. A AMA reconhece que o Sr. Sinner não tinha intenção de fazer batota e que a sua exposição ao clostebol não proporcionou qualquer benefício em termos de desempenho e ocorreu sem o seu conhecimento devido à negligência de membros da sua comitiva. No entanto, de acordo com o Código e em virtude do precedente do CAS, um atleta é responsável pela negligência da sua comitiva. Com base nos factos únicos deste caso, uma suspensão de três meses é considerada um resultado adequado. Como já foi referido, a AMA não solicitou a desqualificação de qualquer outro resultado para além do anteriormente imposto pelo Tribunal de Primeira Instância. A Federação Internacional de Ténis e a Agência Internacional para a Integridade do Ténis, ambas co-responsáveis pelo recurso da AMA no CAS, nenhuma das quais recorreu da decisão da primeira instância, aceitaram o acordo para resolver o caso. Nos termos do acordo, o Sr. Sinner cumprirá o seu período de inelegibilidade de 9 de fevereiro de 2025 às 23h59 de 4 de maio de 2025 (que inclui o crédito de quatro dias anteriormente cumpridos pelo atleta enquanto esteve sob suspensão provisória). Conforme previsto no Artigo 10.14.2 do Código, o Sr. Sinner pode regressar oficialmente aos treinos a partir de 13 de abril de 2025.  À luz do acordo, a WADA retirou formalmente o seu recurso ao CAS».

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.