Jannik Sinner suspenso por 3 meses devido a dois testes positivos de doping

- Advertisement -

Jannik Sinner foi suspenso por três meses do mundo do Ténis. O número 1 do ranking mundial fica impedido de participar em todos os torneios até 4 de maio.

Jannik Sinner foi suspenso por três meses devido ao caso “Clostebol”. O tenista italiano, que é número 1 do ranking mundial, tinha dado positivo em dois testes antidoping no ano passado e recebeu, neste sábado, a sentença.

Desta forma, Jannik Sinner vai ficar fora entre o dia 9 de fevereiro e o dia 4 de maio, sendo que poderá regressar aos treinos no dia 13 de abril. O tenista aceitou a sentença dada pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) e assumiu responsabilidade no caso. Desta forma, Jannik Sinner vai falhar os próximos quatro Masters 1000 (Indian Wells, Miami, Monte Carlo e Madrid).

Recentemente, Jannik Sinner venceu o Australian Open, no passado mês de janeiro.

Eis o comunicado completo da Agência Mundial Antidopagem (AMA):

«A Agência Mundial Antidopagem (AMA) confirma que chegou a um acordo para resolver o caso do tenista italiano Jannik Sinner, que aceita um período de três meses de inelegibilidade por uma violação da regra antidopagem que o levou a testar positivo para clostebol, uma substância proibida, em março de 2024.  Em setembro, a AMA apresentou um recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto (CAS) sobre o caso de Sinner, que tinha sido considerado sem culpa ou negligência por um tribunal independente.   Não obstante o recurso, as circunstâncias que envolviam este caso em particular significavam que, para garantir um resultado justo e apropriado, a WADA estava disposta a entrar em um acordo, de acordo com o Artigo 10.8.2 do Código Mundial Antidoping. A WADA aceita a explicação do atleta sobre a causa da infração, tal como descrita na decisão de primeira instância. A AMA reconhece que o Sr. Sinner não tinha intenção de fazer batota e que a sua exposição ao clostebol não proporcionou qualquer benefício em termos de desempenho e ocorreu sem o seu conhecimento devido à negligência de membros da sua comitiva. No entanto, de acordo com o Código e em virtude do precedente do CAS, um atleta é responsável pela negligência da sua comitiva. Com base nos factos únicos deste caso, uma suspensão de três meses é considerada um resultado adequado. Como já foi referido, a AMA não solicitou a desqualificação de qualquer outro resultado para além do anteriormente imposto pelo Tribunal de Primeira Instância. A Federação Internacional de Ténis e a Agência Internacional para a Integridade do Ténis, ambas co-responsáveis pelo recurso da AMA no CAS, nenhuma das quais recorreu da decisão da primeira instância, aceitaram o acordo para resolver o caso. Nos termos do acordo, o Sr. Sinner cumprirá o seu período de inelegibilidade de 9 de fevereiro de 2025 às 23h59 de 4 de maio de 2025 (que inclui o crédito de quatro dias anteriormente cumpridos pelo atleta enquanto esteve sob suspensão provisória). Conforme previsto no Artigo 10.14.2 do Código, o Sr. Sinner pode regressar oficialmente aos treinos a partir de 13 de abril de 2025.  À luz do acordo, a WADA retirou formalmente o seu recurso ao CAS».

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Jesse Derry e o golo: «Não podia ter sonhado com um cenário melhor, este lugar é incrível»

O Sporting venceu o Mónaco por 2-0. Jesse Derry foi um dos autores dos golos e prestou declarações no final do encontro.

Antevisão GP Hungria: Norris conquista a pole no Hungaroring

Lando Norris conseguiu atingir a pole position do Grande Prémio da Hungria, depois de bater Lewis Hamilton, que acabou por ser castigado.

Ténis: está definida a final do Estoril Open

Ficou definida durante este sábado a final do Estoril Open. Luca van Assche vai enfrentar Alexander Blockx no encontro decisivo.

Francesco Farioli: «Foi um bom teste frente a um bom adversário»

O FC Porto venceu/perdeu.. frente ao Aston Villa no jogo de apresentação. Francesco Farioli prestou declarações no final da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Sinal para o futuro? Rui Borges não substituiu 2 jogadores de campo no Sporting 2-0 AS Mónaco

Rui Borges liderou o Sporting a uma vitória contra o AS Mónaco, jogo particular realizado no Estádio de Alvalade.

FC Porto vence Aston Villa no jogo de apresentação aos adeptos

O FC Porto venceu o Aston Villa por 2-1, no jogo de apresentação aos adeptos azuis e brancos. William Gomes e Pepê apontaram os golos dos dragões.

Eric Dier: «Espero voltar a representar o Sporting»

O Sporting defrontou o Mónaco em jogo a contar para o Troféu Cinco Violinos. Eric Dier fez a análise ao encontro.