Rafa Silva é um dos nomes que está a ser associado com mais força ao Benfica, sendo um grande desejo de José Mourinho.
Rafa Silva poderá vir a ser reforço do Benfica neste mercado de transferências, com José Mourinho a desejar a contratação do internacional português, que está em litígio com o Besiktas. O treinador pode utilizar o jogador em duas posições da sua formação tática.
O atleta deverá passar a ser o principal nome a ocupar o posto imediatamente atrás do avançado, que na maioria das vezes tem sido ocupado por Leandro Barreiro. José Mourinho passaria a contar com uma alternativa mais ofensiva, com uma grande capacidade de romper linhas com as bolas nos pés, mas com menos capacidade defensiva que o internacional luxemburguês.
Uma outra opção para Rafa Silva é o posto de extremo esquerdo, que habitualmente tem sido de Georgiy Sudakov. O jogador poderia desempenhar as funções de avançado interior, partindo da esquerda para o meio, movimento que se transformaria em algo natural, já que o luso é destro.
Contudo, o Benfica está no mercado por um extremo esquerdo, com os nomes de Wesley e André Luiz como os mais associados. Rafa Silva seria ainda assim uma opção válida, caso José Mourinho o quisesse utilizar à esquerda.
É altamente improvável que o técnico coloque Rafa Silva à direita, onde a posição deverá ser ocupada por Dodi Lukebakio, quando o belga volte aos relvados.

