O Sporting não vai poder contar com Geny Catamo nas próximas semanas, devido à presença do moçambicano na CAN. Geovany Quenda também deve ser baixa.
O Sporting ficará com opções reduzidas nas asas do ataque. Geny Catamo vai abandonar em breve o grupo para se juntar à seleção de Moçambique, que vai participar na CAN. Geovany Quenda está lesionado e arrisca a uma paragem de algumas semanas, embora a sua situação não seja totalmente conhecida.
Assim sendo, Rui Borges terá que desenhar o onze do Sporting de uma forma diferente. Para a esquerda, Pedro Gonçalves e Alisson Santos mantêm-se como disponíveis. Já na direita, a situação é completamente distinta. Salvador Blopa corre o (bom) risco de ser opção em mais ocasiões.
Francisco Trincão também poderá desempenhar funções na posição, algo que Pedro Gonçalves ou Alisson Santos também podem fazer, com caraterísticas diferentes.
Com a falta de opções, Rui Borges poderá promover Flávio Gonçalves, que tem sido um dos destaques da equipa B. Pela formação principal leva dois jogos e uma assistência. O Sporting também pode investir no mercado, investindo forte. Nomes como Yeremay Hernández e Tzolis estão a ser associados.
Rui Borges poderá alterar o desenho tática e passar a atuar com três médios ou três centrais, num 3x4x3, tática à qual o plantel dos leões está habituada. Nesse sistema, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves partiriam na frente para desempenharem funções atrás de Luis Suárez.

