Realizam-se os Nacionais de Clubes de atletismo em Braga. Gerson Baldé, atleta do Sporting, foi o grande destaque do primeiro dia.
O Fórum Braga encheu-se para um primeiro dia eletrizante dos Nacionais de Clubes, onde o Sporting CP terminou na liderança provisória em ambos os setores, mas foi o salto estratosférico de Gerson Baldé que roubou todas as atenções. O atleta leonino voou para um novo recorde nacional de pista coberta no comprimento (8.32m), num dia em que a equipa verde e branca somou 49 pontos no setor feminino e 46 no masculino. No entanto, a luta está longe de estar decidida, com o ACD Jardim da Serra a surpreender no segundo lugar feminino (43 pontos) e o SL Benfica a manter-se na perseguição masculina (43 pontos), prometendo uma segunda jornada de “faca nos dentes”.
Na pista, a velocidade masculina foi imprópria para cardíacos. Emmanuel Eseme (Sporting) foi imperial nos 60 metros (6.62), mas o momento alto surgiu no duelo titânico dos 400 metros: Omar Elkhatib bateu o jovem prodígio do Benfica, Pedro Afonso, por uns incríveis dois centésimos (46.86 contra 46.88) num photo-finish dramático que levantou o pavilhão. No meio-fundo, Isaac Nader (Benfica) geriu com classe para vencer os 1500 metros com um ataque final fulminante, enquanto na marcha, o veterano João Vieira mostrou que “velhos são os trapos” ao bater Eduardo Camarate nos 5000 metros. Nos concursos, Pedro Buaró garantiu pontos vitais para as águias na vara, vencendo com 5.40m.
No setor feminino, a juventude e a experiência andaram de mãos dadas. Beatriz Castelhano brilhou ao bater o recorde nacional sub-23 nos 60 metros (7.33), superando a favorita Arialis Martinez, enquanto Sofia Lavreshina dominou a seu bel-prazer os 400 metros. A “leoa” Auriol Dongmo não deu hipóteses no peso, lançando para a melhor marca da época (19.15m), num dia em que Marta Lisboeta surpreendeu na altura ao vencer com 1.68m. Do lado encarnado, Salomé Afonso foi taticamente perfeita nos 1500 metros, com uma ponta final demolidora, e Agate Sousa confirmou o favoritismo no comprimento com um salto de 6.69m.
Com Gerson Baldé, Pedro Afonso e Sofia Lavreshina eleitos como as figuras do dia, a primeira jornada deixa tudo em aberto para este domingo. Se no masculino o duelo é o esperado “Clássico” lisboeta, no feminino o ACD Jardim da Serra intrometeu-se com estrondo entre os “grandes”, empurrando o Benfica para um inesperado terceiro lugar provisório.
Com as contas em aberto para a jornada de domingo — que arranca às 17h00 —, a pressão está do lado do Benfica no masculino para recuperar a desvantagem de três pontos, enquanto no feminino as leoas gerem uma margem confortável. As classificações provisórias completas no masculino ordenam-se assim após o top-3: SC Braga (23), Marinha Grande (22), Juventude Vidigalense (21), Atlético da Póvoa (18) e GD Estreito (13). Já no feminino, a tabela fecha com GD Estreito (22) e Fundação Salesianos (20).
Recorda tudo sobre os Nacionais de Clubes de Atletismo.

