Pinto da Costa assumiu que em março de 2023 não queria renovar o contrato que ligava Sérgio Conceição ao FC Porto.
Pinto da Costa decidiu em março de 2023 que não iria renovar o contrato de Sérgio Conceição, na altura treinador do FC Porto. O antigo dirigente revela esse pensamento no seu livro Azul sem fim, que será lançado brevemente:
«Mas, porque faço da lealdade uma condição essencial para conviver, depois das declarações de Sérgio Conceição após o jogo FC Porto-Inter, não tenho condições de pensar em renovação, e depois desta desilusão, disse a mim mesmo: BASTA!».
Sérgio Conceição referiu o seguinte nessa conferência de imprensa:
«Tudo o que temos feito aqui com 30 por cento da equipa B, outros 40 por cento que fomos buscar a equipas médias, Paços de Ferreira, Santa Clara, Famalicão, Rio Ave… E depois o mérito é zero. Falam do Otávio, do Taremi que se atira para o chão, do Sérgio Conceição que é um arruaceiro. É preciso reconhecer que foram muito difíceis estes meus cinco anos e meio no FC Porto, com anos de fair-play financeiro, sem poder ir buscar nenhum jogador e só vender para equilibrar, é muito difícil. É um trabalho difícil e que não é reconhecido».
Sérgio Conceição acabou por sair do FC Porto no final de 2023/24, após ter conquistado a Taça de Portugal, mesmo tendo renovado o seu contrato em abril de 2024.